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Se você pensa em venda como sendo algo automático, para falar do seu produto e insistir para o cliente comprar, esse texto é para você.

Hoje vamos te explicar sobre a importância de construir relacionamento com clientes, porque você deve fazer isso e claro, como você pode fazer isso.

O que é o relacionamento com o cliente?

Quando falamos em criar relacionamentos, muitos vendedores acham que vão precisar forçar amizade com todos seus clientes e não se sentem à vontade para investir nesse novo modelo de atendimento.

Porém, o relacionamento com o cliente é você ir além da venda tradicional e entregar valor de fato para o seu cliente.

Ao relacionar-se com ele, você entenderá o que ele busca, qual o tempo dele para a compra e ganhará sua confiança, o que é fundamental quando falamos em mercados competitivos (e vamos combinar, todos mercados estão competitivos!).

Como criar relacionamento com seu cliente?

Não pense que criar relacionamento com o seu cliente é ligar para ele todos os dias ou vê-lo todos finais de semana.

Para criar um relacionamento sólido com seu cliente, você precisa conhecê-lo e principalmente conseguir ouvir o que ele tem a dizer.

Ao ouví-lo, você poderá identificar seus gostos e necessidades e a partir disso oferecer o melhor atendimento possível.

É claro que sozinho fica difícil de conhecer todos seus potenciais clientes. Por isso, contar com a ferramenta certa é necessário e quando falamos em relacionamento com o cliente estamos falando em CRM.

Do inglês Customer Relationship Management, CRM é o gerenciamento do relacionamento com o seu cliente.

Com uma ferramenta de CRM você consegue cadastrar históricos de atendimento, agendar atividades para realizar com esse cliente e principalmente ter todo acompanhamento do que foi trabalho com ele durante todas as etapas.

Além disso, contando com um bom sistema você ainda consegue visualizar todo seu Funil de Vendas e controlar as oportunidades que estão chegando sem deixar nada perdido pelo caminho!

Ter boas informações e dados completos sobre seus cliente é fundamental para esse relacionamento ser construído, mas ter essas informações organizadas e com fácil acesso é o primeiro passo!

Ligou para seu cliente? Anote.

Seu cliente comentou que precisa de algo específico? Anote.

Ele vai viajar e pediu para que você entre em contato somente daqui um mês? Anote!

Quais as vantagens de ter um relacionamento com o seu cliente?

Na hora de fazer uma compra, você prefere investir seu dinheiro com uma empresa desconhecida ou com uma empresa que você já vem tendo contato e sendo atendimento há algum tempo?

As principais vantagens que todo time comercial encontra ao construir relacionamentos com os clientes são:

1. Maior confiança

Você ganha do seu concorrente porque seu futuro cliente já confia em você. A confiança se ganha porque você lembrou de tudo que foi conversado, não esqueceu datas importantes na negociação e se fez presente nos momentos decisivos.

2. Fidelização

Se durante todo o processo de compra seu cliente se sentiu seguro e depois de efetivar a compra continuou recebendo um atendimento de qualidade, a tendência é que ele fidelize, continue a consumir e ainda indique sua empresa e seus serviços para outras pessoas.

3. Resolver problemas

Ao ter um relacionamento com seu cliente e estar sempre em contato, você e sua equipe conseguem identificar possíveis problemas antes que eles causem prejuízos para qualquer uma das partes.

Portanto, além de mostrar eficiência e proatividade, você ainda evita situações negativas para o cliente.

4. Ter um sistema de CRM atualizado

Com o seu relacionamento com o cliente sendo cultivado, você sempre abastecerá o seu CRM com informações atuais, o que facilitará para toda equipe conhecer esse cliente!

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.