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Trata-se de um mecanismo que facilita a reunião de ideias relacionadas à inovação, essa reunião permite avaliar se a inovação é viável ou não, o funil de inovação foi criado para ajudar os profissionais de marketing, para a criação de um bom número de ideias.

 

Funil de inovação - o que é e como aplicar

 

O que é o funil de inovação?

Para conseguir se manter competitivas as empresas necessitam da inovação, logo, é importante destacar que, este não é um processo fácil de implantar, é por isso que o funil de inovação tornou-se uma ferramenta necessária para as equipes de marketing e de vendas. 

 Através desse método, a empresa saberá qual é a inovação que pode trazer um bom retorno financeiro, além do funil também é possível utilizar um mapeamento integral e assertivo, para analisar pontos de oportunidades que a empresa pode aproveitar.

A reunião das melhores ideias também facilita a tomada de decisão, assim, apenas as ideias que são interessantes e factíveis são mantidas pela empresa, este é um procedimento que é válido para a concretização de produtos, serviços, processos ou outros projetos. 

Para que ele serve?

É parecido com o funil de vendas, ambos são estruturados por etapas para que seja realizado uma filtragem, o dever do funil de inovação é de atuar na filtragem exclusivamente de ideias, para encontrar inovações que trazem uma melhor relação risco-retorno.

Já o funil de vendas tem a função de filtrar apenas os prospects, com a missão de gerar um bom volume de vendas, encontrando com isso, potenciais clientes para um determinado produto ou serviço que a empresa esteja comercializando. 

Como funciona o Funil de inovação?

Para que seja possível encontrar boas ideias, é importante que seja feito um planejamento, através da gestão é que as melhores ideias podem ser mapeadas, é importante que seja analisada a viabilidade de cada uma das ideias que foram coletadas pela empresa.

Com este funil, as ideias são melhor organizadas, permitindo com isso, uma tomada de decisão mais eficiente, os riscos são analisados com bom senso, eliminando qualquer chance de desperdício, de tempo e de dinheiro. 

Os profissionais de marketing estão a cada ano que passa, apostando nos funis para detectar melhorias e pontos de oportunidades para a sua empresa, por isso, é sempre necessário que os profissionais fiquem atentos com novos métodos e tecnologias que este mercado disponibiliza. 

Com o avanço da tecnologia, todos esses processos podem ser acessados de qualquer lugar graças aos sistemas conhecidos como CRM, basta colocar usuário e senha para utilizar os módulos do sistema, o setor de marketing e de vendas possuem bons insights que podem ser analisados para ajudar no faturamento e no volume de vendas de sua empresa. 

Sabendo escolher boas ideias, sua empresa não errará na escolha dos produtos e serviços para o cliente final, por isso, não deixe de usar este funil e aproveite melhor as ideias em sua empresa.

Quais são as etapas?

Por ser um sistema de filtro, apresenta 3 etapas, que são: topo, meio e fundo, abaixo, mostraremos na prática como cada etapa funciona para a empresa:

Topo 

Nesta etapa, é necessário coletar o maior número de ideias para o seu negócio, para a inovação aberta é fundamental que a empresa realize o mapeamento dos desafios e de oportunidades que poderão surgir no decorrer do caminho. 

Meio 

É a segunda etapa do funil, devemos fazer a triagem das ideias que são coletadas, aqui, é primordial que a empresa realize as projeções de retornos e de riscos, para manter somente aquelas que apresentam um bom potencial. 

Fundo 

No fundo, as ideias finalmente entram em ação, é um momento complexo, afinal, envolve o desenvolvimento e implementação da inovação, nesta etapa também podemos acrescentar:

 

  • Captura de recursos para financiar o projeto;
  • Adquirir apoio de colaboradores para a implantação;
  • Elaborar um plano de marketing para apresentar o projeto ao mercado.Como aplicar o Funil de inovação

Quais são os seus benefícios?

O funil da inovação assim como o funil de vendas, traz diversos benefícios para as empresas, veja alguns desses benefícios a seguir:

 

  • Facilita o desenvolvimento de ideias com total qualidade;
  • Ajuda a definir objetivos com clareza;
  • O orçamento é elaborado com bom senso;
  • Os recursos são utilizados com mais eficiência;
  • Melhor aproveitamento de tempo entre o início do processo de desenvolvimento e a comercialização. 

 

Este funil pode ser utilizado por empresas de qualquer segmento, que estejam em busca de novas ideias, é necessário ter cautela com relação às escolhas das ideias que a empresa pretende implementar, dessa forma, a empresa escolherá apenas as ideias que são semelhantes aos seus objetivos. 

Não esqueça de analisar o mercado, para saber quais são as ideias que estão dando certo, também é necessário conhecer seu público-alvo para entender quais são as suas necessidades e interesses. 

Para escolher as melhores ferramentas de marketing, é importante ficar atento às tendências que o mercado está disponibilizando neste momento. 

Como aplicar na inovação aberta?

Quem criou o conceito de inovação aberta foi o Henry Chesbrough, proporcionando uma atualização do funil de inovação, com este conceito de inovação a empresa não está sozinha para encontrar novas ideias, é possível colocar ideias vindas do lado externo da empresa dentro do funil.

Os critérios que são utilizados na gestão, também ajudam na gestão de negócios, com isso, fica fácil comparar critérios, filtros e regras, garantindo a geração de novos produtos ou processos, alguns projetos que já estão em andamento também podem passar por avaliação.

Para a criação de um plano de inovação, veja alguns critérios que podem ser escolhidos pela empresa:

 

  • A ideia é favorável às  necessidades e desejos do usuário?;
  • Qual o risco que a ideia pode apresentar?;
  • É possível ajustar os critérios?;

Conheça agora o nosso funil de vendas!

O funil de vendas é de extrema importância para alavancar as vendas, empresas que utilizam conseguem aumentar em até 22% suas vendas, nosso software é utilizado por empresas de todos os segmentos, por exemplo:

  • Plano de saúde;
  • Financeiras;
  • Franquias;
  • Softwares;
  • Imobiliárias e corretores;
  • Consultorias e prestadores de serviços. 

O funil de inovação é um dos recursos que o nosso sistema disponibiliza, ele facilita a criação e organização de ideias, integrando também os setores de marketing e vendas melhorando com isso a comunicação interna e externa com clientes e parceiros.

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.