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Fala sério, não é fácil motivar a equipe de vendas… Não é mesmo? Manter a equipe de vendas motivada é um dos principais desafios de gestores e líderes.

Essa não é uma tarefa fácil, já que cada pessoa possui objetivos e motivações pessoais que os levam a fazer o que fazem.

Todos os colaboradores almejam ambientes capazes de incentivá-los, trabalhos que os estimulem evoluir, seja pessoalmente ou profissionalmente. No caso dos profissionais vendas, não é diferente!

Por isso, a liderança precisa ser capaz de incentivar, estabelecer objetivos desafiadores e proporcionar um ambiente de trabalho agradável para todos os colaboradores.

Além de estabelecer metas e propósitos, um bom líder deve ser capaz de ser um influenciador perante sua equipe.

Um ponto de referência para seus liderados, um verdadeiro exemplo em atitudes e postura.

Fatores que influenciam no desempenho de seus vendedores

Antes de pensar nas maneiras de estimular sua equipe de vendas para que alcancem seu melhor desempenho, é necessário refletir sobre o ambiente em que estão inseridos.

O ambiente de trabalho, desde estruturas físicas, até o suporte emocional são fatores que refletem diretamente nos indicadores de vendedores.

Funcionários desmotivados e sem perspectivas de crescimento são o resultado de metas nunca alcançadas.

Tendo isso em mente, é necessário revisitar cada um desses aspectos para uma análise aprofundada sobre o tema.

Relacionamento líder x liderado

Líderes e liderados precisam estar em constante sintonia, principalmente em um setor comercial.

Onde, cada colaborador desmotivado é também um indício de falta de lucratividade.

As vendas são o que movem toda corporação, por isso, a equipe comercial precisa estar frequentemente alinhada.

Os líderes devem refletir os valores da empresa e seus objetivos e, por mais que o mercado pareça sem perspectivas, ele, por sua vez, deve ser o maior incentivador de sua equipe.

Além disso, uma boa liderança é capaz de manter um bom relacionamento com seus liderados.

Estabelecer essa relação saudável é crucial para o bom desempenho dos vendedores.

Afinal, quando você confia e se inspira em uma pessoa, declara sua lealdade quase que instintivamente a ela.

Rotina de vendas

A rotina de cada vendedor, assim como em qualquer outra profissão pode mudar muito.

Isso é normal e até mesmo saudável, já que cada personalidade tende a ser mais produtivo de determinada maneira.

No entanto, é necessário um acompanhamento constante dos indicadores, número de ligação, e-mails, contatos, motivos de perda e afins.

A gestão comercial ou mesmo os líderes devem realizar essa função constantemente.

Analisando o desempenho de cada um de seus vendedores e onde podem melhorar, ao fazer uso de um CRM esses dados podem ser extraídos com facilidade.

Alinhamento com a cultura da empresa ou Fit Cultural

É importante certificar-se do alinhamento de cada um de seus vendedores com os valores que a empresa possui.

Isso porque, eles, são os representantes oficiais da empresa, afinal, são responsáveis por esse primeiro contato.

São quem devem convencer o cliente de que, os serviços ou produtos da corporação para a qual trabalham são a melhor opção.

Agora imagine o risco que isso representa para a imagem da empresa. Com base nisso, é crucial que os vendedores possuam pleno alinhamento com os valores da corporação.

Como manter sua equipe de vendas motivada e engajada?

Ao avaliar todos os aspectos citados acima e mesmo assim, perceber que os resultados não estão sendo alcançados, é necessário buscar novas alternativas.

Talvez, falte apenas alguns estímulos aos seus vendedores para que voltem a dar resultados e se manterem engajados.

Abaixo, listamos cinco (5) maneiras para aumentar a motivação de sua equipe de vendas. Confira!

 

1. Ambiente de trabalho

Trabalhar oito (8) horas por dia ou até mais é extremamente cansativo, no caso dos vendedores, ainda mais.

Afinal, lidam com a pressão diária por melhores indicadores e resultados, além de realizar contato direto com pessoas de diversas personalidades.

O trabalho literalmente pode ser muito desgastante, no entanto, é possível tornar o ambiente e a forma de trabalho mais leve.

Desde a estrutura do local de trabalho, até a área de lazer da empresa deve ser levada em consideração.

Grandes empresas já fazem uso das famosas salas de descompressão, que servem justamente para aliviar a tensão do dia-a-dia.

2. Estabeleça metas diárias

Ao andar pelos corredores da equipe comercial, é comum se deparar com metas mensais escancaradas.

