Se você pensa em venda como sendo algo automático, para falar do seu produto e insistir para o cliente comprar, esse texto é para você.
Hoje vamos te explicar sobre a importância de construir relacionamento com clientes, porque você deve fazer isso e claro, como você pode fazer isso.
O que é o relacionamento com o cliente?
Quando falamos em criar relacionamentos, muitos vendedores acham que vão precisar forçar amizade com todos seus clientes e não se sentem à vontade para investir nesse novo modelo de atendimento.
Porém, o relacionamento com o cliente é você ir além da venda tradicional e entregar valor de fato para o seu cliente.
Ao relacionar-se com ele, você entenderá o que ele busca, qual o tempo dele para a compra e ganhará sua confiança, o que é fundamental quando falamos em mercados competitivos (e vamos combinar, todos mercados estão competitivos!).
Como criar relacionamento com seu cliente?
Não pense que criar relacionamento com o seu cliente é ligar para ele todos os dias ou vê-lo todos finais de semana.
Para criar um relacionamento sólido com seu cliente, você precisa conhecê-lo e principalmente conseguir ouvir o que ele tem a dizer.
Ao ouví-lo, você poderá identificar seus gostos e necessidades e a partir disso oferecer o melhor atendimento possível.
É claro que sozinho fica difícil de conhecer todos seus potenciais clientes. Por isso, contar com a ferramenta certa é necessário e quando falamos em relacionamento com o cliente estamos falando em CRM.
Do inglês Customer Relationship Management, CRM é o gerenciamento do relacionamento com o seu cliente.
Com uma ferramenta de CRM você consegue cadastrar históricos de atendimento, agendar atividades para realizar com esse cliente e principalmente ter todo acompanhamento do que foi trabalho com ele durante todas as etapas.
Além disso, contando com um bom sistema você ainda consegue visualizar todo seu Funil de Vendas e controlar as oportunidades que estão chegando sem deixar nada perdido pelo caminho!
Ter boas informações e dados completos sobre seus cliente é fundamental para esse relacionamento ser construído, mas ter essas informações organizadas e com fácil acesso é o primeiro passo!
Ligou para seu cliente? Anote.
Seu cliente comentou que precisa de algo específico? Anote.
Ele vai viajar e pediu para que você entre em contato somente daqui um mês? Anote!
Quais as vantagens de ter um relacionamento com o seu cliente?
Na hora de fazer uma compra, você prefere investir seu dinheiro com uma empresa desconhecida ou com uma empresa que você já vem tendo contato e sendo atendimento há algum tempo?
As principais vantagens que todo time comercial encontra ao construir relacionamentos com os clientes são:
1. Maior confiança
Você ganha do seu concorrente porque seu futuro cliente já confia em você. A confiança se ganha porque você lembrou de tudo que foi conversado, não esqueceu datas importantes na negociação e se fez presente nos momentos decisivos.
2. Fidelização
Se durante todo o processo de compra seu cliente se sentiu seguro e depois de efetivar a compra continuou recebendo um atendimento de qualidade, a tendência é que ele fidelize, continue a consumir e ainda indique sua empresa e seus serviços para outras pessoas.
3. Resolver problemas
Ao ter um relacionamento com seu cliente e estar sempre em contato, você e sua equipe conseguem identificar possíveis problemas antes que eles causem prejuízos para qualquer uma das partes.
Portanto, além de mostrar eficiência e proatividade, você ainda evita situações negativas para o cliente.
4. Ter um sistema de CRM atualizado
Com o seu relacionamento com o cliente sendo cultivado, você sempre abastecerá o seu CRM com informações atuais, o que facilitará para toda equipe conhecer esse cliente!