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Conseguir gerar mais vendas pode ser um desafio para as empresas. Ter uma prospecção pode ajudar nesse desafio

Um bom processo de vendas é complexo e com várias etapas. Mas, todo esforço é válido, pois fará com que os clientes comprem mais. Conquistar esses clientes é a fase mais importante durante o processo de venda.

 

Uma boa prospecção é fundamental para quem busca excelentes resultados. Afinal de contas: Quem não prospecta não vende!

É nesse processo que os produtos ou serviços da empresa chegam nas pessoas certas. Sem essa etapa não será possível ter leads no funil, ou seja, sem vendas não existem negócios a serem fechados.

O que é prospecção de vendas? 

Prospecção de vendas é um conjunto de estratégias, que juntas buscam captar clientes em potencial. Ou seja, encontrar compradores para o seu nicho de vendas gerando oportunidades de negócio.

 

Seu objetivo é identificar pessoas ou empresas com perfil para possíveis clientes. A ideia é construir um contato com o lead antes mesmo de finalizar a venda, fazendo com que se torne sua porta de entrada.

 

Para realizar uma prospecção de vendas efetiva é necessário:

 

  • Realizar um primeiro contato;
  • Fazer pesquisas;
  • Ter uma boa conexão com seu potencial cliente;
  • Fazer ele enxergar que a sua empresa é o melhor para ele;
  • Ter disponibilidade para atender o seu lead;
  •  Persistir em abordagens até uma ser positiva;
  • Saber quando passar o lead para a equipe de vendas.

 

Tipos de prospecções de vendas 

A essência das vendas é a procura por potenciais compradores. Quando falamos em prospecções, podemos dividi-las em duas vertentes fundamentais durante o processo. Veja:

Prospecção de vendas passiva

Espera que o cliente vá atrás da empresa. Entretanto, para que isso ocorra, é preciso que os times de marketing e vendas operem juntos, proporcionando soluções capazes de fazer o cliente querer conhecer mais sobre a empresa.

Prospecção de vendas ativa

Diferente da forma passiva, a ativa busca por novos contatos para a empresa. É feito uma espécie de busca pelos leads, desse modo o vendedor participa ativamente indo atrás dos clientes. Essa busca acontece com o auxílio de diversos canais, sejam eles ligações, e-mails, ou a famosa porta a porta.

 

Qual é o papel do Sales Development Representative (SDRs)? 

Sales Development Representative, conhecido como SDRs, é um profissional de Inside Sales, ou seja, responsável pelas vendas internas, portanto, atuam como vendedores.

Sua principal responsabilidade não é efetuar vendas diretas, mas sim, posicioná-las para as etapas do funil de vendas e com isso ter ações de execução consistentes.

 

A rotina de um SDRs consiste em se conectar diariamente com os Leads, realizar follow-up com aqueles que não deram retorno em um primeiro contato e ainda agendar reuniões com os vendedores responsáveis.

 

Canvas para prospecção8 Técnicas incríveis de prospecção de vendas 

Agora que já sabemos como funciona a prospecção de vendas, que tal entender as suas técnicas? Seguir esses passos, pode ser a peça que faltava para sua prospecção ter êxito.

#1 Conheça o mercado e seu lead

Estude o mercado e conheça os ambientes que o setor está inserido. Por exemplo, busque por notícias de tecnologia e as leis que estão sendo debatidas para entender como esses fatores afetam o seu produto/serviço.

Além disso, pesquise seu lead para saber se ele será um potencial cliente, marque reuniões, conheça-o muito bem.

#2 Encontre potenciais clientes

Defina quais abordagens serão usadas para encontrar esses clientes, e se usará o meio passivo ou ativo.

#3 Leve em consideração o perfil do seu negócio

Conheça muito bem o seu mercado, estude antes de começar sua prospecção por clientes. Informações sobre seu nicho de atuação e seu público alvo são essenciais.

#4 Ofereça soluções em detrimento do produto em si

Ofereça soluções que irão ajudar no dia a dia. O vendedor precisa conhecer a empresa a ser contratada e explicar como seu produto ou serviço pode ser útil.

#5 Qualifique todos os contatos da lista e escolha o momento certo

Saiba o momento certo de entrar em contato. Esteja preparado para abordar novos clientes onde quer que esteja e sob qualquer situação.

#6 Use e-mail e foque em técnicas de follow-up

Enviar e-mails é fundamental, mas as técnicas de follow-up são importantes para que o vendedor conquiste o consumidor e consequentemente feche contrato.

#7 Trace metas e objetivos

Estabeleça as metas que deseja alcançar. Você pode investir em um curso de power bi para ter uma visão estratégica sobre dados e projeções.

#8 Prepare-se para as reuniões

Estude e pesquise sobre o cliente que você vai atender. Profissionais sem preparação não são indicados para fechar negócios.

 

Todas essas dicas podem ser aliadas a tecnologias durante todo o processo, até mesmo no pós-venda.

Entre elas o SAAS que disponibiliza softwares e soluções tecnológicas pela internet e o BAAS que é um sistema bancário completo que garante serviços financeiros pela web.

Afinal, a transformação digital tem grande impacto no nosso cotidiano.

Uso do software CRM na prospecção de clientes

Agora… Não adianta nada você fazer um esforço enorme em prospecção e não gerir seu processo de vendas com um software CRM.

Imagine que você fale com 10 pessoas hoje, mais 10 amanhã e assim por diante, chagando ao final do mês tendo falado com uma média de 250 pessoas. Eu aposto que você não sabe o que combinou com as 10 primeiras! 🙂

É ai que entra o Software CRM. Ele é uma poderosa ferramenta que irá trabalhar pelo vendedor e pelo gestor comercial, trazendo todo controle necessário para aumentar as vendas a curto, médio e longo prazo.

Neste post mostramos exatamente o que é um CRM e como você pode adotar para sua empresa.

Até o próximo artigo!

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.