Como dizemos aqui no Funil de Vendas… meta não se cobra! O que devemos cobrar é o plano de ação.

Nosso consultores de vendas são submetidos ao nosso mantra diário: 5 2 2 e o que isto significa?

Temos que colocar no Funil de Vendas CRM diariamente 5 oportunidades, agendar 2 demonstrações e realizar 2 demonstração.

Desta forma criamos um cenário previsível e com maior probabilidade de sucesso e alcance da meta.

Fora que desta forma, evitamos que a cobrança seja encarada como algo pessoal e passa ser estabelecida sobre os critérios da execução consistente.

Isso porque, ao se depararem com um número tão alto acreditam fielmente que é impossível alcançá-lo.

O ideal é dividir a meta mensal entre todos os vendedores e, após isso, estabelecer a meta diária de cada um deles.

Um plano de ação também pode ser criado, orientando a média diária de contatos necessários para se atingir a meta.

Tudo isso, baseado em dados é claro. Pegue o histórico de cada um deles, identifique pontos fortes e principais qualidades que possuem.

3. Benefícios também contam

Não é apenas uma questão financeira, mas também de, compreender que a empresa em que está inserido se preocupa com você e seu bem-estar.

Qualquer um pode ser capaz de aumentar o salário e fornecer altas comissões, o concorrente inclusive pode fazer isso.

No entanto, ser capaz de perceber as reais necessidades de seus funcionários e fazer dessas informações de forma adequada é o grande diferencial.

Aqui, a relação líder e liderado torna-se ainda mais essencial.

Ao conhecer seus vendedores, conhece-se também seus sonhos, objetivos e planos.

Viagens, um dia no spa, uma semana de folga, objetos pessoais, objetos de papelaria e afins. Tudo é válido!

O mais importante é que, cada benefício disponibilizado após uma grande meta alcançada tenha uma verdadeira ligação emocional com seu vendedor.

4. Feedbacks são importantes para motivar a equipe de vendas

Não se trata de realizar reuniões individuais com discursos montados.

Os líderes, têm a função de orientar, devem ser verdadeiros mentores em busca da evolução de sua equipe de vendas.

Os feedbacks devem ser consultivos, se atentando aos aspectos críticos, aconselhando sobre novas maneiras de se posicionar e elogiando aspectos de destaque.

Não se trata de resumir horas de conversa em elogios infundados.

Bons profissionais estão em constante busca de evolução e esse tipo de atitude demonstra a falta de acompanhamento e atenção da liderança.

As pessoas precisam ser elogiadas, sim, no entanto, também precisam de orientação para se tornarem ainda melhores.

5. Treinamentos constantes para motivar a equipe de vendas

Não é novidade que o mercado muda constantemente, as pessoas possuem muito mais opções e informações atualmente.

A forma de consumo do consumidor está em frequente transformação, por isso, as técnicas de vendas devem ser refinadas com a mesma frequência.

Além do mais, conhecimento nunca é demais. Neste caso ainda mais.

Afinal, vendedores com boas técnicas de vendas resultam no aumento da lucratividade e constantemente no crescimento de sua corporação.

Este investimento no capital humano também pode ser responsável por aumentar a satisfação dos vendedores com a empresa.

Treinamento Funil de Vendas Infalível

Treinamento Funil de Vendas Infalível

Com todos esses fatores alinhados, certamente sua equipe de vendas terá bons motivos para se manterem engajados.

Estabeleça uma rede de compartilhamento de conteúdos com seus vendedores, utilize aplicativos de troca de mensagens para isso por exemplo.

Conclusão

Você pode ser um super herói na gestão dos vendedores, mas nunca conseguirá fazer com que eles fiquem sempre 100% motivados.

A motivação é um fator que está relacionado diretamente com os resultados. Quanto temos resultados positivos, nossa motivação é boa, quanto negativos ou nulos, nossa motivação despenca.

Outra questão da motivação que deve ser levada em consideração, é que também está ligada ao fator fisiológico.

Este vídeo mostra como aplicar o poder da crença para alavancar os resultados. Confira!

Terão dias que não estaremos bem. Mas o que irá garantir que suas metas sejam alcançadas é a consistência de suas ações. Motivar a equipe de vendas, sim, é uma tarefa muito difícil, porém tem muitas vantagens, principalmente ao fato de que vendas é o que traz recursos para sua empresa e se você tem “soldados” desmotivados, é praticamente certo de que perderá centenas de batalhas.

Lembre-se que coisas simples executadas diariamente, produzem resultados extraordinários.

Continue acessando nosso conteúdo com dicas para a capacitação de sua equipe a custo zero!

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.