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Alimentar o Funil de Vendas com oportunidades qualificadas sempre foi um vilão para os vendedores, principalmente para aqueles que são os famosos “tiradores de pedidos”.

Então como ter estratégias corretas para realizar o abastecimento constante de leads?

Há algum tempo o mercado vem se tornando cada vez mais um “Oceano Vermelho” repleto de vendedores tubarões que saem a caça de suas presas, os Clientes.

Nossa dica de hoje é: Tenha boas estratégias para sua equipe comercial alimentar as oportunidades do seu Funil.

Acreditamos que deve se ter no mínimo 5 estratégias de Canais de Vendas para sua organização captar oportunidades.

Além dos canais convencionais como: Internet, Prospecções, Anúncios, etc, devemos ter estratégias mais específicas para criarmos o nosso “Oceano Azul” e atrair oportunidades mais “quentes”.

Passos para alimentar o Funil de Vendas de forma estratégica

Segmentação de Mercado

A segmentação de mercado pode ser feita separando os consumidores em grupos diferentes, por exemplo, você pode dividi-los por características, comportamento, necessidades, preferências e o que mais julgar relevante.

Uma segmentação assertiva busca identificar o que pode afetar a decisão de compra dos seus consumidores. Separamos aqui algumas variáveis que você pode explorar:

  • Região Geográfica,
  • Demografia
  • Gênero
  • Estilo de Vida
  • Comportamento
  • Entre outras.

Analisar quem são as personas

Após realizar a segmentação de mercado, você consegue definir sua persona, e saber quem são o usuário, influenciador e decisor.

Se colocando no lugar deles e entendendo o que pensam, o que ouvem, o que veem, o que escutam, quais as dores e ganhos. Isto se chama Empatia!

Essas informações são imprescindíveis para que cada uma destas personas perceba que o seu serviço/produto é relevante para o negócio delas.

Crie propostas de valor que são compatíveis com estas personas

Você pode tentar traduzir como seu(s) produto/serviços(s) são vistos pelas personas e como elas beneficiariam a vida deles.

Uma proposta de Valor forte é aquela que traz sentido ao público ao qual ela se direciona.

Com estas informações você terá uma linguagem mais próxima da persona, assim, criando canais de comunicação / atração com a mensagem que eles gostariam de ouvir e alimentar seu Funil de Vendas com oportunidades que possam se tornar seu cliente.

Experimente

Antes de um grande investimento, teste suas idéias na escala que caiba em seu bolso. Por exemplo: ao invés de criar um video isca super produzido, monte um piloto com seu celular, papeis, canetas, Legos®, etc.

Simulando a mensagem e roteiro, compartilhe com alguns clientes já existentes e amigos, veja qual a reação.

Caso entendam, invista no video e mecanismos de propagação (Youtube, email-marketing, redes sociais e etc). Este vídeo pode ser uma isca para que as pessoas entrem em seu site e comprem algum serviço/produto que a mensagem do video mostrou.

Proporcione conhecimento

Você pode atrair oportunidades promovendo palestras, workshops e webinars gratuitos. Esta é uma forma de Prospectar de 5 à 600 (dependendo do espaço) possíveis clientes em menos de 3 horas.

Além disso, você pode criar conteúdos em diversos formatos. As pessoas estão cada vez mais buscando conhecimento através da internet, e estes conteúdos vão desde textos em blogs a vídeos no Youtube e áudio via podcasts.

Esta é uma das formas mais efetivas para alimentar seu Funil de Vendas com boas oportunidades.

via GIPHY

Alguns dos conteúdos que você pode criar:

  • Ebook
  • Infográficos
  • Webinars
  • Pesquisas
  • Entre outros.

Conclusão

Concluindo, além dos Canais tradicionais, utilize algo inesperado/inusitado para atrair oportunidades ao seu Funil de Vendas.

Em nosso Simulador de Meta é possível saber exatamente, quantas oportunidades são necessárias para bater sua meta, você pode utilizar este recurso para construir seu planejamento baseado em números e simulações.

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.