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A conquista de um novo cliente costuma ser bastante comemorada na sua empresa, não é? Certamente, é porque todos sabem o grande esforço que foi necessário para conseguí-lo.

O problema é que, muitas vezes, um novo cliente demora muito tempo para trazer o retorno esperado.

Em contrapartida, um cliente atual, que já confia na sua marca, demanda menos investimento e pode ser crucial para os resultados positivos da sua empresa.

Um cliente novo é bom… mas custa caro!

Entenda porque investir na fidelização de clientes pode ser a melhor alternativa!

Prospectar clientes é essencial, tanto para ampliar sua base, mas especialmente para garantir a sustentabilidade da empresa, já que o ciclo de vida de todo consumidor é finito.

No entanto, o processo de captação de novos clientes passa por muitas etapas, o que pode levar muito tempo até a primeira compra e fazer com que o retorno seja inferior ao investimento.

Isso ocorre, principalmente, quando o esforço para atrair este cliente resulta em uma única venda, simplesmente porque sua empresa não pensou na manutenção desse relacionamento.

Estima-se que o custo para captação de um novo cliente seja 5x maior do que para manter um cliente atual. Além disso, a receita trazida pelos clientes fiéis chega a corresponder a 80% do faturamento de uma empresa.

Por esse motivo, muitos gestores já perceberam que, embora a captação de novos clientes seja importante, o grande tesouro da empresa são os clientes fiéis, e passaram a direcionar sua maior energia para a fidelização de clientes.

Sucesso do Cliente

Poucas empresas se destacam pelo produto que oferecem ou pelo preço que praticam, já que, em pouco tempo, a concorrência se equipara.

Uma das melhores maneiras de se aproximar e fidelizar é promovendo o Sucesso do Cliente, ou seja, ter como principal objetivo da empresa que o cliente atinja suas próprias metas, facilitando e oferecendo recursos para esta conquista.

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Para que isso seja possível, os esforços de todas as esferas da empresa devem estar direcionados para garantir a melhor experiência ao cliente.

A cultura do Encantamento deve estar presente em todos os setores: desde o SAC, Comercial, Marketing, Administrativo, Financeiro e, principalmente, na Diretoria.

Técnicas práticas de Fidelização

Além de estimular o vínculo com o cliente, as ações de Fidelização podem contribuir para o aumento do ticket médio da sua empresa.

1. Relacionamento próximo

Para conquistar a confiança do seu cliente, você deve fazê-lo se sentir único. Na comunicação, use o nome dele e fale sobre coisas de seu interesse. Coloque sua marca nos lugares que ele frequenta e esteja sempre à disposição para atendê-lo.

2. Descontos

Ofereça condições diferenciadas para os clientes recorrentes. Sempre que possível, dê descontos de acordo com a quantidade de produtos comprados ou conforme o tempo de relacionamento com a sua empresa.

3. Pontuação

Programas de fidelidade são muito interessantes! Você pode criar sistemas de pontos, em que ele pode trocar por produtos ou descontos a cada valor gasto.

Por exemplo: a cada R$ 100,00 você ganha 10 pontos, e a cada 50 pontos troque por um produto.

4. Brindes e Prêmios

Distribuir brindes personalizados, promover sorteios e outras ações que presenteie seu cliente fiel são sempre bem-vindas!

Eles se sentirão reconhecidos e motivados a manter esse relacionamento.

Mensure os resultados

Mensurar os resultados garante que você identifique possíveis falhas com antecedência e possa otimizar o processo.

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Quando você monitora cada etapa do relacionamento com o cliente e sua jornada de compra, passa a conhecê-lo profundamente e entender suas motivações, coletando subsídios para criar novas estratégias de fidelização.

Mais clientes novos

Uma das grandes vantagens de fidelizar clientes é conquistar promotores para sua marca.

Clientes fiéis e satisfeitos tornam-se vendedores voluntários, tendo papel importante na captação de clientes novos e muito engajados, principalmente quando recebem a indicação por pessoas em quem confiam.

Invista seus melhores recursos no relacionamento e fidelização do seu cliente: além de reduzir o custo de captação, você ainda gera reconhecimento para sua marca.

Um cliente novo é bom… mas um cliente fidelizado é ainda melhor!

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*Conteúdo escrito pela equipe da Marka Fidelização, líder no Brasil em soluções para fidelização de clientes.

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.