Para muitos, 2015 foi um ano para ser esquecido. E as expectativas nada animadoras apontam que em 2016 continuaremos a viver momentos de muitas incertezas. A boa notícia é que, apesar das adversidades, ainda é possível vender mais, melhor e com maior produtividade, pois, embora não pareça, existem inúmeras oportunidades nestes momentos de crise.
Saiba como ser mais eficiente e efetivo em vendas nos momentos de incerteza econômica do mercado
A pergunta que todo empresário ou gestor deve fazer agora é: “O que nos trouxe até aqui é o que vai nos levar para onde queremos ir daqui pra frente?”. Certamente a resposta é “Não”. Mas o que pode então ser feito para ganharmos velocidade em nossas vendas?
Compartilho abaixo alguns pontos do programa de gestão que batizei como “Vendedorismo”. -São pontos simples e que podem ser aplicados pelos gestores de venda, focando a criação de um ambiente em que 100% dos funcionários são direcionados a terem atitudes vendedoras. – Marcelo Baratella
Autonomia: permita que todos dentro da empresa tenham liberdade para pensar e agir de forma responsável, para que se sintam “donos do negócio”;
Domínio: desenvolva o “empoderamento” da sua equipe, realizando treinamentos semanais com o time de vendedores, para que eles tenham pleno conhecimento do que fazem e dos produtos que vendem;
Escuta ativa: esteja presente com seus clientes, preste muita atenção no que eles dizem, escutando mais do que falando. Pergunte-se o tempo todo: “Você seria seu próprio cliente?”
Pontos de contato: mapeie todos os pontos que incomodam seus clientes. Descubra tudo o que eles realmente querem e resolva seus problemas pontualmente (a chance de indicarem você para outros clientes é bem alta)