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Filmes com Will Smith são sempre um sucesso de bilheteria. O filme “À Procura da Felicidade” (2006) protagonizado pelo ator Will Smith é um dos grandes filmes da dramaturgia. Inspirado em fatos reais, o filme com Will Smith nos leva a refletir sobre atitudes, comportamentos, nossa vida pessoal e até mesmo profissional.

Sim, se você trabalha com vendas, saiba que a história baseada na vida de Chris Gardner possui grandes ensinamentos para sua atuação profissional.

Lições valiosas: O que Will Smith pode nos ensinar sobre vendas?

Uma das primeiras lições que o filme apresenta é com relação a capacidade de se atualizar. Ser capaz de perceber as mudanças no mercado, quais as movimentações, inovações e o que pode se tornar obsoleto em pouco tempo.

No início do filme o ator principal investe todas as suas economias em modernas máquinas que realizam exames semelhantes aos do raio X.

Filme com Will SmithEsta questão possui dois problemas: recorrência e aderência. O produto oferecido não possuía recorrência alguma, desta maneira, para que ele voltasse a ter lucro, a única alternativa seria com novas vendas.

Além disso, antes de lançar qualquer produto ou assumir riscos assim, é necessário avaliar qual a aderência e necessidade do mercado. As máquinas não possuíam demanda!

Essas questões possuem um olhar muito mais empreendedor do que vendedor. Porém, são extremamente válidas quando pensamos em análise de mercado.

O filme com Will Smith nos leva a reflexões ainda mais profundas. Em 2018, nós, aqui do Funil de Vendas produzimos um conteúdo em vídeo a respeito do tema.

Assista a edição do filme com esta lições:

Os passos que o protagonista percorre para alcançar o sucesso nas vendas seguem extremamente atuais.


Listamos neste artigo os 12 passos que Will Smith pode nos ensinar em vendas e como cada um deles pode transformar sua vida profissional.


Esteja disposto a aprender, explore as técnicas de vendas

A prepotência pode ser um dos seus maiores inimigos, tenha humildade e disposição para aprender.

Todas as pessoas possuem algo a nos ensinar em vendas, independente de cargos ou posições. Esteja disposto a aprender.

Aprenda sobre seu produto e o mais importante, aprenda sobre a realidade do seu cliente.

Como diz o ditado: Temos 2 ouvidos e 1 boca e isto quer dizer que, em vendas, você deve fazer as perguntas certas e ouvir o seu cliente. Ele tem muito para te ensinar.

Vale também ressaltar que é muito mais barato aprender com o erro dos outros, portanto, busque cases de sucesso e de fracasso em seu segmento de mercado. Isto trará lições valiosas pra ti!

Não saia prospectando em todo lugar, trabalhe antes na estratégia de vendas

Por mais desesperador que possa estar seu cenário de vendas apelar para prospecção exacerbada não é a solução. É o como diz o velho ditado:

Afie constantemente seu machado!

Ter uma estratégia de vendas neste momento é fundamental para você não sair “atirando para todo lado”.

Dica:

  1. Quantifique o mercado: Faça-se a pergunta… Quantas empresas do segmento X, com natureza de operação Y, Faturamento Z e Localizadas no lugar “Tal” existem?
  2. Construa sua lista de prospects (Busque no Google ou softwares de listas)
  3. Refine a lista buscando os decisores (Nome, e-mail, telefone, cargo, etc)
  4. Coloque em um CRM… Aqui usamos um top! Funil de Vendas 😉
  5. Qualifique estas oportunidades
  6. Marque a visita
  7. Siga o processo de vendas!

Você irá gastar energia com pessoas que não estão interessadas no seu produto, quando na verdade, poderia estudar seus potenciais clientes para alcançar vendas efetivas.

Então não se desespere, mantenha a calma e consciência de que está no caminho certo.

Escrevemos uma matéria que irá te ajudar saber em que momento o lead está para ser inserido em seu Funil de Vendas. Leia esta matéria aqui.

Defina o perfil ideal de cliente

Tenha em mente quem são as pessoas mais propensas a adquirir sua solução. Pesquise sobre elas.

Com a internet isso é ainda mais fácil. Hábitos, rotinas, cargos, vida pessoal, tudo é relevante.

Essas informações podem ser extremamente úteis no momento de traçar sua estratégias de vendas.

Com esses dados em mãos é possível identificar o que é relevante para seu cliente ou não.

Neste link disponibilizamos um guia para você definir o perfil ideal de cliente. Vale conferir!

Conheça as características e benefícios do seu produto

Uma das coisas que Will Smith pode nos ensinar em vendas a partir do filme é que para vender qualquer produto é necessário conhecimento. Antes de comprar qualquer produto as pessoas buscam conhecer suas funcionalidades, atributos e benefícios.

Fornecer essas informações para o cliente e garantir que todas as suas dúvidas estejam sanadas é crucial.

Além disso transmitir confiança no que diz também faz toda a diferença. Afinal de contas se nem ao menos você acredita no que está falando, por que o cliente deveria?

Divida a prospecção em duas etapas: busca e qualificação

O alinhamento entre marketing e vendas é essencial neste ponto. O processo de atração de novos leads e qualificação deve acontecer de maneira natural entre os setores.

O que Will Smith pode nos ensinar em vendas

Com a entrada de novos leads no Funil de Vendas, cabe ao vendedor analisar o estágio em que se encontra o lead.

Perceber o que falta para sua tomada de decisão e fornecer as informações necessárias para que essa conversão aconteça.

