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Se existe um indicador em vendas que pode ajudar a equipe a alcançar metas é a taxa de conversão!

O dia a dia da Equipe Funil de Vendas, está em ajudar os clientes a enxergarem como a metodologia e software podem transformar literalmente suas empresas em maquinas de resultados. O que muitos vendedores e gestores nos perguntam é: Como posso aumentar minhas vendas?
Para entender esta resposta devemos olhar o quanto a equipe está produzindo na etapa crucial do Funil de Vendas, a Prospecção!

É comum nos depararmos com empresas que não sabem quantas oportunidades devem prospectar para alcançarem suas metas. Entram em um ciclo de comodismo e uma cultura improdutiva que leva a um único resultado: o fracasso comercial. Infelizmente ouvimos muitos gestores e vendedores falarem que a equipe tem resistência em usar algo que, com certeza irá ajudar a vender mais e melhor. Geralmente são os que mais reclamam da CRISE!

Mas então, o que tem tudo isto haver com a taxa de conversão?
Simples. Quando não sei o que tenho que fazer, não faço como deveria ser feito.

A taxa de conversão é sem dúvida um dos principais indicadores que o Funil de Vendas possui. Eis alguns exemplos de como ela irá lhe ajudar a melhorar seus resultados:

Quantas oportunidades são necessárias para alcançar a meta?

Digamos que você saiba sua taxa de conversão, (tudo que entra de oportunidades x tudo que saí de negócios fechados) e que precisaria fechar 20 clientes para alcançar a meta. Cada cliente em média compra R$1.000,00. Seu resultado seria de R$20.000,00. Quantas oportunidades seria necessário prospectar para converter 20 clientes, tendo uma taxa de conversão de 17%?

Meta: R$20.000,00
Ticket Médio: R$1.000,00
Taxa de conversão: 17%
Conversão de clientes: 20

Matemática: C ÷ (TX ÷ 100) = P
C = Clientes
P = Prospecções
TX = Taxa de Conversão

Resultado = 20 ÷ 0,17 = 117,64
Seriam necessárias 117,64 oportunidades prospectadas para alcançar os R$20.000,00.

Construção da meta

Conhecendo a taxa de conversão é possível definir uma meta mais consistente. Fazemos 3 perguntas aos nossos clientes quando eles não possuem um histórico de resultado ou não sabem a taxa de conversão:

Meta global: Quanto a equipe comercial precisa vender?
Ticket médio fechado por cliente: Qual é o valor médio vendido por oportunidade ganha?
Quantidade de oportunidades: Quantas oportunidades são prospectadas mensalmente e quantas são ganhas?

Caso não tenha a taxa de conversão em mãos, faça o seguinte cálculo:

OG ÷ OP = TX
OG = Número/Quantidade de Oportunidades Ganhas
OP = Número/Quantidade de Oportunidades Prospectadas
TX = Taxa de conversão

Exemplo: 30 ÷ 420 = 0,071
Taxa de conversão = 7,1%

Com a taxa de conversão em mãos, tenha um olhar de quanto deseja acrescentar de resultado à meta, em outras palavras, se deseja superar em 15% a meta (R$20.000,00) quantas oportunidades a mais a equipe deveria prospectar?

Resultado: R$20.000,00 + 15% = R$23.000,00.
R$23.000,00 ÷ Ticket (R$1.000,00) = 23 Oportunidades Ganhas
23 ÷ 0,071 = 323,9 Oportunidades.
Em média: 42 Oportunidades a mais devem ser prospectada para alcançar a meta.

Enfim, estes foram apenas alguns exemplos de como a taxa de conversão é fundamental para o crescimento das vendas. Todo gestor e vendedor de sucesso sabe exatamente como usar-la para ganhar produtividade e obter melhores resultados. Outras decisões que podem ser tomadas quando a taxa de conversão é conhecida são:
* Tamanho da equipe de vendas
* Volume de atendimento de oportunidades por vendedor
* Crescimento das vendas por período
* Equalização da equipe comercial
* Etc

Você sabe sua taxa de conversão?

Talvez este é o momento certo para você entender tudo sobre a taxa de conversão do Funil de Vendas. Que tal descobrir cada detalhe em uma ferramenta de inovação e planejamento de vendas? Baixe agora mesmo nosso eBook: Canvas Funil de Vendas

Taxa de Conversão

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.