Skip to main content

A gamificação auxilia no pensamento estratégico do time. E ser parte de equipes comerciais requer conhecimento e  inteligência emocional.

Afinal, é comum surgirem negativas durante todo o processo, e esses pontos podem desestabilizar até os mais experientes.

Gamificação em vendas

Contudo, esse engajamento é essencial para todos os setores.

Principalmente para o time de vendas que são os responsáveis por garantir todo o aumento da receita da empresa, além de ter contato direto com os clientes.

A gamificação vem se ampliando e fazendo parte do dia a dia de líderes e gestores

Quer saber mais sobre essa técnicas? 

Então, continue a leitura!

O que é gamificação

O termo vem do inglês gamification, que significa uma aplicação de estratégias e jogos dinâmicos.

A fim de criar contextos que não são brincadeiras, o que inclui o treinamento dos vendedores. 

De forma bem simples, é a aplicação de dinâmicas dos jogos em situações pertinentes ao ambiente de trabalho.

Essa gamificação é composta por:

  • Regras;
  • Objetivos;
  • Papéis ou personagens;
  • Narrativas;
  • Níveis ou fases;
  • Pontuações;
  • Recompensas ou punições
  • Prêmios;
  • Rankings.

 

Essas aplicações do dia a dia visam engajar os participantes. 

E também no dia a dia os vendedores podem se inspirar com filmes, livros e casos de sucesso. Como é o caso da Netflix.

Baseado no jogo thinking, é um conceito que abrange a integração dessa gamificação junto a demais entendimentos do setor corporativo.

Como a gamificação auxilia na motivação do time de vendas

Ela pode contribuir fazendo com que os colaboradores sejam reconhecidos, o que muitas vezes não ocorre por conta das rotinas diárias, muitas vezes maçantes.

Além disso, auxilia diretamente no desenvolvimento de uma cultura de feedbacks, por exemplo.

O que faz com que o time evolua profissionalmente, de maneira ainda mais ágil e assertiva.

Game Funil de Vendas CRM - Gamificação

Como a gamificação auxilia as lideranças dos times de vendas

A junção de narrativas mecânicas de jogos com interatividade, faz com que os líderes se motivem mais e passe isso aos seus subordinados, criando significados para o trabalho.

Portanto, quando isso ocorre é reforçada a utilização dos processos, as boas práticas e faz com que as tarefas mais burocráticas se tornem amigáveis e mais fáceis de serem feitas.

Ou seja, um ambiente de colaboração e reconhecimento é criado melhorando a comunicação dos líderes com o time de vendas.

Gamificação para auxiliar no treinamento

Programas de treinamento que optam por utilizar a gamificação costumam engajar o funcionário, isso porque as palestras e sessões de treino são mais dinâmicas. 

Tudo isso só é possível pelo uso do fator psicológico.

Entretanto, a gamificação e os treinamentos têm uma relação fortalecida e com muitos benefícios. 

Sendo eles:

  • Promove competições saudáveis;
  • Incentiva a inovação aberta;
  • Gera sentimentos de conquista e confiança;
  • Constrói um ambiente propício para o aprendizado constante. 

Como aplicar a gamificação em vendas

Aplicar a gamificação em vendas, necessita da identificação dos indicadores de desempenho ou a performance que deseja medir. 

Sem isso a gamificação não será precisa e não irá colaborar para que os aspectos indicados melhorem. 

Veja o passo a passo de como aplicá-la no setor de vendas:

  • 1-Defina os objetivos;
  • 2- Determine os indicadores de desempenho;
  • 3- Estruture o funcionamento;
  • 4- Coloque em prática;
  • 5- Acompanhe os resultados;

Além disso, é importante utilizar KPIs.

E estes irão auxiliar na hora de mensurar e analisar todos os resultados que estão sendo conquistados durante o processo de gamificação.

3 dicas ao aplicar a gamificação em vendas:

É indicado que líderes, gestores e o setor de gestão de pessoas atuem em conjunto na hora de definir e estruturar o jogo.

Todo o processo de vendas carrega particularidades.

Porém, cada pessoa tem a sua característica e motivação diferente para realizar seu trabalho, então, conhecer esses lados é fundamental. 

Algumas dicas podem auxiliar na hora de aplicar a gamificação em vendas:

#1 Participação voluntária da equipe de vendas

As ações voluntárias são importantes pois estreitam laços, resgatam convívios e aproximam as pessoas. 

Quando isso ocorre em uma equipe de vendas, faz com que todos enxerguem os benefícios de participar da gamificação.

Visando sempre melhorias pessoas e profissionais para todos os envolvidos.

 

#2 Escolha um modelo de jogo com múltiplos vencedores

Aposte em missões que ao final forneçam recompensas para toda a equipe. 

É interessante que algo será oferecido para quem alcançar o objetivo principal e para os demais que chegaram próximo ou participaram da dinâmica.  

E não se esqueça de acompanhar o processo e comunicar a todos com regularidade.

 

#3 Ofereça a perspectiva de ganhos ilimitados

Analise a situação e tenha um ponto de vista sobre as situações.

Isso a fim de oferecer ganhos compatíveis com o que o colaborador espera. 

De forma que ele se sinta motivado, produtivo e com vontade de continuar na competição.

Ganhando sempre mais e consequentemente refletindo isso nas vendas.

Lembre-se, o primeiro passo para aplicar a gamificação nas suas vendas, é determinar os pontos de melhorias nos processos vigentes da organização. 

Feito isso, é possível estabelecer estratégias que irão vincular as etapas com os objetivos do negócio.

 

Se preferir, conheça o Funil de Vendas, e garanta mais vendas para a sua empresa todos os dias.

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis
Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.