Será que a IA vai fazer os funcionários perderem o emprego?
Se esta também é o seu questionamento, recomendamos ler este artigo.
A inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias mais disruptivas e promissoras da atualidade.
Ela é capaz de realizar tarefas complexas, como reconhecer imagens, compreender linguagem natural, gerar conteúdo, tomar decisões e aprender com os dados.
Mas será que a IA vai fazer os funcionários perderem o emprego?
Essa é uma questão que gera muita polêmica e incerteza no mercado de trabalho.
Neste artigo, vamos mergulhar mais a fundo na relação entre inteligência artificial e emprego.
Acompanhe!
Qual o impacto da IA no mercado de trabalho?
A IA tem um impacto significativo no mercado de trabalho, pois ela pode substituir ou complementar as atividades humanas em diversos setores e funções.
Segundo um relatório da McKinsey, até 2030, cerca de 375 milhões de trabalhadores em todo o mundo terão que mudar de ocupação ou adquirir novas habilidades.
Isso devido à automação e digitalização de diversos processos.
A chegada do ChatGPT, e de outras ferramentas mais avançadas de IA mostram potencial para substituir profissionais.
Isso em funções que, acreditava-se até então, exigiam aptidões inerentemente humanas.
E isso gera uma instabilidade no mercado.
Por outro lado, a IA também pode criar novos empregos e oportunidades para os trabalhadores que se adaptarem às mudanças tecnológicas.
De acordo com um estudo do Fórum Econômico Mundial (FEM), a IA tem o potencial de criar 97 milhões de novos empregos até 2025.
As profissões que envolvem o desenvolvimento e a manutenção de IA e automação serão cada vez mais procuradas à medida que a IA se expande em diversos setores.
Além disso, a IA pode aumentar a produtividade, a eficiência, a qualidade e a inovação dos negócios, trazendo benefícios para as empresas e para a sociedade.
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Opinião dos brasileiros sobre os impactos da IA no mercado de trabalho
A opinião dos brasileiros sobre os impactos da IA no mercado de trabalho mudou bastante nos últimos anos.
Em 2021, uma pesquisa da Ipsos mostrou que 49% dos brasileiros acreditavam que a IA criaria mais empregos do que eliminaria nos próximos dez anos.
Isso enquanto 51% acreditavam no contrário.
A pesquisa também revelou que 67% dos brasileiros estavam preocupados de que muitas pessoas não teriam as habilidades necessárias para competir com a IA no futuro.
No entanto, em 2023, com o boom do ChatGPT e de outras ferramentas avançadas de IA, o cenário parece ter se alterado.
Segundo uma pesquisa da KPMG, 84% dos brasileiros confiam na inteligência artificial e 56% estão dispostos a usá-la.
Por outro lado, 19% dos brasileiros são relutantes em relação à tecnologia e 82% se preocupam com os riscos do uso da IA.
Entre os principais riscos estão a segurança cibernética (66%), a manipulação ou uso prejudicial (63%) e a perda de emprego devido à automação (57%).
Esses dados mostram que os brasileiros têm uma visão ambivalente sobre a IA no mercado de trabalho.
Eles reconhecem os benefícios que a IA pode trazer para a produtividade e a inovação, mas também temem os riscos que a IA pode representar para a empregabilidade e a equidade.
Pensando em valorizar e tranquilizar eventuais preocupações dos colaboradores, trace estratégias de reconhecimento e agradecimento aos seus esforços.
Envie brindes personalizados, faça plano de carreira e ofereça bonificações extras.
Assim, você garante um ambiente de trabalho saudável e aproveita o melhor que a tecnologia tem para oferecer.
O que a IA consegue fazer?
