Pensando na importância de esclarecer alguns mitos, hoje vamos falar sobre 5 mitos e verdades que envolvem o termo “Funil de Vendas” para que você possa entender melhor como aplicá-lo em seu negócio. Acompanhe!
Funil de Vendas é um método
✅ Verdade: Muito além de um sistema ou um simples desenho com etapas soltas, o Funil de Vendas é um método que aqui no Brasil foi trazido e registrado pela empresa que leva o mesmo nome e traduz a essência da metodologia.
Com o método você constrói as etapas do seu processo de venda e aqui é muito importante lembrar a necessidade de um processo de venda bem estruturado.
Funil de Vendas é marketing digital
🚫 Mito: Nos últimos anos muito tem se ouvido falar sobre funil de vendas, principalmente em relação ao marketing digital. No entanto, sabemos que nem tudo o que se ouve é verdade, e isso é algo que pode atrapalhar muito quem está adotando o método nos negócios e busca resultados.
Captura de leads para “abastecer” o funil de vendas é um dos grandes mitos que se contam. O Funil pode ser aplicado sem o uso do marketing digital, como no varejo. Criar landing pages, enviar e-mails com oferta e pegar pesado no marketing digital é apenas um dos canais para alimentar de contatos o seu processo de vendas.
Além disso, ainda acredita-se que o método surgiu no meio digital, mas na verdade já existia muito antes os processos físicos.
É o mesmo modelo sempre
🚫 Mito: Acreditar que o Funil de Vendas é composto sempre pelas mesmas etapas é um erro grave que acaba sendo cometido ainda por muitas empresas e gestores.
No entanto, a verdade é que para se aproveitar ao máximo do que o método oferece é preciso personalizá-lo de acordo com o seu processo. De nada adianta usar algo pré montado que deu certo para alguém mas que não se encaixa na realidade do seu mercado.
O Funil de Vendas mostra o caminho a seguir
✅ Verdade: Com o Funil de Vendas gestores e vendedores conseguem enxergar o que deve ser feito (como atividades, por exemplo) e qual a melhor forma de fazer isso, o que tem trazido resultados ou não, o que é extremamente positivo para um time comercial que está em busca de otimizar seus processos e gerar mais vendas.
E mais do que isso: Funil de Vendas não atrapalha a produtividade da sua equipe, pois ali eles não precisam ficar fazendo relatórios ou preenchendo dezenas de dados. A ideia é justamente aumentar a produtividade.
Funil de Vendas é uma marca
✅ Verdade: Aqui no Brasil Funil de Vendas é uma marca e um produto registrados. Por isso é preciso conhecer o método verdadeiro para não ser confundido pelas diversas explicações (e aplicações) erradas que aparecem por aí.
Se você ainda não conhece o método na prática e quer saber mais do Funil de Vendas oficial do Brasil, te convido a conhecer mais o blog do Funil de Vendas. E deixe sua opinião sobre o assunto e experiências com o uso da metodologia em seus negócios.