Do inglês Customer Acquisition Cost, como a tradução diz é o quanto uma empresa investe em média para adquirir um cliente.
Ela envolve principalmente as áreas mais ligadas a essa atividade, como Marketing e Vendas, mas pode variar de acordo com o segmento e mercado.
COMO CALCULAR O CAC ?
Primeiro, é necessário que você saiba todos os investimentos envolvidos na aquisição de um cliente, normalmente os gastos das áreas de marketing e vendas, como: – Salários, encargos e comissões; – Viagens para visitar clientes; – Telefonia com clientes;
COMO CALCULAR O CAC ?
– Publicidade online e offline; – Eventos; – Assessoria de imprensa; – Ferramentas e softwares das áreas envolvidas; – E entre outros.
Não existe um número mágico de CAC para todas as empresas, o ideal é que você olhe para dentro da sua e tente sempre abaixar esse indicador.
QUAL VALOR DE CAC DEVO BUSCAR ?
COMO SEI SE O MEU CAC ESTÁ BOM ?
O CAC por si só não vai dizer se a sua empresa está financeiramente bem ou não, é necessário compará-lo com outros indicadores, como o ticket médio para empresas de produtos, e o Lifetime Value (LTV) para negócios recorrentes.
COMO SEI SE O MEU CAC ESTÁ BOM ?
Para e-commerces, por exemplo, o CAC deve ser menor que o ticket médio, ou seja, o quanto em média os seus clientes compraram de você.
E SE O CAC NÃO ESTIVER BOM ?
Se o seu CAC está maior que os indicadores citados anteriormente, você precisará urgentemente rever suas estratégias de aquisição e até precificação.
E SE O CAC NÃO ESTIVER BOM ?
Procure onde é possível cortar custos, como uma ferramenta que não é utilizada ou um evento que não seja tão primordial a presença da sua equipe.
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