Nunca se falou tanto de funil de vendas, CRM e Pipeline como ultimamente e de certa forma somos muito beneficiados com isto! Mas a questão é que, todas as empresas sobrevivem por meio de suas vendas. Os demais departamentos são extremamente importantes, mas se não existir vendas, como poderá existir empresa?
Vendas em si, não é simplesmente o fato de buscar uma oportunidades e “empurrar” um produto ou serviço por meio de lindos discursos. É muito mais! Hoje precisamos entender vendas como a extensão de um relacionamento.
Muitas coisas mudaram no mercado, mas sempre existirá pessoas buscando soluções para suas dores e o papel do vendedor é entender perfeitamente estas, solucionando-as com uma oferta.
Mas até este ponto existe um caminho a ser percorrido e é ai que o tema deste artigo nos faz refletir:
Eu preciso de um CRM ou Pipeline para vender melhor?
Se abordarmos o conceito de CRM em sua forma literal da expressão, veremos que significa Gerenciar o Relacionamento com o Cliente, correto? Mas para uma oportunidade se tornar um cliente ela deve efetuar a primeira compra. E novamente entramos na questão, TODA VENDA É RESULTADO DE UM PROCESSO, portanto antes usar um CRM para gerenciar o relacionamento com o cliente, é preciso de um gerenciador de processo e o pipeline entra neste ponto.
Pipeline é literalmente o desenho do processo de vendas, traduzindo ao Português, vira funil de vendas. A metodologia funil de vendas visa alinhar quais os passos que a equipe comercial precisa seguir, buscando oportunidades e convertendo-as em clientes.
Após a conversão do cliente é onde o CRM melhor encaixa-se, pois nele estarão contidas informações trocadas no processo da vendas, histórico de compras, dados pessoais, etc. Neste momento vem a segunda jornada, o Pós-Vendas.
Discursamos sempre em nossas palestras que vender mais para quem já é cliente, é a forma mais lucrativa e esta gestão deve ser acompanhada de perto.
Agora você pode estar se perguntando, “terei que usar duas ferramenta para gerenciar tudo isto?”. Não.
Percebemos um grande vazio nas empresas onde passávamos:
1. Usavam ferramentas muito complexas para gerenciarem as oportunidades e resultados
2. Não sabiam o que fazer com as informações das oportunidades e cliente
3. Perdiam o “time (tempo)” da venda
4. Ou faziam tudo de cabeça e acabam esquecendo
Buscamos “beber” das melhores fontes para levar aos departamentos comerciais, uma ferramenta que fosse Simples, Intuitiva e Poderosa, capaz de juntar as informações de CRM e Pipeline, foi aí que surgiu o Funil de Vendas.
Se sua equipe comercial está perdida e não sabem responder perguntas como:
* Qual a taxa de conversão?
* Quantas oportunidades estão em proposta?
* Quais os canais de vendas mais eficientes?
* Quantas oportunidades precisam para bater a meta?
Está na hora de conhecer a Metodologia e o CRM Funil de Vendas. Faça o teste clicando aqui.