O grande segredo para continuar vendendo é conhecer seu cliente, e também continuar estudando seu cliente todos os dias.
Tendências de consumo, novas tecnologias voltadas para a experiência do cliente e análise do seu comportamento nos mostram que o customer centricity, ou foco no cliente em português, tem ganhado mais importância para todos os segmentos de mercado.
Baseado na sua atual carteira, observe os dados demográficos dos seus clientes como gênero, idade, localização, hábitos de consumo, poder aquisitivo etc.
Alguns dados você pode retirar do próprio cadastro, outros você terá que perguntar diretamente a eles, seja em uma ligação rápida ou por um formulário.
Observando de novo a sua base (ou do seu planejamento e dos concorrentes), encontre quem são os melhores clientes.
Aqueles que enxergaram rapidamente o valor do seu produto ou serviço, são recorrentes, não ficam inadimplentes etc.
Aqui você irá criar uma persona que resume parte do seu público, é normal termos mais de uma persona, mas foque-se em fazer uma de cada vez.
Descreva detalhes como idade, cargo, hábitos, frustrações, desafios, quem os influencia, critérios de decisão na hora da compra e momento da jornada de compra em que se encontra.
Divulgue para toda a empresa essas definições acima, é importante que cada colaborador saiba quem é o cliente da empresa e o que ele espera do produto, isso irá nortear todas as ações dos times.
O QUE FAZER AGORA ?
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