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“O comercial é o coração da minha empresa”. Talvez você já tenha dito ou ouvido essa frase – e ela não está errada. Mas existe uma outra área que muitas vezes é deixada de lado e que é extremamente importante para a saúde da sua empresa: o financeiro!

Hoje nós vamos falar sobre como eliminar as barreiras entre o Comercial e o Financeiro é importante para manter sua empresa no azul e gerando cada vez mais resultados positivos.

Acerte desde o começo

Uma das maiores dificuldades de qualquer empresa é acertar na precificação de seus produtos e serviços e por isso muitas vezes jogam o preço muito abaixo do que é, pensando apenas em vendas – isso será extremamente prejudicial para o departamento financeiro.

Por isso, mesmo que sua empresa já tenha anos de mercado, é preciso fazer uma boa análise se o preço do seu produto está correto para evitar futuras dores de cabeça.

Saiba seus custos

Nós estamos cansados de ouvir sobre isso mas muitas empresas ainda pecam nesse aspecto: saber todos seus custos é fundamental para ajudar no item #1, que é a precificação, porque assim você saberá quanto precisa faturar por mês para gerar lucros.

Então você precisa calcular todos os gastos que sua empresa tem, passando pelos gastos fixos como aluguel, luz, internet e também salários, comissionamentos, etc.

Faça uma excelente gestão financeira

Não existe segredo! Para uma saúde financeira da sua empresa é preciso fazer uma excelente gestão financeira.

Se é difícil controlar todos pagamentos e recebimentos manualmente, a solução são os sistemas de gestão presentes no mercado. A Granatum, por exemplo, é uma ótima opção de controle financeiro online e com um bom custo-benefício. Nós aqui do Funil de Vendas usamos e aprovamos.

Não deixe de lado a gestão comercial

Muitas vezes e nada de controle financeiro é ruim, mas um excelente controle financeiro sem receita gerada de nada adianta.

Por isso a gestão comercial não pode ser esquecida. Gerar leads, torná-los oportunidades quentes para o comercial e fazer um trabalho de primeira com o time de vendas é o que trará novos clientes pagantes para a sua empresa.

Como eliminar as barreiras?

Nós já falamos sobre os 4 principais passos para deixar vendas e finanças rodando direitinho. Mas e como eliminar as barreiras que existem entre essas duas áreas tão importantes?

Prever vendas: Trabalhar com um funil de vendas estruturado e atualizado te ajuda a prever as vendas da sua empresa e consequentemente saber quanto de receita você vai gerar naquele mês. Você consegue acompanhar esse número a cada negócio fechado, que somará em um total atualizado!

Reuniões com os dois times: Não adianta. Por mais que você pense que reuniões tomam muito tempo da sua equipe, é preciso dedicar esse tempo para integrar as duas equipes. Um problema muito grave que acontece sempre é quando o time de vendas aplica descontos ou formas de pagamento diferenciadas para conseguir trazer o cliente. E depois se a conta entre entradas e saídas não batem, quem precisa responder por isso é o setor financeiro.

A reunião com os dois times é fundamental para que eles estejam alinhados: tanto o time financeiro sabe as metas do comercial quanto o comercial sabe quais números o financeiro precisa.

Colocando esses pontos em prática a tendência é que sua empresa fique cada vez mais autogerenciável. Ou seja, os setores funcionam integrados e de forma natural, sem ser preciso que um gestor gaste seu tempo cobrando que as atividades sejam feitas.

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.