5 PRINCIPAIS INDICADORES DE VENDAS PARA BATER A META

Será que é possível avançar em alguma meta, ou até ultrapassá-la, sem analisar os indicadores de vendas e quais estratégias estão dando certo e quais estão sendo ineficazes?

Separamos 5 indicadores em vendas essenciais para que seu negócio deslanche, sem que você se perca em todos os números gerados ao longo do ano.

Taxa de conversão

1

A taxa de conversão é sem dúvida um dos principais indicadores que o Funil de Vendas possui, pois ela determina o esforço que o time de vendas prospecta versus o quanto fecha. Com a taxa de conversão é possível determinar o seu plano de bordo, ou seu planejamento da meta.

Ciclo de vendas

2

O ciclo de vendas se inicia no primeiro contato com o cliente, passa pela qualificação dos novos leads, segue para a apresentação do produto, depois para a negociação e a efetivação da compra, e é finalizado no pós-venda.

Ticket médio

3

O ticket médio do produto é o indicador em vendas que demonstra qual o valor médio que seu consumidor costuma investir em seu negócio. Ele possibilita compreender o comportamento de seus clientes com a sua marca.

Entre os indicadores em vendas, este é de grande relevância para as estratégias de marketing porque está diretamente ligado ao faturamento e ao lucro da empresa.

Receita

4

Voltada para a compreensão da saúde financeira da empresa, a receita é um indicador em vendas que determina a lucratividade do negócio.

Nesse sentido, a receita é o capital (dinheiro) obtido através da concretização de vendas, serviços ou aplicações financeiras realizadas. Ela representa o lado positivo da conta de lucros, aquilo que gera um acréscimo no patrimônio de uma empresa.

A receita é subdividida em sete tipos: receita bruta, receita líquida, receita primária, receita secundária, receita financeira, receita não recorrente e, quando possível, receita de sobra de materiais.

Churn

5

Independente do quanto o ERP seja básico ou completo, para funcionar ele deve ter uma fonte de alimentação. Em outras palavras,

E falando em receita, o Churn é um indicador em vendas que identifica o número de evasão de clientes, ou ainda a taxa de cancelamento. Ou seja, o quanto sua empresa teve a receita prejudicada em determinado período.

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?