Olá,
É comum nas visitas, mentorias e workshop que realizamos, ouvir falar que o time comercial precisa vender mais e ao questionar os gestores e vendedores do porque não estão vendendo, nos deparamos com duas situações frequentes:
1.Não vendemos porque o mercado está parado
Geralmente esta é uma grande muleta das mais diversas equipes comerciais. Sim, estamos passando por momentos complicados, porém devemos ajustar nossa direção, ritmo e freqüência para buscar resultado onde antes não tínhamos.
2. São muitos os concorrentes
Isto é obvio! Agora somos mais pessoas por metro quadrado no planeta, é comum encontrar à dez passos de onde está, um possível concorrente.
Mas no fundo no fundo… a resposta sempre será: Não sei porque não vendo!
Porque não faço?
Esta é uma resposta que a maioria de nós, em nosso íntimo teríamos, pois de fato se não estamos vendendo mais é porque não sabemos como!
Somos chamados para resolver um desafio que é comum: Preciso vender, porém não sei como. Esta é uma dor que não somente empresas novas possuem, mas também aquelas que passam de geração em geração.
Simplicidade é o melhor remédio
A dica que damos é: Se não for simples, não funciona.
Toda vez que em sua vida, empresa, projetos, vendas, etc começar a complicar, você pode ser duas escolhas: Ou pare, ou reveja.
Somos bombardeados por inúmeras informações todos os dias, isto faz com que nossa mente fique conectada no “220v”, onde somos imersos em um emaranhado de problemas e não vemos mais solução. Este é um típico cenário das equipes de vendas, na busca por resultado sempre imediato, saem “atirando para toda lado”.
Tudo o que fazemos é Funil de Vendas!
Se tratando vendas, o método mais eficiente para saber o que é preciso fazer para bater a meta ou superar os resultados é o Funil de Vendas. Primeiro, porque método é o caminho para se atingir a meta. Segundo, porque todo vendedor extraordinário de forma consciente ou inconsciente usa um método e executa-o de forma consistente, dia após dia.
Portanto, se precisa vender mais e melhor, siga estas 5 dias:
1. Seja simples: Não enrole para pegar o telefone e começar a prospectar. Quem chega primeiro, bebe agua limpa, como diz: Marcelo Baratella.
2. Tenha um método em vendas (Funil de Vendas): Use a metodologia Funil de Vendas para saber o que e como fazer para vender mais e melhor – Direção, Ritmo e Freqüência.
3. Execute consistentemente as vendas: Todos os dias plante, regue e cultive. É inevitável que chegará o seu tempo de colheita em vendas.
4. Quem tem meta, já está à frente: Defina uma meta (Valor, Prazo e Propósito) e monitore todos os dias junto à equipe. Verifique constantemente se está aproximando do alvo.
5. Avalie as perdas: Saiba exatamente em que momento e porque a equipe perdeu oportunidades, desta forma você poderá ser mais assertivo na comunicação, produto, discurso, etc.