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Fome de Poder: Descubra lições de empreendedorismo que este filme nos apresenta. O olhar inovador presente na década de 40 que mudaria a forma de alimentação e consumo de toda a sociedade.

O filme Fome do Poder e as lições de empreendedorismo

O filme Fome do Poder do diretor John Lee Hancock e roteirista de Robert Siegel, retrata como se deu a criação do império que hoje conhecemos como McDonald’s.

Sua história, apesar de polêmica, apresenta diversas lições de empreendedorismo e insights sobre como Ray Kroc, até então um vendedor de máquinas para milkshake, passou de “funcionário” a proprietário de uma das maiores redes de fast food do mundo.

Conceito este, aliás, implantado originalmente pelos irmãos Mc Donalds. O filme está repleto de atitudes exemplares para aquele que desejam empreender.

Assista ao trailer

A rede que teve seu início modesto na Califórnia/ EUA, atualmente conta com cerca de 36 mil restaurantes espalhadas por 119 países e conta com lucros bilionários. A pergunta que fica é: como eles alcançaram esse feito?

Listamos neste artigo as cinco principais lições de empreendedorismo deixadas por Ray Kroc, Richard Mc Donald e Maurice Mc Donald.

Inovação

Os irmãos Mc Donald não pouparam esforços se tratando de inovação. Imagine você, nos anos 40, a segunda guerra mundial em curso e em meio a tudo isso, os irmãos Mc Donald surgem com um novo conceito de restaurantes.

Eles foram capazes de identificar processos e atividade que demandavam muito tempo e custo, reduziram e otimizaram todos esses processos, apresentando ao consumidor uma nova e única experiência.

lições de empreendedorismoSe até então pratos e garfos eram os elementos principais para servir os alimentos, por que não pensar em novas alternativas para realizar esse processo? Foi isso que eles fizeram.

Os hambúrgueres passaram a ser servidos em embalagens de papel, isso reduziu os honorários com funcionários dedicados a lavagem dos pratos e reduziu os custos com esses utensílios.

Os refrigerantes também deixaram de ser servidos em copos de vidro, o que era o mais comum até então.

O sistema de produção Speed também auxiliou a otimizar o tempo de entrega dos lanches ao cliente, com isso, a espera passou de minutos a segundos.

Além disso, a forma de entrega mudou, eles entenderam que com os pedidos sendo retirados diretamente no balcão haveria um reflexo direto no tempo de entrega dos pedidos.

Perceba que todos esses processos eram passíveis de realização por qualquer restaurante, porém, apenas os irmãos Mc Donald na época foram capazes de pensar fora do padrão.

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Código da Conversão em Vendas

A união de todos esses elementos ganhou olhares de diversas figuras importantes, dentre elas, o fundador do maior rival da marca atualmente o Burger King.

Ray Kroc, que posteriormente se tornaria o proprietário e autodenominado “fundador” da marca, também foi capaz de perceber o potencial que o serviço tinha.

Por isso, tenha em mente que ideias inovadores de fato, vendem por si só. Pense sempre além, não limite suas ideias.

Persistência, o principal atributo do empreendedor

Uma das cenas retratadas no filme Fome de Poder é quando Kroc, faz a sua primeira ofertas aos irmãos Mc Donald para se tornar uma espécie de “representante” da marca e expandir o negócio por meio de franquias.

Resiliência no empreendedorismoComo eles haviam experienciado alguns episódios negativos com esse modelo, rejeitaram de imediato e proposta de Ray.

No entanto, ele não se abalou. Após algum tempo refletindo e de volta à sua rotina pode identificar falhas em seu discurso.

Com isso, pode refazer sua proposta de maneira mais convincente e efetiva.

O mundo do empreendedorismo é repleto de dias ruins e negativas, neste mercado, se diferencia aquele que é capaz de persistir.

Empreendedores de sucesso possuem acima de tudo resiliência.

E por falar em resiliência e persistência não deixe de ler o post que repercutiu mais de 1,5 milhões de views no Youtube: O que Will Smith pode nos ensinar sobre vendas? 

Visão de negócio

A ascensão de Ray Kroc ao poder nos faz questionar diversos conceitos morais e éticos com relação a sua postura.

Porém, algo é inegável a visão de negócio que ele possuía era acima da média. Ele não apenas foi capaz de perceber o quão inovador era o negócio à sua frente.

Como também percebeu o potencial mercadológico que o restaurante possuía. Seus sócios na época por outro lado, não almejavam tal crescimento, eles desejavam uma vida estável.

Visão de negócioEm qualquer negócio, possuir essa visão alinhada entre todos os proprietários é essencial. Sem isso, dificilmente seu negócio tomará o rumo e as proporções desejadas.

Este alinhamento é retratado em diversos momentos do filme, o desfecho final dessa relação reitera ainda mais essa importância.

Empreender é correr riscos

Se o desconhecido te assusta, empreender não é para você. Essa é uma das lições de empreendedorismo que filme nos mostra! Ray foi audaz e confiou em seus instintos.

Quando decidiu comprar a parte dos irmão Mc Donald, ele precisou desembolsar cerca de 2 milhões. Consequentemente em um segundo momento, ele precisaria de dinheiro para investir no negócio.

Fome de poderFoi quando decidiu por hipotecar sua casa, uma decisão totalmente arriscada que poderia ter efeitos negativos ou positivos.

No caso do Mc Donalds, como sabemos, foi uma jogada certeira. Porém, nem sempre as coisas acontecem dessa maneira.

É importante essa consciência e claro, levar em consideração que atualmente existem diversas ferramentas e maneiras de prever a lucratividade ou aderência de mercado para determinado produto ou serviço.

Estamos na era dos dados, se você pensa em empreender lembre-se que eles devem ser seus maiores aliados.

Não há idade para quem sonha grande

Ao final do filme é relatado que Ray Kroc na verdade, havia tentado empreender por diversas vezes no decorrer de sua vida.

No entanto, foi só após os 50 anos, ao conhecer os irmãos Mc Donald que sua vida realmente deu uma guinada.

Não há idade certa para empreenderPor isso, a persistência é uma das grandes lições de empreendedorismo do filme e deve ser elemento frequente no decorrer da vida de um empreendedor.

Ao contrário do que se pensa, as startups, grandes inovações e o novo mundo dos negócios não possui restrição alguma de idade. Para empreender basta consistência e resiliência.

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.