A gamificação auxilia no pensamento estratégico do time. E ser parte de equipes comerciais requer conhecimento e inteligência emocional.
Afinal, é comum surgirem negativas durante todo o processo, e esses pontos podem desestabilizar até os mais experientes.
Contudo, esse engajamento é essencial para todos os setores.
Principalmente para o time de vendas que são os responsáveis por garantir todo o aumento da receita da empresa, além de ter contato direto com os clientes.
A gamificação vem se ampliando e fazendo parte do dia a dia de líderes e gestores.
Quer saber mais sobre essa técnicas?
Então, continue a leitura!
O que é gamificação
O termo vem do inglês gamification, que significa uma aplicação de estratégias e jogos dinâmicos.
A fim de criar contextos que não são brincadeiras, o que inclui o treinamento dos vendedores.
De forma bem simples, é a aplicação de dinâmicas dos jogos em situações pertinentes ao ambiente de trabalho.
Essa gamificação é composta por:
- Regras;
- Objetivos;
- Papéis ou personagens;
- Narrativas;
- Níveis ou fases;
- Pontuações;
- Recompensas ou punições
- Prêmios;
- Rankings.
Essas aplicações do dia a dia visam engajar os participantes.
E também no dia a dia os vendedores podem se inspirar com filmes, livros e casos de sucesso. Como é o caso da Netflix.
Baseado no jogo thinking, é um conceito que abrange a integração dessa gamificação junto a demais entendimentos do setor corporativo.
Como a gamificação auxilia na motivação do time de vendas
Ela pode contribuir fazendo com que os colaboradores sejam reconhecidos, o que muitas vezes não ocorre por conta das rotinas diárias, muitas vezes maçantes.
Além disso, auxilia diretamente no desenvolvimento de uma cultura de feedbacks, por exemplo.
O que faz com que o time evolua profissionalmente, de maneira ainda mais ágil e assertiva.
Como a gamificação auxilia as lideranças dos times de vendas
A junção de narrativas mecânicas de jogos com interatividade, faz com que os líderes se motivem mais e passe isso aos seus subordinados, criando significados para o trabalho.
Portanto, quando isso ocorre é reforçada a utilização dos processos, as boas práticas e faz com que as tarefas mais burocráticas se tornem amigáveis e mais fáceis de serem feitas.
Ou seja, um ambiente de colaboração e reconhecimento é criado melhorando a comunicação dos líderes com o time de vendas.
Gamificação para auxiliar no treinamento
Programas de treinamento que optam por utilizar a gamificação costumam engajar o funcionário, isso porque as palestras e sessões de treino são mais dinâmicas.
Tudo isso só é possível pelo uso do fator psicológico.
Entretanto, a gamificação e os treinamentos têm uma relação fortalecida e com muitos benefícios.
Sendo eles:
- Promove competições saudáveis;
- Incentiva a inovação aberta;
- Gera sentimentos de conquista e confiança;
- Constrói um ambiente propício para o aprendizado constante.
Como aplicar a gamificação em vendas
Aplicar a gamificação em vendas, necessita da identificação dos indicadores de desempenho ou a performance que deseja medir.
Sem isso a gamificação não será precisa e não irá colaborar para que os aspectos indicados melhorem.
Veja o passo a passo de como aplicá-la no setor de vendas:
- 1-Defina os objetivos;
- 2- Determine os indicadores de desempenho;
- 3- Estruture o funcionamento;
- 4- Coloque em prática;
- 5- Acompanhe os resultados;
Além disso, é importante utilizar KPIs.
E estes irão auxiliar na hora de mensurar e analisar todos os resultados que estão sendo conquistados durante o processo de gamificação.
3 dicas ao aplicar a gamificação em vendas:
É indicado que líderes, gestores e o setor de gestão de pessoas atuem em conjunto na hora de definir e estruturar o jogo.
Todo o processo de vendas carrega particularidades.
Porém, cada pessoa tem a sua característica e motivação diferente para realizar seu trabalho, então, conhecer esses lados é fundamental.
Algumas dicas podem auxiliar na hora de aplicar a gamificação em vendas:
#1 Participação voluntária da equipe de vendas
As ações voluntárias são importantes pois estreitam laços, resgatam convívios e aproximam as pessoas.
Quando isso ocorre em uma equipe de vendas, faz com que todos enxerguem os benefícios de participar da gamificação.
Visando sempre melhorias pessoas e profissionais para todos os envolvidos.
#2 Escolha um modelo de jogo com múltiplos vencedores
Aposte em missões que ao final forneçam recompensas para toda a equipe.
É interessante que algo será oferecido para quem alcançar o objetivo principal e para os demais que chegaram próximo ou participaram da dinâmica.
E não se esqueça de acompanhar o processo e comunicar a todos com regularidade.
#3 Ofereça a perspectiva de ganhos ilimitados
Analise a situação e tenha um ponto de vista sobre as situações.
Isso a fim de oferecer ganhos compatíveis com o que o colaborador espera.
De forma que ele se sinta motivado, produtivo e com vontade de continuar na competição.
Ganhando sempre mais e consequentemente refletindo isso nas vendas.
Lembre-se, o primeiro passo para aplicar a gamificação nas suas vendas, é determinar os pontos de melhorias nos processos vigentes da organização.
Feito isso, é possível estabelecer estratégias que irão vincular as etapas com os objetivos do negócio.
Se preferir, conheça o Funil de Vendas, e garanta mais vendas para a sua empresa todos os dias.