Saber como motivar os vendedores não é algo complexo de entender. Fazer com que a equipe mantenha-se motivada, isto sim é mais complexo.
A equipe comercial é uma das áreas mais importantes de uma empresa por realizar as vendas dos serviços ou produtos que a organização desenvolve.
Além disso, a equipe comercial também pode realizar análises referentes à concorrência, ao mercado e também quais são os interesses do seu público-alvo como uma forma eficaz para alavancar as vendas que tem relação direta com a lucratividade da empresa.
Como motivar a equipe de vendedores?
Com tamanha responsabilidade, é mais do que necessário manter a equipe comercial sempre motivada, pois a eficácia das suas funções passa a ter resultados diretos dentro da empresa e é justamente desse setor que as mais variadas empresas passam a depender.
Mas ocorre que nem todos os gestores comerciais conseguem manter a sua equipe motivada e disposta a lutar pelos objetivos da empresa, sendo que isso ocorre pelos mais variados motivos.
A motivação e a rotina do Setor Comercial
No setor comercial é muito comum que as equipes de profissionais sintam-se sobrecarregadas com as metas desafiadoras que todo mês precisam ser atingidas.
Mas a falta de motivação e o fato de caírem sempre na mesma rotina podem acabar prejudicando o andamento do setor como um todo, sendo que quase sempre as metas e objetivos começam a ficar cada vez mais longe da realidade da organização, podendo ser altamente prejudicada por conta disso.
É mais do que comum encontrar gestores comerciais que acreditam na motivação como algo rotineiro.
Mas, antes de qualquer iniciativa, há necessidade de se entender que a rotina e a motivação são fatos distintos e que ambas devem ser trabalhadas de forma individual. Entenda como rotina aquele processo que ocorre todos os dias, como ligar o computador, checar os dados e as tarefas que devem ser feitas.
A motivação vai além disso. Ela é que faz o funcionário buscar todos os dias pelo resultado positivo que possa ajudar seu setor a se sobressair, portanto, é ela que precisa ser trabalhada com mais eficácia.
Motivando a sua Equipe Comercial
Trabalhar a motivação de sua equipe comercial deve ser visto como um processo delicado que irá influenciar diretamente nos resultados do setor.
Por isso que a motivação deve ser trabalhada de maneira individual, pois nem sempre o que estimula ou motiva uma pessoa terá o mesmo resultado em outra.
Com isso, cabe à empresa ter um gestor comercial que realize um acompanhamento e uma orientação individual para identificar o que estimula cada profissional.
Uma ideia interessante é o gestor realizar uma espécie de “entrevista” com os profissionais do setor como uma forma de descobrir quais são suas fontes de motivação e o que os estimula de forma diária, para que a empresa invista como forma de ajudá-los a obter resultados no setor.
Imaginar que os melhores estímulos estão baseados apenas na recompensa financeira é um equívoco, pois nem sempre o funcionário busca apenas pela melhoria de remuneração.
Ao identificar as fontes de motivação de cada profissional da equipe comercial, é mais fácil garantir as recompensas e estímulos para o setor atingir as metas e objetivos da empresa.
Um detalhe interessante é começar a trabalhar o princípio dos três R’s no setor comercial, que se baseia em Regras, Reconhecimentos e Resultados. Quando a empresa passa a investir nessas três temáticas é bem mais fácil conseguir obter os resultados que deseja.
O segredo de como motivar os vendedores
Você já se perguntou qual o segredo da motivação em vendas? Aliás qual o segredo da motivação em sua vida? Pois bem, estas são perguntas que devem ser feitas constantemente. Elas irão validar se os seus passos estão te levando para direção correta.
Mas enfim, qual o segredo da motivação?
Você já foi em um jogo de futebol ou assistiu algum esporte que não tinha painel com os resultados da competição?
Acredito que você não ficou tão envolvido como quando vai à um campeonato onde está claro em um painel, quem está liderando o jogo.
Acreditamos que a motivação vem pelo seus resultados. Resultados ruins, baixa motivação… Resultados bons, ótimo motivação.
Quando não estamos medindo nossos resultados é muito difícil se motivar, em vendas não é diferente.
Se na empresa você não possui um painel mostrando os números de seus vendedores, como meta global, meta alcançada, ranking, etc será muito difícil trabalhar aspectos da motivação no time de vendas.
Um dia tivemos a oportunidade de assistir um jogo de basquete em Orlando.
E adivinha o que mais nos chamou a atenção? Não foram os jogadores, organização do ginásio, os shows entre os intervalos, mas sim um Painel animal no meio da quadra. Ele realmente envolvia os torcedores.
A motivação também está ligada no que é conhecido como Poder da crença. Este video explica o que é o poder da crença e como usar em nosso dia a dia para buscar os melhores resultados.