Como é possível os softwares CRM e ERP ajudar seu negócio decolar?
Muitos empreendedores iniciantes se assustam com as siglas CRM e ERP, amplamente usada no mundo dos negócios.
O Enterprise Resource Planning (ERP) é um software de gestão que auxilia na gestão de uma empresa. Ele é usado para controlar os setores financeiros, contábil e fiscal de qualquer organização. É de fácil acesso e contribui para um gerenciamento mais eficaz na empresa e aumento da lucratividade.
Já o CRM (Costumer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) é usado para analisar e cuidar da base dos clientes. Ele é muito importante para que se consiga captar novos clientes e também realizar a manutenção dele.
Com esses dois software será mais fácil realizar a assertividade de estratégias do seu negócio.
Os principais benefícios de um ERP
Gestão tributária
Usando um ERP é possível realizar um planejamento tributário, bem como evitar e diminuir as despesas com os tributos. Com essa redução será possível ter mais rentabilidade no seu negócio e aplicar o lucro em outro setor, realizando melhorias e aperfeiçoamento.
Mais eficiência
Implantando um software de gestão empresarial em sua empresa é possível reduzir os custos da TI, pois é mais eficaz e diminuem o erros. Com essa tecnologia é possível qualificar a mão de obra para reduzir os desperdícios no dia-a-dia.
Além do mais, irá auxiliar também para reduzir os prazos de entrega e aumentar a produtividade no setor, sempre visando a lucratividade.
Controle de estoque
Um dos segredos do sucesso de um negócio é saber realizar um controle de estoque eficiente. Para isso é necessário que um ERP que irá auxiliar o setor nesta questão. Também irá auxiliar a diminuir os erros a comprar o que realmente é necessário para o negócio.
Os principais benefícios de um CRM
Auxilio pós-venda
Para manter o contato com o cliente, é importante ter uma base de dados com as informações unificadas de cada um. Para isso existe o software CRM para auxiliar nesta questão.
Otimização do tempo
Com o CRM todas as informações e documentos são unificados, otimizando o tempo de procura. Com isso reduz o gosto de papel e também diminuir que seja perdido qualquer tipo de informação, já que todo o conteúdo se encontra na nuvem.
Aumento do ticket médio
Através de informações obtidas de um CRM, é possível que os vendedores sobre o histórico de vendas. Desta forma, fica mais fácil realizar a negociação e aumentar as vendas com cada cliente.
Também é possível verificar o ticket médio (média de compra de cada cliente) e identificar quais são os itens mais comprados e também ofertar produtos e serviços complementares e similares.
Melhor gerenciamento
Além dos benefícios citados acima, o CRM é uma ótima ferramenta gerencial. Com poucos comandos é possível gerar relatórios de desempenho de cada vendedor ou equipe como um todo. Com esses números, será mais fácil melhorar o poder de decisão e elaborar um plano de ação para visar mais resultado.
Estes dois softwares implantados na sua empresa, será mais fácil realizar planos de ações eficazes. Um complementa o outro, o ERP web controla todo o sistema operacional, já o CRM busca analisar as questões de vendas que estão sendo realizadas.
Toda organização, seja do tamanho que for, deve ter esses sistema, pois será mais eficaz e gerará um lucro mais sólido para o seu negócio.
Conteúdo escrito pela equipe GestãoClick.