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Você certamente já ouviu falar sobre as vendas B2B. 

Uma modalidade com desafios próprios e que exige um olhar diferenciado do empreendedor. 

b2b

Isso porque se trata de uma estratégia de vendas focada em fazer negócios diretamente com outras empresas, com a oferta de produtos e soluções de finalidades corporativas.

No entanto, espera-se que esse modelo continue crescendo ao redor de todo o mundo. 

De acordo com especialistas, o e-commerce B2B faturou cerca de R$6,7 trilhões em todo o mundo apenas em 2021.

Com este artigo, será possível entender melhor sobre as vendas B2B, além de formas de aplicá-las no seu negócio. 

E se precisar de auxílio, entre em contato com a gente!

Vem ler!

Como vender no B2B

A primeira e infalível dica para vendas B2B é baseada no conhecimento completo sobre a empresa da qual pretende fazer negócio.

Portanto, busque coletar o máximo de informações possíveis sobre o futuro cliente.

O que inclui tamanho da empresa, localização, tipos de produtos comercializados, faturamento e muito mais. 

A seguir, algumas dicas valiosas que certamente vão te ajudar a vender para o B2B e conquistar melhores resultados.

  • Identifique os tomadores de decisão e o perfil de cada um deles;
  • Seja um expert na sua solução;
  • Esteja sempre atendo aos seus concorrentes e a realidade do seu mercado de atuação;
  • Faça follow-ups;
  • Elabore uma apresentação clara e objetiva sobre as suas propostas comerciais;
  • Utilize a tecnologia como aliada nas vendas B2B.

Como abordar um cliente B2B

A abordagem certa, reflete na lucratividade da sua empresa, assim como a imagem que será passada para o mercado. 

Segurança, otimismo, respeito, bom conhecimento e foco no cliente são algumas características para um bom vendedor. 

Mas, algumas dicas devem ser seguidas para alcançar o objetivo da venda e ter um relacionamento duradouro, são elas:

  • Saiba o que falar;
  • Conheça a empresa e o cliente;
  • Procure encantar o seu cliente;
  • Mantenha uma boa e saudável relação com o cliente.

Como vender no B2B pela internet

Vender pela internet não tem segredo.

E sim, uma base de estratégias e processos, como a automação e uso da tecnologia com forte aliado na conquista de leads e a assinatura eletrônica.

Antes de vender entenda como fazer para que seu ambiente online se dê bem, conhecendo os pilares da venda que incluem, autoridade, confiança e estratégias de venda.

Sem esquecer do planejamento financeiro, marketing e demais áreas para fortalecer o negócio e consequentemente vender.

5 estrategias para vender no B2B

Para melhorar os resultados com as vendas B2b, é fundamental olhar para todas as áreas da sua empresa, afinal, são elas quem impactam de forma direta no fechamento de novos negócios. A seguir, 5 estratégias para vender ainda mais na modalidade B2B. Confira:

#1 Identifique o Perfil de Cliente Ideal (ICP)

É importante ter clareza sobre quem é o cliente ideal para o seu negócio. 

Quando não se sabe qual o perfil está procurando, fica mais difícil prospectar e concretizar as vendas. 

Todo ICP deve ser feito com análises de dados da empresa e pesquisas de público. 

Algumas características ganham destaque:

  • Segmento de atuação no mercado;
  • Porte da empresa;
  • Número de colaboradores;
  • Faturamento médio mensal;
  • Fit com a sua solução.

#2 Estabeleça vendedores farmers e vendedores hunters

Um vendedor farmer atua na manutenção do relacionamento e na fidelização dos clientes da empresa, investindo seu tempo para atender a carteira e colher novos leads. 

Por outro lado, os hunters atuam na prospecção de novos clientes para a empresa, carregando um perfil mais agressivo.

Adotando uma postura ativa e sempre em contato com potenciais consumidores para ampliar o networking.

Dessa forma, cada vendedor conseguirá bater as metas de vendas e oferecer atendimentos efetivos.

#3 Seja expert na solução a ser vendida

Vendedores expert, aprendem com a rotina e principalmente com os erros. 

Ou seja, ter uma cabeça aberta para o aprendizado é a chave que faltava para ser um expert na solução a ser vendida.

Além disso, saber como encontrar oportunidades e principalmente o que fazer para ajudar os clientes a comprarem.

#4 Faça follow-up

O follow up atua como um importante auxiliar para o cliente ao longo de todas as etapas do funil de vendas. 

Sendo assim, você vai entrar em contato com ele no momento certo com a justificativa de ajudá-lo ao longo de todo processo de compras. 

Com follow up estratégico se torna essencial para estreitar relacionamentos e fortalecer a confiança entre cliente e empresa.

#5 Trabalhe o Funil de Vendas

O funil de vendas B2B, é uma representação de um passo a passo sobre o que o cliente corporativo percorre,

Isso a partir do primeiro contato com o negócio até a conclusão da compra. 

Esse funil tem particularidades diferentes do modelo B2C. As etapas são divididas em:

  • Topo: aprendizado e descoberta do problema;
  • Meio: consideração da solução;
  • Fundo: decisão e fechamento da compra.

O que esperar do mercado B2B?

O mercado B2B cresce cada vez mais, e deve continuar nos próximos anos, ainda mais com o avanço da transformação digital. 

Com o auxílio de ferramentas digitais as empresas vão poder atender melhor seus clientes e oferecer soluções para as suas necessidades.

Ademais, a automatização dos processos deve ganhar espaço, fazendo com que as empresas fiquem ainda mais ágeis e otimizadas.

Quer saber sobre as estratégias B2B e aumentar suas vendas? Deixe sua dúvida aqui nos comentários para desenvolver um conteúdo especial para nossos seguidores. Você estará ajudando outros empresários a bater meta todo dia!

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.