Cross Marketing Funil de Vendas™ e SalesSim
Para o gestor de vendas, é muito importante analisar o desempenho da equipe de vendas. Com os indicadores adequados, ele poderá avaliar seus vendedores, individualmente ou em equipe, confirmando, ou não, o alcance das metas estabelecidas. A análise também contribui para avaliar a velocidade e qualidade das vendas do seu funil de vendas.
Porém, para proceder à correta análise, é necessário usar as ferramentas e métodos corretos. Confira um método eficiente para analisar o desempenho da equipe e acelerar seus resultados.
Analise a PRODUTIVIDADE da equipe de vendas
Indicadores de desempenho direcionados para a produtividade do funil de vendas refletem o ESFORÇO (causa) necessário para o alcance dos objetivos de finais: número de novos clientes e leads, agendamentos realizados, atendimentos, tempo consumido desde a apresentação do produto até fechamento, o tempo médio de resposta a e-mails (feedbacks), e assim por diante precedem o RESULTADO (efeito), por isso, precisam acompanhados para que seu volume seja mantido num alto volume e alta eficiência.
Vale a pena destacar a relevância da adequada gestão de tarefas. Se você tiver o auxílio de uma tecnologia que possa alertá-lo em tempo real sobre as atividades rotineiras, as etapas do seu processo interno e lembrá-lo das tarefas delegadas, sua força de vendas será muito mais eficiente, e terá mais elementos para avaliar o desempenho.
Analise a QUALIDADE da equipe de vendas
É extremamente importante que sejam acompanhadas as conversões entre as etapas de seu funil de vendas. Isso vale desde a atração de um cliente até o fechamento de vendas. A mais adequada análise, etapa por etapa, vai mostrar para você o que está funcionando e se existem problemas em determinada fase, de maneira que poderá reorganizar suas estratégias de treinamento e seleção ainda em tempo — e otimizar a taxa de conversão onde estiver deficiente.
Ofereça feedback diário e orientado as métricas de PRODUTIVIDADE e QUALIDADE
A geração de relatórios contribui muito para analisar a produtividade e qualidade do desempenho da equipe de vendas . É possível, atualmente, com as ferramentas digitais corretas, gerar feedbacks diários e pontuais, enquanto as vendas estão sendo efetuadas.
Dessa maneira, a avaliação do desempenho é bem mais focada, e as correções poderão ser feitas no mesmo momento, alertando o vendedor sobre pontos fracos — aqueles que precisam ser melhorados —, ou impulsionando as vendas através do melhor aproveitamento das oportunidades que aparecem.
Integre o CRM a softwares de análise do desempenho de vendas
Existem diferentes ferramentas que facilitam a análise de dados de seu time de vendas ou de outros dados importante para o desempenho geral. Vale destacar que sistemas de CRM focam no funil de vendas, e softwares de engajamento e análise da equipe de vendas são mais voltados para análise individual e coletiva do desempenho dos vendedores. Como exemplo:
InsideSales – EUA
Leveleleven – EUA
Todas empresas fornecem aplicativos, para instalação ou em nuvem, que ajudam a integrar diferentes canais, promovendo maior eficiência na realização das atividades. Esses softwares e sistemas estão disponíveis também para aparelhos móveis. O importante é pesquisar e comparar.
Como você efetua a análise de dados em vendas na empresa que gerencia? Gostou de saber mais sobre essa possibilidade? Para receber mais informações sobre otimização de vendas e produtos de boa qualidade, assine a nossa newsletter!
Por Macario Moraes