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A gestão da empresa é primordial em toda organização, pois é responsável por fazer o planejamento estratégico para organizar as suas ações e, assim, alcançar suas metas.

Uma boa administração das empresas é ponto chave para a questão: o que é gestão empresarial?

Mesmo sendo algo indispensável para a sobrevivência das companhias, nem todos os empreendedores focam nesse trabalho. De acordo com a FNQ, apenas 79% das companhias se preocupam de fato com a gestão.

E nesse mercado amplamente competitivo, é essencial que a gestão empresarial seja de qualidade para que as decisões causem bom impacto para a sustentação do negócio.

Para ajudar a empresa a melhorar sua administração empresarial, conheça as melhores maneiras de otimizar a gestão da empresa.

O que é gestão empresarial?

A gestão empresarial nada mais é que o conjunto de ações e estratégias responsáveis por gerir os recursos humanos e financeiros da empresa.

Ou seja, ela une todos os fatores de administração de uma companhia para que obtenha os resultados esperados.

Quando se fala em recursos financeiros quer dizer tudo que inclui a entrada e saída de dinheiro da empresa.

Isso porque, nenhum negócio sobrevive sem dinheiro, por isso, é necessário ter uma boa gestão de custos. O mesmo valendo para o lucro que é usado em novos investimentos.

Já os recursos humanos tratam principalmente do pessoal, ou seja, dos colaboradores escolhidos para buscar o crescimento da companhia.

Gerir pessoas significa conhecer os perfis profissionais que se encaixam em cada área da empresa, buscando valorizar o potencial de cada um.

E os recursos estruturais são a engrenagem responsável por fazer uma empresa funcionar de forma saudável para ter bons resultados.

Além disso, a gestão empresarial deve focar também em outros processos como marketing, vendas e pós venda.

Como melhorar a gestão empresarial?

Após entender como funciona a gestão da empresa, o próximo passo é investir em estratégias para melhorar o gerenciamento.

Afinal, toda decisão dentro da empresa faz parte de um modelo de gestão, seja no treinamento ou métodos que ajudam a empresa a entender como captar clientes.

Por conta disso, separamos as 4 melhores estratégias de gestão empresarial:

1 – Boa comunicação

A comunicação interna é um fator indispensável em qualquer empresa que deseja melhorar sua gestão.

Isso porque quando as regras são claras e todos os colaboradores conhecem o seu papel na companhia, fica mais fácil cumprir as metas estabelecidas, pois todos entendem os objetivos a serem alcançados.

Uma boa dica para gerenciar toda a comunicação interna é criar um fluxograma interno, enxuto e eficiente que liste quais são as prioridades da empresa, os assuntos tratados e o responsável por cada área.

Após fazer essa lista de prioridades, o próximo passo é estruturar as informações para serem colocadas em prática. Para isso, crie um manual com valores, missão e visão da empresa segundo sua cultura.

Outra boa ideia é implementar ações de endomarketing, estratégia de marketing interno que ajuda o colaborador a estar sempre motivado a realizar as tarefas da empresa. Isso faz com que toda equipe fique alinhada com o pensamento da instituição.

2 – Identifique seus problemas antes de acontecerem

Um dos maiores desafios da empresa é a capacidade de identificar e solucionar um problema antes que isso atrapalhe a produtividade.

Para isso, é necessário realizar uma análise profunda em todas as áreas, com o intuito de detectar esses problemas antes mesmo de serem visíveis e, consequentemente, atrapalhar o cotidiano da organização.

Um problema bastante comum é qualidade das soluções oferecidas por sua empresa, seja um produto ou serviço.

Nesse caso, é necessário fazer um trabalho para melhorar a tecnologia de produção, assim como a análise cuidadosa das matérias-primas comprada.

Com isso, dificilmente a empresa terá contratempos na qualidade, como a rejeição do produto pelo cliente depois de fabricado.

3 – Inove seu modelo de gestão com tecnologia

Com o acesso maior à tecnologia nos últimos anos, a atualização do mercado, incluindo também a gestão empresarial.

Usando softwares de computadores a empresa terá o acesso mais rápido a toda informação da companhia.

Existem algumas ferramentas destinadas ao controle de fluxos que podem ajudar na gestão da organização. Uma delas é o CRM (sistema integrado de gestão), que auxilia a automação de processos.

crm funil de vendasEsse tipo de software é capaz de fazer a captura, administração, análise de todos os clientes na empresa, assim como seus interesses pelos produtos e serviços.

Outra ferramenta digital que auxilia na gestão empresarial é o ERP (Sistema integrado de gestão empresarial) que integra todas as informações referentes ao estoque de produtos e matérias-primas para produção.

4 – Controle o fluxo de caixa

Outro elemento indispensável na gestão empresarial é o controle no fluxo de caixa. Esse processo é necessário para definir os custos das estratégias de como vender mais, por exemplo.

Controlar os principais indicadores financeiros da organização é primordial para a empresa manter suas contas em dia.

Primeiramente é necessário acompanhar o fluxo de caixa para obter informações que ajudem a gestão no controle de todos os gastos da companhia, tornando isso uma tarefa diária.

Isso é importante porque a empresa consegue informações das finanças da empresa a curto e longo prazo, facilitando a programação das contas presentes, levando em conta a data de todas as despesas.
Seja uma empresa melhor com boa gestão

Toda empresa que deseja ser mais produtiva e eficaz precisa de uma boa gestão empresarial. A gestão de empresas é dividida em financeira, recursos humanos e estrutural.

Dessa forma é possível conhecer e analisar tudo que se passa na empresa, ajudando a ter uma melhor administração dos recursos para conciliar qualidade, produtividade e alta lucratividade.

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.