Você certamente já ouviu falar sobre as vendas B2B.
Uma modalidade com desafios próprios e que exige um olhar diferenciado do empreendedor.
Isso porque se trata de uma estratégia de vendas focada em fazer negócios diretamente com outras empresas, com a oferta de produtos e soluções de finalidades corporativas.
No entanto, espera-se que esse modelo continue crescendo ao redor de todo o mundo.
De acordo com especialistas, o e-commerce B2B faturou cerca de R$6,7 trilhões em todo o mundo apenas em 2021.
Com este artigo, será possível entender melhor sobre as vendas B2B, além de formas de aplicá-las no seu negócio.
E se precisar de auxílio, entre em contato com a gente!
Vem ler!
Como vender no B2B
A primeira e infalível dica para vendas B2B é baseada no conhecimento completo sobre a empresa da qual pretende fazer negócio.
Portanto, busque coletar o máximo de informações possíveis sobre o futuro cliente.
O que inclui tamanho da empresa, localização, tipos de produtos comercializados, faturamento e muito mais.
A seguir, algumas dicas valiosas que certamente vão te ajudar a vender para o B2B e conquistar melhores resultados.
- Identifique os tomadores de decisão e o perfil de cada um deles;
- Seja um expert na sua solução;
- Esteja sempre atendo aos seus concorrentes e a realidade do seu mercado de atuação;
- Faça follow-ups;
- Elabore uma apresentação clara e objetiva sobre as suas propostas comerciais;
- Utilize a tecnologia como aliada nas vendas B2B.
Como abordar um cliente B2B
A abordagem certa, reflete na lucratividade da sua empresa, assim como a imagem que será passada para o mercado.
Segurança, otimismo, respeito, bom conhecimento e foco no cliente são algumas características para um bom vendedor.
Mas, algumas dicas devem ser seguidas para alcançar o objetivo da venda e ter um relacionamento duradouro, são elas:
- Saiba o que falar;
- Conheça a empresa e o cliente;
- Procure encantar o seu cliente;
- Mantenha uma boa e saudável relação com o cliente.
Como vender no B2B pela internet
Vender pela internet não tem segredo.
E sim, uma base de estratégias e processos, como a automação e uso da tecnologia com forte aliado na conquista de leads e a assinatura eletrônica.
Antes de vender entenda como fazer para que seu ambiente online se dê bem, conhecendo os pilares da venda que incluem, autoridade, confiança e estratégias de venda.
Sem esquecer do planejamento financeiro, marketing e demais áreas para fortalecer o negócio e consequentemente vender.
5 estrategias para vender no B2B
Para melhorar os resultados com as vendas B2b, é fundamental olhar para todas as áreas da sua empresa, afinal, são elas quem impactam de forma direta no fechamento de novos negócios. A seguir, 5 estratégias para vender ainda mais na modalidade B2B. Confira:
#1 Identifique o Perfil de Cliente Ideal (ICP)
É importante ter clareza sobre quem é o cliente ideal para o seu negócio.
Quando não se sabe qual o perfil está procurando, fica mais difícil prospectar e concretizar as vendas.
Todo ICP deve ser feito com análises de dados da empresa e pesquisas de público.
Algumas características ganham destaque:
- Segmento de atuação no mercado;
- Porte da empresa;
- Número de colaboradores;
- Faturamento médio mensal;
- Fit com a sua solução.
#2 Estabeleça vendedores farmers e vendedores hunters
Um vendedor farmer atua na manutenção do relacionamento e na fidelização dos clientes da empresa, investindo seu tempo para atender a carteira e colher novos leads.
Por outro lado, os hunters atuam na prospecção de novos clientes para a empresa, carregando um perfil mais agressivo.
Adotando uma postura ativa e sempre em contato com potenciais consumidores para ampliar o networking.
Dessa forma, cada vendedor conseguirá bater as metas de vendas e oferecer atendimentos efetivos.
#3 Seja expert na solução a ser vendida
Vendedores expert, aprendem com a rotina e principalmente com os erros.
Ou seja, ter uma cabeça aberta para o aprendizado é a chave que faltava para ser um expert na solução a ser vendida.
Além disso, saber como encontrar oportunidades e principalmente o que fazer para ajudar os clientes a comprarem.
#4 Faça follow-up
O follow up atua como um importante auxiliar para o cliente ao longo de todas as etapas do funil de vendas.
Sendo assim, você vai entrar em contato com ele no momento certo com a justificativa de ajudá-lo ao longo de todo processo de compras.
Com follow up estratégico se torna essencial para estreitar relacionamentos e fortalecer a confiança entre cliente e empresa.
#5 Trabalhe o Funil de Vendas
O funil de vendas B2B, é uma representação de um passo a passo sobre o que o cliente corporativo percorre,
Isso a partir do primeiro contato com o negócio até a conclusão da compra.
Esse funil tem particularidades diferentes do modelo B2C. As etapas são divididas em:
- Topo: aprendizado e descoberta do problema;
- Meio: consideração da solução;
- Fundo: decisão e fechamento da compra.
O que esperar do mercado B2B?
O mercado B2B cresce cada vez mais, e deve continuar nos próximos anos, ainda mais com o avanço da transformação digital.
Com o auxílio de ferramentas digitais as empresas vão poder atender melhor seus clientes e oferecer soluções para as suas necessidades.
Ademais, a automatização dos processos deve ganhar espaço, fazendo com que as empresas fiquem ainda mais ágeis e otimizadas.
Quer saber sobre as estratégias B2B e aumentar suas vendas? Deixe sua dúvida aqui nos comentários para desenvolver um conteúdo especial para nossos seguidores. Você estará ajudando outros empresários a bater meta todo dia!