5 LIÇÕES DE EMPREENDEDORISMO FILME MCDONALD’S: FOME DE PODER

O filme Fome do Poder do diretor John Lee Hancock e roteirista de Robert Siegel, retrata como se deu a criação do império que hoje conhecemos como McDonald’s.

Sua história, apesar de polêmica, apresenta diversas lições de empreendedorismo e insights sobre como Ray Kroc, até então um vendedor de máquinas para milkshake, passou de “funcionário” a proprietário de uma das maiores redes de fast food do mundo.

Conceito este, aliás, implantado originalmente pelos irmãos Mc Donalds. O filme está repleto de atitudes exemplares para aquele que desejam empreender.

Inovação

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Os irmãos Mc Donald não pouparam esforços se tratando de inovação. Imagine você, nos anos 40, a segunda guerra mundial em curso e em meio a tudo isso, os irmãos Mc Donald surgem com um novo conceito de restaurantes.

Eles foram capazes de identificar processos e atividade que demandavam muito tempo e custo, reduziram e otimizaram todos esses processos, apresentando ao consumidor uma nova e única experiência.

Persistência, o principal atributo do empreendedor

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Uma das cenas retratadas no filme Fome de Poder é quando Kroc, faz a sua primeira ofertas aos irmãos Mc Donald para se tornar uma espécie de “representante” da marca e expandir o negócio por meio de franquias.

Como eles haviam experienciado alguns episódios negativos com esse modelo, rejeitaram de imediato e proposta de Ray. No entanto, ele não se abalou. Após algum tempo refletindo e de volta à sua rotina pode identificar falhas em seu discurso. Com isso, pode refazer sua proposta de maneira mais convincente e efetiva.

Visão de negócio

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A ascensão de Ray Kroc ao poder nos faz questionar diversos conceitos morais e éticos com relação a sua postura.

Porém, algo é inegável a visão de negócio que ele possuía era acima da média. Ele não apenas foi capaz de perceber o quão inovador era o negócio à sua frente.

Empreender é correr riscos

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Se o desconhecido te assusta, empreender não é para você. Essa é uma das lições de empreendedorismo que filme nos mostra! Ray foi audaz e confiou em seus instintos.

Quando decidiu comprar a parte dos irmão Mc Donald, ele precisou desembolsar cerca de 2 milhões. Consequentemente em um segundo momento, ele precisaria de dinheiro para investir no negócio.

Foi quando decidiu por hipotecar sua casa, uma decisão totalmente arriscada que poderia ter efeitos negativos ou positivos. No caso do Mc Donalds, como sabemos, foi uma jogada certeira. Porém, nem sempre as coisas acontecem dessa maneira.

Não há idade para quem sonha grande

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Por isso, a persistência é uma das grandes lições de empreendedorismo do filme e deve ser elemento frequente no decorrer da vida de um empreendedor. Ao contrário do que se pensa, as startups, grandes inovações e o novo mundo dos negócios não possui restrição alguma de idade. Para empreender basta consistência e resiliência.

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