Você sabia que o LinkedIn já conta com mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo?
Muitas pessoas ainda tem uma visão distorcida sobre o verdadeiro poder do Linkedin. Você sabe como usar o Linkedin para prospectar clientes?
Caso sua resposta seja do tipo… Ué, mas o Linkedin não é só para procurar emprego. Você está completamente enganado.
Segundo o LinkedIn, no Brasil, são mais de 29 milhões de perfis. Somente os cargos de gestão em vendas já superam os 200 mil perfis.
Com tantas pessoas vinculadas pelo interesse profissional, quem souber como usar LinkedIn para vender mais pode alcançar uma grande vantagem competitiva.
Mas, se você ainda não sabe como usar o LinkedIn com o intuito de aumentar suas vendas, não tem problema. Nesse post você conhecerá quais ferramentas são relevantes para o ramo comercial nessa plataforma.
Continue sua leitura e aprenda como conquistar mais clientes e atingir suas metas utilizando o LinkedIn.
Como usar o Linkedin para prospectar clientes?
Por ser um canal exclusivamente profissional, focado em recolocação no mercado de trabalho, é possível que se pense que vendas e LinkedIn não se correlatam. Porém, essa ideia está equivocada.
É exatamente pela construção de bons relacionamentos no mercado, permitindo a construção de parcerias sólidas, que essa rede social se aplica ao ramo comercial e pode acelerar vendas.
Devido ao networking criado e por valorizar o compartilhamento de conteúdos relevantes para a rede, essa plataforma se torna uma grande fonte de leads.
Por meio de um perfil ou Company Page, os profissionais vinculados vão sendo educados para compreender a relevância de seu trabalho e sobre como sua empresa é vista como referência.
Como usar o LinkedIn nas vendas?
Neste Webinar batemos um papo sensacional com um cara fera do Linkedin, André Santos. Ele é especialista em Linkedin e fala como você pode usar esta rede social para gerar relacionamento e fazer negócio.
1. Entenda quem utiliza essa rede
Para fomentar negócios nessa rede social, primeiramente é importante compreender o comportamento do cliente que utiliza o LinkedIn.
Em geral, as pessoas possuem desde a graduação até os mais altos níveis de qualificação. Por isso, são consumidores exigentes, que se informam. Portanto, eles buscam primordialmente mais do que propaganda, adquirir valor em conteúdos relevantes e produtos.
2. Construa um perfil impecável
Com a valorização crescente dessa rede social, já não é mais aceitável manter um perfil caótico nessa plataforma.
Para vincular vendas e LinkedIn, é extremamente necessário que você se atente para completar os seguintes pontos:
● Competências e recomendações: De grande relevância, esses tópicos garantem a sua credibilidade. Para conquistar um maior número de depoimentos, solicite aos seus amigos e colegas de trabalho que recomendem por escrito suas habilidades.
● Resumo ou experiência: Nesse aspecto, concentre-se em suas maiores qualidades, valorizando aquilo que pode ser interessante para os seus prospects, que estão consumindo os conteúdos que você produz.
● Informações adicionais: formas de entrar em contato: Algumas pessoas não gostam de usar a plataforma para diálogos, por isso vale a pena expor outros canais para que potenciais clientes consigam te acessar.
3. Aproveite o potencial dos grupos
Você pode participar de até 100 grupos como usuário básico dessa plataforma. Portanto, pensando em usar o LinkedIn nas vendas, procure ser ativo nos círculos que conversam com o seu produto ou ramo.
Aproveite esses espaços para se informar, conhecer o seu potencial cliente e estudá-lo, ter acesso à opinião de especialistas e até para gerar discussões saudáveis que sejam relevantes.
Mas atenção, evite fazer propagandas e entre em contato com seus leads somente pelas mensagens privadas.
4. Use a pesquisa avançada para prospectar clientes usando o Linkedin
Encontrar novos leads é uma das melhores vantagens ao usar o LinkedIn nas vendas. Através da pesquisa avançada, você pode então encontrar contatos com características específicas e desejáveis para seu negócio.
Para usar as pesquisas avançadas do Linkedin, inicie uma pesquisa normal no campo [Procurar] e refine os filtros.
Lembre-se que a regra de ouro de uma prospecção infalível, é você ter a plena certeza de quem é seu público alvo, setor ou nicho de mercado, localização geográfica e todos os fatores que determinam este perfil de estar enquadrado em seu ICP (Ideal Customer Profile ou Perfil de Cliente Ideal). Veja o exemplo de filtro nas imagens a baixo.
Pense também que independente que você faça negócios B2B (Business to Business ou Negócio para Negócio), existe uma pessoa (CPF) dentro desta empresa (CNPJ) que irá ser o decisor da compra de seu produto / serviço / oferta. Por isso seja cirúrgico na busca deste perfil. Veja o exemplo de filtro nas imagens a baixo:
Além de construir uma rede que converse com o seu nicho, você vai afunilando suas buscas para leads cada vez mais assertivos.
