A conquista de um novo cliente costuma ser bastante comemorada na sua empresa, não é? Certamente, é porque todos sabem o grande esforço que foi necessário para conseguí-lo.
O problema é que, muitas vezes, um novo cliente demora muito tempo para trazer o retorno esperado.
Em contrapartida, um cliente atual, que já confia na sua marca, demanda menos investimento e pode ser crucial para os resultados positivos da sua empresa.
Um cliente novo é bom… mas custa caro!
Entenda porque investir na fidelização de clientes pode ser a melhor alternativa!
Prospectar clientes é essencial, tanto para ampliar sua base, mas especialmente para garantir a sustentabilidade da empresa, já que o ciclo de vida de todo consumidor é finito.
No entanto, o processo de captação de novos clientes passa por muitas etapas, o que pode levar muito tempo até a primeira compra e fazer com que o retorno seja inferior ao investimento.
Isso ocorre, principalmente, quando o esforço para atrair este cliente resulta em uma única venda, simplesmente porque sua empresa não pensou na manutenção desse relacionamento.
Estima-se que o custo para captação de um novo cliente seja 5x maior do que para manter um cliente atual. Além disso, a receita trazida pelos clientes fiéis chega a corresponder a 80% do faturamento de uma empresa.
Por esse motivo, muitos gestores já perceberam que, embora a captação de novos clientes seja importante, o grande tesouro da empresa são os clientes fiéis, e passaram a direcionar sua maior energia para a fidelização de clientes.
Sucesso do Cliente
Poucas empresas se destacam pelo produto que oferecem ou pelo preço que praticam, já que, em pouco tempo, a concorrência se equipara.
Uma das melhores maneiras de se aproximar e fidelizar é promovendo o Sucesso do Cliente, ou seja, ter como principal objetivo da empresa que o cliente atinja suas próprias metas, facilitando e oferecendo recursos para esta conquista.
Para que isso seja possível, os esforços de todas as esferas da empresa devem estar direcionados para garantir a melhor experiência ao cliente.
A cultura do Encantamento deve estar presente em todos os setores: desde o SAC, Comercial, Marketing, Administrativo, Financeiro e, principalmente, na Diretoria.
Técnicas práticas de Fidelização
Além de estimular o vínculo com o cliente, as ações de Fidelização podem contribuir para o aumento do ticket médio da sua empresa.
1. Relacionamento próximo
Para conquistar a confiança do seu cliente, você deve fazê-lo se sentir único. Na comunicação, use o nome dele e fale sobre coisas de seu interesse. Coloque sua marca nos lugares que ele frequenta e esteja sempre à disposição para atendê-lo.
2. Descontos
Ofereça condições diferenciadas para os clientes recorrentes. Sempre que possível, dê descontos de acordo com a quantidade de produtos comprados ou conforme o tempo de relacionamento com a sua empresa.
3. Pontuação
Programas de fidelidade são muito interessantes! Você pode criar sistemas de pontos, em que ele pode trocar por produtos ou descontos a cada valor gasto.
Por exemplo: a cada R$ 100,00 você ganha 10 pontos, e a cada 50 pontos troque por um produto.
4. Brindes e Prêmios
Distribuir brindes personalizados, promover sorteios e outras ações que presenteie seu cliente fiel são sempre bem-vindas!
Eles se sentirão reconhecidos e motivados a manter esse relacionamento.
Mensure os resultados
Mensurar os resultados garante que você identifique possíveis falhas com antecedência e possa otimizar o processo.
Quando você monitora cada etapa do relacionamento com o cliente e sua jornada de compra, passa a conhecê-lo profundamente e entender suas motivações, coletando subsídios para criar novas estratégias de fidelização.
Mais clientes novos
Uma das grandes vantagens de fidelizar clientes é conquistar promotores para sua marca.
Clientes fiéis e satisfeitos tornam-se vendedores voluntários, tendo papel importante na captação de clientes novos e muito engajados, principalmente quando recebem a indicação por pessoas em quem confiam.
Invista seus melhores recursos no relacionamento e fidelização do seu cliente: além de reduzir o custo de captação, você ainda gera reconhecimento para sua marca.
Um cliente novo é bom… mas um cliente fidelizado é ainda melhor!
*Conteúdo escrito pela equipe da Marka Fidelização, líder no Brasil em soluções para fidelização de clientes.