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Olá,

Infelizmente a nossa cultura formou uma falsa e má opinião sobre vendedores. Para algumas pessoas, vendedores são meros “enrolões” de clientes. São aqueles “chatos” que tentam convencer os “pobres coitados” a comprarem seus produtos e serviços.

A verdade é que, em todo lugar existem pessoas que não estão nem aí para o cliente, fazendo da profissão de vendas uma rotina para suprir a deficiência profissional. Aliás, está aí a definição mais comum do mercado: “Não deu certo sendo engenheiro, advogado, administrador, etc e virou vendedor.”

De fato esta é pior definição de um profissional que a cada dia deve ser mais valorizado, afinal de contas, sem vendas, nenhuma empresa sobrevive.

Porém tem uma ressalva que é verdadeira: se vendas é uma profissão, assim como engenharia, porque os vendedores não se profissionalizam?

Vendas não é dom!

O dom de falar bem, comover, envolver e convencer pessoas chama-se Eloqüência. Vendas, assim como qualquer outra profissão, é uma ciência e esta deve ser estudada e aperfeiçoada.

Portanto, ninguém nasce vendedor! A boa notícia é que dá para aprender a ser extraordinário nesta profissão.

Eis algumas dicas:

Desenvolva suas competências
Técnicas: Conheça seu produto / serviço, mercado, perfil do cliente, empresa, etc.
Gerencial: Gerencie suas atividades, domine os números e tenha uma visão clara dos resultados. Desta forma será possível ter poder de ação sobre as vendas.
Comportamental: Desempenhe um papel admirável, execute consistentemente e não desista com facilidade.

Busque por oportunidades

• Prospecte novas oportunidades
• Trabalhe os clientes de sua carteira. Segundo estudos de mercado, vender para quem já compra pode ser de 5 a 8 vezes mais barato.
• Peça indicações

Tenha um método

Se você não sabe porque e como fazer, nunca terá êxito. Grandes vendedores se destacam, pois eles tem possuem um método em vendas e o executa consistentemente.

Atualmente o único método para gerenciar oportunidades de forma sistêmica, assertiva e simples é o funil de vendas. Definindo suas etapas de vendas, fica muito mais fácil saber o que fazer para bater sua meta.

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.