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Você  já ouviu falar em vendas consultivas

Essa estratégia é comum em instituições que atuam com o mercado B2B, ou seja, são empresas que negociam com um cliente e fornecedores que não são exclusivos.

Esse modelo de vendas tem como foco principal a resolução de problemas que possam atingir os clientes. 

Os profissionais buscam agregar valores ao seu negócio, por isso, o processo de vendas consultiva inicia antes mesmo do vendedor ter o primeiro contato com o cliente.

Esse artigo, certamente vai te ajudar a entender como funciona uma venda consultiva.

Continue a leitura para saber mais sobre essa estratégia !

O que é vendas consultiva?

De antemão, a venda consultiva é uma modalidade de vendas, onde o vendedor atua como um consultor. 

Ou seja, ele escuta o cliente, e busca atender às suas necessidades de acordo com o que seja mais adequado naquele momento. O consumidor é considerado prioridade.

Durante as vendas consultivas, o profissional passa a ser um parceiro. 

Ele entende a situação, escuta e busca esforços para resolver o problema. 

O conceito principal de vendas consultivas é se posicionar como um consultor e conhecer os perfis dos clientes, atendendo às suas necessidades com informações que geram valor.

Em suma, o consumidor se torna um amigo do vendedor, onde entende que ele está ali para ajudar e não apenas vender.

Diferenças entre vendas consultivas e vendas tradicionais

Como dito anteriormente, uma venda consultiva é quando o vendedor busca entender quais as necessidades do seu cliente e oferece o que ele busca e precisa naquele momento.

Nada mais é do que um consultor especializado que está ali para solucionar problemas e deixar o consumidor satisfeito.

Por outro lado, as vendas tradicionais buscam apenas fechar a venda, não existe uma preocupação sobre os problemas do cliente.  

O que difere os dois modelos de venda é justamente o plano de marketing e o estudo que é realizado sob o possível cliente antes de partir para a oferta.

Vantagens de vendas consultiva

As vendas consultivas, se tornaram uma excelente forma de abordagem para clientes e vendedores. 

Quando falamos nas empresas, isso reflete positivamente, garantindo menos cancelamentos e mais vendas completas, além de, clientes satisfeitos. 

Veja a seguir algumas vantagens dessa estratégia de vendas:

  • Clientes mais satisfeitos: quando o problema é solucionado da melhor maneira, o cliente fica satisfeito o que gera ótimos resultados;
  • Menos cancelamentos: com o alinhamento das expectativas entre produto ou serviço, se torna mais difícil haver cancelamentos de compras;
  • Maiores índices de indicações: um cliente satisfeito é a porta de entrada para novos clientes. Uma indicação vale mais do que qualquer estratégia, o famoso “boca a boca”;
  • Aumento do ticket médio: as vendas consultivas promovem o aumento no valor médio das vendas em um determinado período. Onde o ticket médio é um indicador de desempenho e mostra as vantagens que a empresa está adquirindo.

O que é necessário para iniciar na carreira de vendas consultiva?

Para iniciar uma venda consultiva é necessário passar por algumas etapas. São elas as responsáveis por tornar a estratégia mais simples e completa. 

Confira!

1- Prospecção de clientes: necessário para identificar o que as pessoas ou empresas precisam do seu produto ou serviço, para solucionar os problemas.

2- Qualificação: momento em que os contatos qualificados são filtrados para a realização de abordagens consultivas.

3-Apresentação: aqui, o produto ou serviço é apresentado, a fim de diagnosticar se é realmente aquilo que irá solucionar o problema.

4- Negociação: fica por conta do vendedor apresentar as propostas de negociação com o objetivo de satisfazer cliente e empresa.

5-Fechamento: com a negociação feita, é hora de fechar a venda. Se o vendedor atuou de maneira consultiva, essa etapa sem dúvidas será a mais fácil.

6-Pós-venda: por fim, é a hora de garantir que o consumidor está satisfeito com o produto e se aquilo atendeu suas necessidades. Demonstrar interesse mesmo após a venda, garante que ele volte e indique o seu negócio. 

Habilidades para ter sucesso na carreira de vendas consultiva

Antes de mais nada é preciso gostar de vendas e querer prestar um trabalho humanizado.

As características de um vendedor consultivo são muitas, é preciso ter qualificação, e conhecimentos sobre o produto. 

Outros pontos fundamentais, ficam por conta da educação, confiança, honestidade, disposição para ir atrás de informações detalhadas, entender o cliente, capacidade para dialogar e questionar quando necessário e principalmente entender quais as reais necessidades.

Ser um vendedor consultivo é estar sempre em busca de satisfazer os clientes diante das suas necessidades. 

Se você deseja ingressar nessa área, direcione suas abordagens a fim de identificar quais são essas necessidades e aplicar as melhores soluções.

Uma coisa é certa, praticar venda consultiva é sem dúvidas uma forma de entender as necessidades dos seus cliente e assim abordá-los da melhor forma. 

Que tal implementar essa estratégia?

 

Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.