KPI: O QUE É, PARA QUE SERVE E COMO ESCOLHER OS MELHORES?

Traduzido do português, KPI quer dizer Indicador-Chave de Performance, pode ser utilizado para avaliar uma ação ou um conjunto de ações, para saber se realmente estão atendendo ou não aos objetivos da empresa

Tipos de KPI Mais Comuns

1º Primários 2º Secundários 3º Práticos

Primários

São os indicadores mais importantes que ajudam as empresas a terem um bom faturamento, são também os que mais interessam aos diretores, nas estratégias de marketing digital e inbound podemos incluir:

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– leads; – tráfego; – custo de aquisição por lead; – taxa de conversão; – receita total; – receita por compra

Quando estiver analisando estes indicadores, tenha sempre foco no objetivo principal.

Secundários

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São utilizados para analisar se o gerenciamento de estratégia está dando certo ou não, estes indicadores também são úteis para justificar os primários, veja os mais conhecidos:

– Custo por lead em cada estágio do funil; – assinantes da newsletter; – assinantes do blog;

– visitas recorrentes no blog; – custo por visitante; – origem do tráfego (orgânico, pago, redes sociais, direto, email e outros); – Preço médio por transação

Estes indicadores podem mostrar de que maneira os resultados estão sendo alcançados, é imprescindível este tipo de acompanhamento para evitar prejuízos.

Terciários

É indicado para quem quer fazer um acompanhamento mais detalhado, neste caso, o analista de marketing deve acompanhar alguns indicadores como:

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– pageviews; – páginas/visita; – bounce rate; – melhores landing pages; – page rank;

– palavras-chave mais pesquisadas (de acordo com seu negócio); – conteúdos mais lidos/visitados; – tráfego; – visitantes (novos ou recorrentes); – interações sociais.

Para que seja possível alcançar bons resultados, é fundamental ter foco no que realmente importa, estes resultados podem fazer parte das campanhas de Inbound e Outbound marketing ao mesmo tempo.

Onde acompanhar seus indicadores?

Através de nosso CRM, sua equipe pode controlar todos os indicadores importantes para que o seu negócio possa trazer resultados eficientes.

Atualmente, o funil de vendas é uma ferramenta completa, intuitiva, fácil de utilizar e que apresenta diversos relatórios para facilitar o trabalho dos gestores.

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?