A IA consegue fazer diversas coisas que antes eram exclusivas ou predominantes dos humanos. Por exemplo:
– ela consegue reconhecer imagens e rostos com precisão superior à humana. Com isso, ela pode ser usado para fins de segurança, saúde, entretenimento e educação;
– pode compreender linguagem natural e gerar conteúdo coerente e relevante. Nesse sentido, seu valor está para fins de comunicação, informação, marketing e entretenimento;
– toma decisões baseadas em dados e algoritmos. Já nesse caso para fins de gestão, finanças, logística e jurídico;
– aprende com os dados e se aprimorar continuamente. Isso pode ser usado para fins de pesquisa, desenvolvimento, inovação e personalização.
Projeções futuras e alarmismos da IA no mercado de trabalho
Existem muitas projeções futuras e alarmismos sobre a IA no mercado de trabalho.
Alguns cenários são mais otimistas e outros mais pessimistas.
Alguns exemplos são:
– A inteligência artificial vai superar a inteligência humana em todas as áreas e dominar o mundo. Esse é um cenário extremo e improvável, pois depende de muitos fatores técnicos, éticos e sociais que ainda não estão claros ou resolvidos.
– Vai eliminar todos os empregos humanos e causar um desemprego massivo. Já esse é um cenário exagerado e simplista, pois ignora que a IA também pode criar novos empregos e demandar novas habilidades humanas.
– Por meio dela vai complementar os empregos humanos e aumentar a colaboração entre humanos e máquinas. Nesse cenário a visão é mais equilibrada e realista, pois reconhece que a IA tem limitações e desafios que podem ser superados com a ajuda humana.
Existem muitas formas de atuação de inteligência artificial e outras tecnologias no mercado de trabalho.
Desde a parte de recursos para textos, imagens e dados, até a conciliação de dados e informações para ajudar na rotina.
Isso partindo de ERPs (Enterprise Resource Planning), CRMs (Customer Relationship Management), softwares de gestão para o dia a dia da empresa.
E avançando para softwares logísticos (como sistema de agendamento de carga), para a logística empresarial.
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Como a IA pode ajudar na produtividade dos colaboradores?
A inteligência artificial pode ajudar na produtividade dos colaboradores de diversas formas.
Por exemplo:
– automatizar tarefas repetitivas e burocráticas que consomem tempo e energia dos colaboradores. Assim, eles podem se dedicar a tarefas mais criativas ou estratégicas.
– ela pode fornecer insights valiosos para os colaboradores tomarem decisões mais rápidas e assertivas baseadas em dados. Com isso, eles podem melhorar o seu desempenho e os seus resultados.
– se torna um facilitador da comunicação e a colaboração entre os colaboradores por meio de plataformas digitais que integram voz, texto, vídeo e dados. Dessa forma, eles podem trocar informações e conhecimentos com mais facilidade e eficácia.
– e pode personalizar o aprendizado e o desenvolvimento dos colaboradores por meio de plataformas educacionais que adaptam o conteúdo às necessidades e preferências individuais. Assim, eles podem adquirir novas habilidades e competências com mais rapidez e qualidade.
Conclusão
A IA é uma realidade no mercado de trabalho que traz desafios e oportunidades para os funcionários.
Ela pode substituir ou complementar as atividades humanas em diversos setores e funções. E também pode criar novos empregos ou demandar novas habilidades humanas.
Os funcionários devem estar preparados para se adaptarem às mudanças tecnológicas por meio da educação contínua, da atualização profissional e da flexibilidade cognitiva.
Eles também devem valorizar as suas aptidões inerentemente humanas (como criatividade) e emocionais (como empatia).
Bem como sociais (como comunicação), ética (como responsabilidade), entre outras.
A inteligência artificial também pode ajudar na produtividade dos funcionários por meio da automação (de tarefas repetitivas ou burocráticas) e da análise (de dados).
E também da comunicação (entre colaboradores), do aprendizado (personalizado), entre outras formas.
Portanto, uma IA não vai fazer os funcionários perderem o emprego se eles souberem aproveitar as oportunidades que ela oferece.