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Se você está ingressando em Vendas B2B / Vendas consultiva ou mesmo que já tenha experiência na área, estes 5 passos farão você vender MAIS E MELHOR!

 

 

O que é Vendas B2B?

A base de toda venda é saber o que você está vendendo (produto ou serviço) e para quem você está vendendo (Público alvo, Segmento ou Nicho). Com isto criou-se siglas para definir o tipo de público que estamos vendendo.

B2B Business to Business – Empresa para Empresa, ou seja, sua empresa irá prospectar e vender para outras empresas.

A vantagem deste tipo de público é que você consegue quantificar os CNPJ’s que estão abertos por Estado e região, assim como, ramo de atividade, classificação econômica e outros fatores que definem o negócio.
Neste aspecto a comercialização de produtos e serviços será de CNPJ para CNPJ.

Existe também a venda B2C (Business To Consumer) Empresa para Consumidor onde empresas como Claro, Vivo, Mc’Donalds, entre outros segmentos atendem o consumidor final com seus serviços e produtos.

Há casos que as empresas podem ter um modelo misto de negócio juntando os dois modelos de vendas B2B e B2C como é nosso o caso.

Nosso CRM (serviço) pode ser adquirido por uma empresa ou por uma pessoa que não está associada a um CNPJ.

Ou o caso da própria Vivo com o serviço de Telefonia + Internet para consumidor final ou Planos empresarias.

Podemos ver também este modelo presente em empresas de planos de saúde, com a venda corporativa ou para pessoa física.

Para você dominar as vendas B2B é essencial que siga estes 5 passos. Desta forma, independente se está começando agora ou já um vendedor experiente, aplicando estes 5 passos, você observará um rápido crescimento em seus resultados de vendas.

#1 Construir o seu processo (Funil de Vendas)

Por incrível que pareça, muitas empresas ainda não usam um Funil de Vendas ou não tem o desenho de suas etapas de vendas bem definidas. Este é um sério risco que elas estão cometendo.

Já imaginou quanto de dinheiro não está ficando em cima da mesa?

Pois bem, a metodologia do Funil de Vendas lhe permite definir as etapas do processo de vendas e gerir as oportunidades da prospecção ao fechamento de negócio.

Associado ao CRM, ele te dará poder de ação sobre cada detalhe e desta forma é possível criar estratégias cada vez mais assertivas para colocar mais dinheiro no bolso.

Esta matéria mostrará como definir as etapas de seu Funil de Vendas. >>

#2 Construir a inteligência de mercado

Outro fator muito importante que muitas empresas não a devida atenção é a construção da inteligência de mercado. Mas como é feito isto?
Simples, defina muito bem quem estará em sua lista de prospecção.

Quem são as empresas no mercado que você irá prospectar.

Exemplo:
• Segmento
• Região
• Porte
• Decisor
• Dores que você consegue aliviar
• Especificidade no processo ou negócio. Ex: Ter uma equipe de comercial com mais de 10 vendedores.

#3 Construção da lista de prospects

Já que você sabe sobre o perfil das empresas que irá prospectar, agora é o momento de criar a lista.

Pense que mesmo sendo uma empresa prospectada, você irá se relacionar com uma pessoa. Com isto, tenha em mente:
• Onde encontrar esta pessoa?
• Quais são seus maiores desafios no dia a dia?
• Quais tipos de informações estas pessoas buscam?
• Quais são os principais canais de vendas onde buscar estas empresas e pessoas?
Esta forma é possível construir a lista de diversas formas, de uma lista telefônica ao social selling (Linkedin, Instagram, Facebook, etc)

Esta matéria mostrará como é possível gerar leads para abastecer seu CRM com boas oportunidades >>

#4 Mecanismos + Forma de prospecção

Construída a lista de prospecção agora é a hora de ligar ou automatizar parte do processo. Escolha como deseja iniciar o relacionamento com esta lista.

É possível utilizar de plataformas para automatizar o processo de envio de e-mails, porém antes de disparar, é preciso construir uma boa carta de abordagem ou varias delas com propósitos diferentes.

Aqui na Funil de Vendas™ utilizamos um roteiro simples para estas cartas de e-mails, você pode utilizar esta mesma sequencia, obviamente adaptada para seu negócio.

1. Abertura (explique quem você é e como tem ajudado empresas como a que está prospectando a resolverem as dores)
2. Follow – 2 dias (mesmo e-mail)
3. Autoridade – 3 Dias (Ex: Case de negócio)
4. Autoridade – 3 Dias (Ex: Uma matéria)
5. Descarte – 3 Dias
Você pode usar este mesmo conceito para prospectar via Redes Sociais como é o caso do Linkedin:
1. Busque as empresas e decisores
2. Conecte-se com a pessoa enviando uma mensagem simples de apresentação
3. Após a conexão envie a mensagem de abertura demonstrando real interesse em saber mais sobre os desafios do dia a dia do contato.

#5 Alimentar o CRM

Agora a dica que vale 1 Milhão de Dólares…. Não adianta realizar tudo isto e não alimentar seu CRM. Você continuará perdendo oportunidades por falta de acompanhamento.

O uso de um CRM deveria ser obrigatório nas empresas, mas sabemos que isto não é possível 😊 .

Mas ele trará clareza para o gestor e o time comercial tomar as melhores e mais assertivas decisões estratégicas.

Com um CRM é possível ter informações com poucos cliques:

• Resultado de Vendas
• Previsto
• Ticket médio
• Conversão média
• Meta (Avanço)
• Ciclo de Vendas
• Curva ABC de produto
• Vendas Recentes
• Macro produtividade do time de vendas
• Atividades (tarefas)
• Funil de Vendas
• Taxas de Conversões
• Motivos de perdas
• Forecast por etapa
• Perdas por etapas
• Canais de Vendas
• Respostas de perdas e ganhos
• Filtros por produtos, canais e Períodos

Entre outros indicadores importantes que todo gestor deve ter para ter em mãos o controle de sua empresa.

Funil de Vendas Software CRM com Gamificação

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis
Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.