Seja o melhor no que faz

Talento, esforço ou técnica, não importa no que você é melhor, você precisa ser o melhor.

Possuir isso como meta é o primeiro passo para alcançar o sucesso e uma das melhores coisas que Will Smith pode nos ensinar em vendas no filme.

Tenha em mente seus pontos fortes e fracos, identifique suas falhas e busque melhorar constantemente. Não se acomode!

Tenha metas claras, com propósito forte

Se toda a equipe de vendas possui uma única meta, porcione e aumente. Defina qual será a sua meta.

Coloque metas diárias, semanais e mensais. Acompanhe constantemente seu desempenho e identifique pontos de atenção.

Desta maneira, caso sua estratégia não esteja dando certo, ainda há tempo para correção. Desenhe também qual o seu propósito para alcançar os resultados.

Pense no que te motiva a crescer profissionalmente e o que te dá forças diariamente.

Treinamento de vendas: Estude, estude, estude vendas

Ao contrário do que se imagina, trabalhar com vendas não é intuição, dom ou algo do tipo. Assim como em outras profissões é necessário muito estudo e dedicação.

Quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será o seu processo de vendas.

Conheça o treinamento de vendas mais inovador do Brasil 👆👆👆

Atualmente é possível encontrar diversos blogs que produzem conteúdo de qualidade no setor. O funil de vendas é um deles, porém, o mercado em geral produz muito conteúdo relevante também.

Aplique o funil de vendas: este é o melhor método para bater sua meta

O CRM da funil de vendas foi desenhado de acordo com a jornada de compra do consumidor, desta maneira, contar com a ferramenta é o caminho mais rápido e eficaz para alcançar suas metas.


É possível acompanhar o desempenho da equipe em tempo real e além disso, ter uma visão 360º de todas as etapas do funil.

Execução consistente: essa é sua maior vantagem competitiva

Mantenha a consistência em suas ações. Não perca o foco mesmo com negativas e pressões externas.

Essa consistência é que irá garantir seus ótimos indicadores.

Foque no decisor e não perca a esperança

Em um processo de vendas é comum que outras pessoas, que não o decisor, façam a intermediação da compra.

Porém, seu foco deve ser sempre o decisor final. Utilize estratégias que o levem até essa pessoa. Detalhes muito específicos da empresa em geral demandam essa participação.

Mesmo quando alcançar seu objetivo permaneça consistente

Não se deixa levar por ótimos indicadores, lembre-se que sempre é possível melhorar. Lembre-se sempre do seu propósito e qual a sua motivação diária.

Por isso, não se vislumbre e tão pouco deixe de se dedicar por ter alcançado sua meta.

Filmes com Will Smith

ANO TÍTULO PAPEL
2027 Selling Time
2022 Bad Boys 4 Mike Lowrey
2022 Uptown Saturday Night
2020 Bright 2 Daryl Ward
2020 Brilliance
2020 King Richard Richard Williams
2019 Aladdin Gênio
2019 Bad Boys para Sempre Mike Lowrey
2019 Dads
2019 Projeto Gemini Henry Brogan / Junior
2019 Um Espião Animal Lance Sterling
2018 Quincy Ele mesmo
2017 Bright Policial
2016 Beleza Oculta Howard Inlet
2016 Esquadrão Suicida Floyd Lawton / Pistoleiro
2015 Golpe Duplo Nicky
2015 Um Homem Entre Gigantes Dr. Bennet Omalu
2014 Um Conto do Destino Juiz
2013 Depois da Terra Cypher Raige
2013 Tudo por um Furo ESPN Reporter
2012 Homens de Preto 3 J
2008 Hancock Hancock
2008 Sete Vidas Ben Thomas
2007 Eu Sou A Lenda Robert Neville
2006 À Procura da Felicidade Christopher Gardner
2005 Hitch – Conselheiro Amoroso Alex ‘Hitch’ Hitchens
2004 Eu, Robô Del Spooner
2004 Menina dos Olhos Ele mesmo
2004 O Espanta Tubarões Oscar
2003 Bad Boys II Detetive Mike Lowrey
2002 Ali Cassius Clay/ Muhammad Ali
2002 Homens de Preto 2 Jay
2000 Lendas da Vida Bagger Vance
1999 As Loucas Aventuras de James West Capitão James West
1998 Inimigo do Estado Robert Clayton Dean
1997 Homens de Preto Jay
1996 Independence Day Captain Steven ‘Eagle’ Hiller
1995 Os Bad Boys Detetive Mike Lowrey
1995 Um Maluco no Pedaço – Temporada 6 Will Smith
1994 Um Maluco no Pedaço – Temporada 5 Will Smith
1993 Feita por Encomenda Tea Cake Walters
1993 Seis Graus de Separação Paul
1993 Um Maluco no Pedaço – Temporada 4 Will Smith
1992 Um Maluco no Pedaço – Temporada 3 William ‘Will’ Smith
1991 Um Maluco no Pedaço – Temporada 2 William ‘Will’ Smith
1990 Um Maluco no Pedaço – Temporada 1 Will

Conclusão

A recompensa do esforço sempre vem. Ao seguir esses passos, sempre com dedicação e consistência os resultados com certeza virão.

Com certeza, ao assistir novamente o filme sua percepção quanto a cada uma das cenas irá mudar e você verá tudo que Will Smith pode nos ensinar em vendas! Tenha em mente que você é capaz de criar e colocar em prática suas oportunidades.

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.