Impulsionar as vendas é um dos vários benefícios do marketing. Afinal, as estratégias certas podem atrair mais consumidores, gerar conversões e, consequentemente, aumentar o lucro da empresa no final do mês.
Quer descobrir como fechar mais vendas para o seu negócio? Acompanhe o artigo e descubra como o marketing pode te ajudar a acelerar suas conquistas.
Por que desenvolver ações de marketing na empresa?
Sem estratégias de marketing digital, impulsionar o crescimento do seu negócio e gerar lucro será muito difícil.
Isso porque divulgar sua mensagem e vender produtos ou serviços na internet se tornou cada vez mais trabalhoso, ainda mais com o aumento da concorrência.
Por essa razão, o marketing é considerado indispensável para o sucesso de qualquer negócio!
Como o marketing auxilia nas vendas?
Por meio de ações de marketing, você conseguirá aumentar a visibilidade da sua empresa, transmitir sua mensagem para o público certo e alavancar as vendas.
Além disso, também é uma ferramenta que facilita na fidelização de clientes e fortalece a marca no mercado.
E mais, mesmo que seu orçamento seja limitado, é possível conquistar ótimos resultados se você utilizar as melhores estratégias e focar o público-alvo certo.
Coloque todas as informações na planilha de controle de orçamento para avaliar o quanto se pode investir nessas estratégias. E se necessário, invista em um curso de excel online para fazer essas projeções e montagens de orçamento.
5 ações de marketing para alavancar as vendas:
Várias técnicas de marketing funcionam bem para impulsionar as vendas. Conheça algumas delas:
#1 Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma ação eficiente para atrair, envolver e encantar os clientes. Ao contrário dos métodos tradicionais de marketing, essa estratégia ganha a atenção dos clientes e os leva para o site de uma empresa ao produzir conteúdo significativo.
Como as mensagens são relevantes e aparecem no lugar certo na hora certa, o Inbound convida os visitantes, em vez de incomodá-los com a publicidade tradicional interruptiva.
#2 Outbound Marketing
Já o Outbound Marketing (também conhecido como Marketing Tradicional) é o processo de prospecção ativa de clientes. Ou seja, a empresa cria anúncios e propagandas para atingir clientes em potencial ativamente.
Junto da equipe comercial, montem uma gestão de metas com okr atingíveis para que os colaboradores se motivem a fazer uma prospecção efetiva e buscar leads qualificados.
Alguns exemplos são banners e anúncios gráficos, outdoors e comerciais de televisão ou rádio. Já na internet são os pop-ups e anúncios em display.
#3 Anúncios Patrocinados
A publicidade paga é uma ferramenta que ajuda a aumentar o tráfego de seu site de maneira rápida.
Um dos métodos mais populares é o PPC (Pay per Click). Basicamente, uma empresa patrocina um link, que aparecerá como um anúncio nos resultados do mecanismo de busca quando são pesquisadas palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço. Esse processo também é conhecido como SEM (Search Engine Marketing).
Cada vez que o anúncio é clicado, a empresa paga ao mecanismo de pesquisa (ou outro site de hospedagem de terceiros) uma pequena taxa para o visitante.
Também é possível patrocinar anúncios nas redes sociais, como Instagram e Facebook, para que suas publicações tenham um alcance maior.
#4 Redes Sociais
Grande parte da população brasileira está presente nas redes sociais. Segundo relatório da We Are Social e Hootsuite de outubro de 2020, o Facebook já soma 130 milhões de usuários no país. No Instagram, são 95 milhões de internautas cadastrados.
Portanto, estar presente nas redes sociais é uma maneira de se comunicar com seu público e, ainda, facilitar na criação de um relacionamento com seus clientes.
Saiba como gerar leads usando seu site e o botão do WhatsApp flutuante.
Nas redes sociais, publique conteúdos relevantes e úteis que possam ajudar seu público a saber mais sobre sua empresa ou sobre o setor em que você atua.
Dica: Pequenas e médias empresas podem considerar a compra de curtidas no Instagram para gerar mais engajamento em suas publicações e aumentar a relevância da sua marca.
#5 Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita onde você pode registrar sua empresa para que ela apareça em destaque no Google quando for pesquisada por clientes e possíveis clientes.
Por lá, você pode adicionar informações importantes sobre seu negócio, como site, número de telefone, endereço, e-mail, horário de funcionamento e até receber feedbacks de clientes.
Vale ressaltar que, segundo o Google, as empresas que possuem essa validação têm o dobro de chances de serem consideradas respeitáveis pelos usuários da plataforma.
Conclusão
Independentemente do porte da empresa, adotar ações de marketing é fundamental para atrair mais consumidores e, consequentemente, aumentar suas vendas.
Por meio de algumas estratégias, como as que vimos no decorrer do artigo, você conseguirá alcançar seu objetivo e ainda impulsionar o crescimento da marca.
Acompanhe as inovações digitais e aprenda a vender ainda mais com as ações e estratégias.