Skip to main content

Para saber o que a Netflix tem para nos ensinar em vendas, saiba que ela  pode ser considerada uma das plataformas mais amadas do Brasil. A franquia ocupa a terceira posição no ranking mundial. Seus números são surpreendentes.

Mas, porque  faz tanto sucesso?

A resposta é simples.

É oferecido um serviço de qualidade, boa performance e uma cobrança com preços que atendem a todos os bolsos, e é justo pelos serviços oferecidos.

Você sabia que a Netflix tem muito a nos ensinar sobre vendas? E como ela pode impactar na gestão comercial da sua empresa?

Nesse texto será possível entender alguns motivos que fazem a plataforma ser um exemplo. Continue a leitura!

Por que Netflix é um fenômeno?

A plataforma de streaming revolucionou o mercado audiovisual, mudando o jeito de consumir entretenimento.

Durante a pandemia de Covid-19 e os cinemas fechados, a escolha das famílias foi assinar essa modalidade para exibição de filmes e séries.

Fundada em 1997 como uma locadora de vídeo, conta hoje com mais de 183 milhões de assinantes em todo o mundo. Além disso:

  • Mais de 1 bilhão de horas de consumo de vídeos por semana;
  • Aproximadamente 77 milhões de seguidores no facebook;
  • Quase 15 milhões de seguidores no twitter;
  • Cerca de 9 milhões de inscritos no YouTube;
  • 26 milhões de seguidores no Instagram.

Com a assinatura, é oferecido ao cliente milhares de filmes, séries e documentários, podendo ser acessado de todas as plataformas digitais.

8 filmes imperdíveis para vendedores.

Mas, o seu boom, se deu com o lançamento de séries originais, fazendo com que a Netflix se tornasse um fenômeno mundial.

 

Principais diferenciais da Netflix

A empresa colocou um fim nas vídeo-locadoras e saiu na frente de suas concorrentes quando o assunto é streaming, sendo uma referência como máquina de vendas.

Contudo, mesmo com o passar dos anos, continua em ritmo de crescimento acelerado.

Seu maior diferencial é ter um catálogo original que atende a todos os gostos, investidos nos mais diversos formatos.

Além disso:

  • Proporciona uma busca personalizada de acordo com o gosto de cada assinante;
  • Suas produções originais contam com diversidades para atender a todos os públicos;
  • Cada plano de assinatura conta com uma qualidade diferente para se tornar acessível a todos;
  • O serviço pode ser cancelado a qualquer momento, e se for antes do final do faturamento, você continua tendo acesso até terminar o prazo.

Atualmente, a Netflix faz parte da vida das pessoas, sendo o maior provedor de transmissão audiovisual no mundo.

 

Ações de sucesso da Netflix

Como dito anteriormente, tudo começou em 1997. Através de uma mensalidade, o cliente solicitava pela internet quais DVDs queria assistir e recebia em casa.

A partir das escolhas era criado um banco de dados que mostrava qual poderia ser o perfil do consumidor.

Anos depois foi criado a Netflix que acabou ousando e começou criar conteúdos digitais.

Além da plataforma streaming, utiliza ações em conteúdos de blog, Youtube, e uso constante das redes sociais para ser mais próxima do público.

 

Impactos da Netflix no mercado

O sucesso da plataforma, contribui para mudanças nos processos de produção e distribuição de conteúdo que possam ter a ajuda dos espectadores.

Algumas estratégias que fazem parte das diferenças entre okr e kpi, podem ser utilizadas por quem deseja conquistar sucesso como a Netflix.

A grosso modo, os consumidores abandonaram uma postura passiva de assistir apenas na sala de casa, e passaram a assistir quando e de onde quiserem.

 

Lições da Netflix em vendas:

Uma coisa é certa, a Netflix é um case de sucesso e todo empreendedor precisa ter como referência.

Com milhares de assinantes não poupa criatividade para atrair público. As interações veem pelas redes sociais e qualidade do serviço.

Confira 5 lições fundamentais.

1 – Inovação 

A maior inovação da marca, sem dúvidas, foi o lançamento da sua plataforma streaming.

Agora, se você deseja inovar tanto quanto a Netflix, pode investir em um curso de Python.

Que nada mais é do que uma das linguagens de programação mais populares da atualidade.

 

2 – Contato original com o público 

Uma das principais estratégias de marketing é usar as redes sociais para se comunicar.

Utilizar as ferramentas para respondê-los de forma leve e humorada, além de auxiliar na hora de conhecer melhor quem utiliza seus serviços.

 

3 – Constrói uma relação a longo prazo

Relações a longo prazo é um planejamento que pode durar anos para ser colocado em prática.

Porém a partir dele é possível definir qual estratégia utilizar e consequentemente saber qual o posicionamento da organização. 

 

4 – Personalidade como um posicionamento de marca

Marcas com personalidade permitem melhor identificação dos seus clientes.

É através dessa marca que encontramos posicionamento no mercado. 

 

5 – Ousadia e coragem

Não tenha medo de arriscar. É preciso ser ousado para recomeçar quantas vezes forem necessárias.

Empreender nunca foi fácil, portanto use e abuse da ousadia e coragem para ir longe. 

Ademais, foi possível perceber os motivos que fazem a Netflix ser autoridade no quesito vendas, não é mesmo?
A plataforma conta com os principais recursos disponíveis quando o assunto é tecnologia.

Aproveita, e compartilha esse conteúdo com sua rede de contatos. Eles vão adorar!

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis
Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.