3 Passos Infalíveis para Conhecer Seu Cliente

O grande segredo para continuar vendendo é conhecer seu cliente, e também continuar estudando seu cliente todos os dias.

Tendências de consumo, novas tecnologias voltadas para a experiência do cliente e análise do seu comportamento nos mostram que o customer centricity, ou foco no cliente em português, tem ganhado mais importância para todos os segmentos de mercado.

Passo 1: Levantamento Demográfico

Baseado na sua atual carteira, observe os dados demográficos dos seus clientes como gênero, idade, localização, hábitos de consumo, poder aquisitivo etc.

Passo 1: Levantamento Demográfico

Alguns dados você pode retirar do próprio cadastro, outros você terá que perguntar diretamente a eles, seja em uma ligação rápida ou por um formulário.

Passo 2: Perfil do Cliente Ideal

Observando de novo a sua base (ou do seu planejamento e dos concorrentes), encontre quem são os melhores clientes. 

Passo 2: Perfil do Cliente Ideal

Aqueles que enxergaram rapidamente o valor do seu produto ou serviço, são recorrentes, não ficam inadimplentes etc.

Passo 3: Desenhando Personas

Aqui você irá criar uma persona que resume parte do seu público, é normal termos mais de uma persona, mas foque-se em fazer uma de cada vez.

Passo 3: Desenhando Personas

Descreva detalhes como idade, cargo, hábitos, frustrações, desafios, quem os influencia, critérios de decisão na hora da compra e momento da jornada de compra em que se encontra.

Divulgue para toda a empresa essas definições acima, é importante que cada colaborador saiba quem é o cliente da empresa e o que ele espera do produto, isso irá nortear todas as ações dos times.

O QUE FAZER AGORA ?

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