Na pesquisa, considere fazer buscas por setores específicos, localização, área de atuação e até por palavras-chave – com auxílio do Google Adwords.
O Linkedin limita o número de pesquisas mensais, portanto, recomendamos que você tenha uma conta Premium que tem um valor bem acessível e te ajudará na prospecção de leads.
Na categoria Premium do LinkedIn, você ainda consegue incluir interesses, anos de experiência, função e tamanho das empresas. Você pode até encontrar o seu cliente ideal, o que tornará sua prospecção ainda mais produtiva.
Como melhorar seu SSI no Linkedin e ser uma autoridade?
Quem nunca pensou em ser uma referência no que faz? Ser reconhecido como uma autoridade no assunto e influenciar milhares de pessoas.
O Linkedin por ser uma Mídia Social muito poderosa, usa de um recurso para munir seus usuários com dicas para promover o engajamento do perfil.
Mas como já sabemos, para chegarmos em um lugar esperado, precisamos saber exatamente onde estamos. É neste sentido que aplicamos métricas justamente para medir nosso posicionamento.
No caso do Linkedin, esta métrica chama-se SSI. Ele é seu Índice de Vendas Sociais (SSI) e calcula a sua eficácia em estabelecer sua marca profissional, localizar as pessoas certas, interagir utilizando insights e cultivar relacionamentos de confiança.
Basicamente o Linkedin trata 4 principais pontos para calcular este índice que destacara seu perfil em relação aos “concorrentes”.
Mas como isto pode te ajudar a prospectar e vender mais?
Simples! Quanto maior o seu índice, mais seu perfil e postagens tem pode alcançar pessoas que se interessam pelo que você faz.
Para usar o SSI do Linkedin, basta estar conectado em sua conta e entrar no Link: https://www.linkedin.com/sales/ssi
Veja o exemplo do SSI (Thiago Pirinelli)
Os 4 pilares para melhorar seu SSI
Sabe aquela pessoa que você segue no Linkedin e que sempre que você entra no aplicativo, ela está estampada como uma super publicação?
Pois bem, talvez os 4 pilares do índice social dela estejam excelentes.
Então o que fazer para o seu perfil no Linkedin ter um bom desempenho?
Estabeleça a sua marca profissional: Complete seu perfil tendo o cliente em mente. Escreva um titulo para seu perfil que faça com que as pessoas sejam atraídas e sintam vontade de entrar em seu perfil. Publique conteúdos úteis para as pessoas que estão te seguindo.
Localize as pessoas certas: Utilize os filtros como ensinado anteriormente para procurar pessoas que você deseja se aproximar. Uma recomendação importante que damos, é que talvez o decisor possa não te aceitar imediatamente, portanto, utilize de mensagens mais personalizadas para enviar junto ao convite.
Não saia clicando em “tudo quanto é perfil” para se conectar.
Outra dica, é se conectar também com pessoas que já estão na rede de relacionamento dela. Por exemplo, Se você deseja se conectar com um diretor, talvez seja mais fácil antes, se conectar com os gerentes, secretárias ou amigos de trabalho desta pessoal.
No momento que o decisor ver o seu convite, o Linkedin automaticamente exibirá pessoas em comum. É muito mais fácil você se aproximar de pessoas que conhecem as mesmas pessoas que você. Faz sentido?
Este é o exemplo do Linkedin do Paulo Maccedo (Uma das grandes referências em copywriting no Brasil – Vale ler o livro dele).
Interaja oferecendo insights: Compartilhe atualizações em seu feed de notícias que façam as pessoas interagirem com o que publicou. Lembre-se que você só será uma referência em sua área, se fornecer informações úteis para seu público-alvo.
Cultive relacionamentos: Ajude de forma verdadeira as pessoas que estão interagindo com você. Responda os comentários, envie mensagens no particular sobre temas de interesse e por fim, use se aproxime do contato após estabelecer um certo relacionamento virtual com ela.
Compare seu perfil
Este recurso do Linkedin permite também, realizar uma comparação em relação às pessoas que possuem perfil próximo ao seu. Ou seja, você terá um parâmetro para melhorar ainda mais os seu perfil e engajamento desta rede.
Conclusão:
O Linkedin certamente será uma excelente ferramenta para você vender mais e melhor. Ele usado de forma correta, te ajudará a se tornar uma referência / autoridade em seu nicho de mercado. A nossa recomendação, portanto, é que você prepare seu Linkedin para ser um poderoso canal de vendas para prospectar clientes e consequentemente, encher o seu Funil de Vendas com boas oportunidades.
Se você ainda não enxergava por esta ótica o Linkedin e só achava que ele te ajudaria a buscar o próximo emprego, está enganado. As dicas deste post te ajudarão não somente com um novo trabalho, mas talvez com uma nova mudança em sua vida!
Com todas essas dicas, ficou fácil usar o LinkedIn para vender mais. Mas não deixe de colocá-las em prática! Aproveite também e siga o Funil de Vendas no Linkedin.