Skip to main content

Listamos 3 dicas para prospectar e fechar mais negócios, as quais consideramos essenciais para promover melhores resultados em sua prospecção e vendas.

Prospecção sempre foi e será o “calcanhar de Aquiles” de muito vendedor, principalmente nos tempos atuais onde tudo parece ser mais difícil e a concorrência está batendo forte.

Prospectar é um desafio

Hoje em dia com o avanço das tecnologias, mídias sociais e rede de amigos, a percepção que se tem em prospectar negócios parece estar mais fácil.

Porém, devemos nos atentar que, ao mesmo tempo que estamos buscando um cliente, muitos outros vendedores também estão fazendo a mesma coisa, sendo assim, devemos adotar meios mais eficientes e humanos de abordar uma oportunidade.

via GIPHY

Vivemos na era digital e muito se fala sobre automatizar as vendas atraindo milhares de leads, quase que eliminando o papel do vendedor, porém, isto funciona para alguns segmentos, para outros o velho contato “olho no olho” ainda é muito eficiente e traz bons resultados.

A questão é: Onde buscar estas oportunidades? Veja as 3 dicas para prospectar que listamos:

Venda mais para quem já é cliente

Esta é sem dúvida uma das formas mais lucrativas na modalidade de vendas, a gestão de carteira. Além da venda ser mais curta, pelo fato do vendedor já ter relacionamento e portas abertas no cliente ela é mais barata, pois os custos iniciais como visitas, ligações e tempo serão reduzidos.

Neste momento requer que o vendedor busque junto ao cliente outras necessidades que pode atender, portanto:

• Inicie fazendo uma lista dos principais clientes que você enxerga possibilidade de comprar outros produtos / serviços de seu portfólio.
• Explore estas questões por telefone ou em uma visita.
• Cave uma oportunidade e gere uma proposta.
• Dê continuidade ao processo de vendas.

Venda para quem não é cliente

Neste caso é preciso um esforço maior, pois você precisa despertar o interesse no decisor antes de querer falar diretamente sobre as características, benefícios e proposta de valor do seu produto / serviço.

• Busque saber quem são os segmentos ou nichos que mais compraram nos últimos tempos de você, isto poderá servir para nortear suas prospecções e evitar sair atirando para todo lado. Caso esteja iniciando do zero, será interessante segmentar sua ação.
• Ligue para a empresa descobrindo o nome e email do responsável pela compra do seu produto / serviço: Ex, Engenheiro encarregado, Gerente comercial, Diretor financeiro, etc.
• Envie um e-mail com sua apresentação destacando quais os principais problemas que seu produto / serviço resolve. Este deve ser uma carta de abertura de contato.
• Determine um breve período e ligue novamente para a empresa buscando por esta pessoa. Neste momento você já terá uma certa relação evitando muitas vezes o bloqueio das secretarias.
• Pergunte se ele(a) recebeu sua apresentação e reforce os principais pontos, propondo uma visita, demonstração online, etc.
• Dê continuidade ao processo de vendas.

Afinal de contas, quem não prospecta não vende!

Outbound ProspecçõesPeça indicações

Hoje em dia o comportamento de compra mudou muito. Atualmente nossa maior influencia para comprar algo são nossos amigos, clientes, parentes, etc. Portanto, a melhor maneira de ter uma aprovação de sua empresa é conseguir a indicação de seu cliente.

via GIPHY

• Pergunte para seu cliente se ele indicaria você para alguém.
• Se sim, peça para que lhe informe de 1 à 3 contatos.
• O ideal seria é induzi-lo a falar com esta indicação antes mesmo de você, informando se é possível os conectar.
• Peça para seu cliente comentar sobre quais os principais desafios que você resolveu para ele.
• Entre em contato com a oportunidade.
• Dê continuidade ao processo de vendas.

Conclusão

Você tem duas opções:

  1. Ficar parado esperando o telefone tocar e como mágica o cliente falar: “Eu quero comprar!”
  2. Ou “arregaçar as mangas” e buscar formas inteligentes para prospectar novos clientes

Qual das duas opções você escolherá?

Hoje a falta de inserção de oportunidades no Funil de Vendas é um dos fatores mais críticos em vendas. Como dizemos por aqui?:

O Funil cheio de boas oportunidades, você vira um leão… mas com o Funil vazio, você continuará um gatinho acoado e com medo!

Desbrave novas formas de prospectar clientes e mantenha uma rotina ativa de alimentação do Funil de Vendas, e esperamos que estas 3 dicas para prospectar e fechar  mais negócios te ajude nesse trabalho.

PS: Nesta matéria contamos como testamos formas de atrair leads de forma gratuita.

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis
Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.