A palavra MÉTHODOS vem do grego, sendo a união da palavra Meta que significa resultado a ser alcançado e da palavra hodos que significa caminho, assim, podemos entender que MÉTODO é o caminho a ser construído para se atingir o resultado desejado.
Toda venda busca atingir uma Meta, muitas vezes não muito bem definida, mas sempre que falamos em vendas podemos entender que estamos buscando o melhor caminho para chegar a um resultado.
Onde falhamos na busca de encontrar a melhor forma de alcançar nossos resultados em vendas?
Nos falta MÉTODO. Sim, nos falta definir bem quais são nossas verdadeiras metas e com isso trilhar o caminho, porém é importante entender o MÉTODO de como fazer isto.
MÉTODO, foi discutido por Rene Decartes por vezes chamado de “o fundador da filosofia moderna” e o “pai da matemática moderna”, é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental.
MÉTODO segundo Rene, é composto de quatro regras básicas:
VERIFICAR se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada;
ANALISAR, ou seja, dividir ao máximo as coisas, em suas unidades mais simples e estudar essas coisas mais simples;
SINTETIZAR, agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro;
ENUMERAR todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento.
O Funil de Vendas é um MÉTODO interativo de gestão das etapas do processo comercial, visa buscar a melhoria continua dos resultados de vendas. Este método é um forte aliado dos gestores e vendedores, pois é a forma mais simples e intuitiva de mensurar as informações para tomadas de decisões estratégicas.
Quais os benefícios deste método?
Usando o método Funil de Vendas é possível gerenciar as oportunidades comerciais da prospecção ao fechamento de negócio, sabendo exatamente o que é preciso fazer para alcançar a meta.
Além disto, ele fornece ricos indicadores para auxiliar nas estratégias, como:
– Onde estão as oportunidades no processo
– Taxa de conversão total e entre etapas
– Projeção de vendas
– Produtividade dos vendedores
– Oportunidades Ganhas vs Perdidas
– Motivos pelo qual perdeu ou ganhou oportunidades
– Canais de Vendas
– Tempo de negócio
– Posição atual em vendas
– Etc
O Método Funil de Vendas é um verdadeiro gestor visual de suas vendas e sua utilização é fundamental para o crescimento e a saúde financeira da organização.
Coloque em prática esta metodologia em nossa poderosa ferramenta
por Percival Oliveira