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Ao definir a estratégia de marketing, muitos gestores ignoram ou desvalorizam os esforços em comunicação online, e é aí que mora o perigo. Como estamos sempre falando de vendas, hoje vamos falar sobre esse que é um dos grandes canais de aquisição de novos clientes. Entenda porque o marketing digital é tão importante para a conquista e fidelização de novos clientes.

Não tem como fugir: para vender, toda empresa precisa investir em comunicação. A atração de clientes pode ocorrer por meio de uma vitrine atrativa, de promoções eventuais e, naturalmente, de publicidade.

De qualquer forma, independente do seu ramo de atuação, é necessário que você saiba duas coisas:

  1. Uma venda bem-sucedida é a consequência de um bom relacionamento
  2. A internet é a maneira mais rápida e assertiva de desenvolver um bom relacionamento

Se você trabalha na área comercial, a primeira afirmativa é sua velha conhecida.

Certamente você domina várias técnicas de abordagem, identificação de necessidade, empatia e tangibilidade, no intuito de estabelecer vínculo com seu cliente. É provável, inclusive, que já tenha criado sua própria maneira de fazer isso.

Mas, por que o Marketing Digital é tão importante para o seu negócio?

Cenário Digital no Mundo em 2017

Em janeiro de 2017, as empresas We are Social e Hootsuite divulgaram o resultado de um estudo intitulado “Digital in 2017 Global Overview”, que apresenta o cenário digital mundial em 2017.

O estudo apontou que, em média, 50% da população mundial está presente na internet. Na América do Norte, esse número chega a 88%.

No Brasil, os índices também surpreendem: 66% da população possui acesso à internet e somos o 2º país no mundo que passa mais tempo conectado por dia – 4h59min, contra 5h23min das Filipinas. No Facebook, somos o 3º país com mais usuários ativos, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Com todas essas informações, é impossível duvidar das oportunidades existentes no meio digital, não é?

Vantagens do Marketing Digital sobre o Marketing Tradicional

A intenção aqui não é dizer que você não precisa mais do marketing tradicional, mas de apresentar outra perspectiva, considerando a tendência de comportamento do consumidor.

Aliás, uma estratégia de comunicação perfeita deve contemplar todos os canais em que o seu público está presente – seja tradicional, seja digital.

É inegável, no entanto, que o Marketing Digital favorece muitas possibilidades a um custo menor, o que o torna parte essencial na comunicação da sua empresa.

Segmentação

Uma das grandes diferenças do Marketing Digital é a profundidade da segmentação. A explicação para isso é que, enquanto o marketing tradicional comunica para o público-alvo, o digital tem como objetivo a persona. Pela definição da Rock Content:

“Persona ou buyer persona é um perfil semificcional que representa o cliente ideal de uma empresa, criados para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.”

Dessa forma, além dos dados físicos, demográficos, gênero e profissão, você compreende quais são as dores, motivações e preferências do seu cliente, para falar a língua dele. Assim, ele considera que sua marca é relevante e fica mais propenso a iniciar um relacionamento.

Otimização em tempo real

O Marketing Digital possibilita que os erros sejam corrigidos durante a ação.

Portanto, se você perceber que a linguagem ou segmentação utilizada não é a mais adequada, você consegue alterá-la enquanto a peça é veiculada, sem prejuízos.

Isso seria impossível com peças impressas, por exemplo, já que você contrata uma quantidade e não tem como ajustá-la após a tiragem.

Ser encontrado pelo cliente

A manutenção da presença digital demanda menos investimento – de tempo e dinheiro – do que a tradicional.

Uma vez que você tem uma página na internet, o potencial cliente acessa sua empresa a qualquer dia, hora e lugar.

No marketing tradicional, exceto quando ocorre indicação boca a boca, você precisa ir até cada cliente.

Mensuração

Esse, com certeza, é o principal diferencial do Marketing Digital, pois você descarta as estimativas e os achismos, e passa a trabalhar com dados.

Ao anunciar no rádio ou no jornal, você estima alcançar uma quantidade de pessoas, mas não possui garantia dessa distribuição.

No Marketing Digital, você tem acesso a relatórios confiáveis, que apresentam desde o alcance (quantas pessoas viram sua publicação) até o engajamento (quantas pessoas interagiram com ela).

Essas informações servem de base para análise dos resultados e, principalmente, para o planejamento das próximas ações, elevando ainda mais o índice de assertividade.

Como utilizar o Marketing Digital para atrair novas vendas?

Existem várias maneiras de chegar até a sua persona com o Marketing Digital e suas escolhas dependerão do seu objetivo e do estágio do cliente na Jornada de Compra. Conheça algumas delas:

SEO (Search Engine Optimization)

SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para que os algoritmos posicionem, organicamente, seu site no topo dos motores de busca (Google, Yahoo, Bing). Assim, toda vez que o cliente fizer alguma pesquisa relacionada ao negócio, sua página aparecerá entre as primeiras posições.

Marketing de Conteúdo

Como já falamos no início, o primeiro passo para a venda é o relacionamento e, na internet, o conteúdo representa a voz da sua empresa.

É com ele que você vai levar informações relevantes ao cliente, demonstrando sua autoridade e valor.

Materiais ricos

Assim como o conteúdo, os materiais ricos são uma forma de disponibilizar informações úteis para seus potenciais clientes. Nesse caso, porém, você oferece um material mais completo, como um e-book, infográfico, treinamento ou uma ferramenta, em troca de dados para contato com a persona – que passa de visitante a lead. Consequentemente, você fica mais próximo para se relacionar e estimula nela o sentimento de retribuição.

E-mail marketing

O envio de e-mails é extremamente importante para manutenção do relacionamento. É por meio dele que você fará a nutrição do seu lead, avançando-o nas etapas da Jornada de Compra, até se tornar um cliente e, posteriormente, um defensor da sua marca.

Redes Sociais

Embora sejam muito eficazes para a estratégia de vendas, é preciso ter muita atenção às redes sociais. O objetivo delas é gerar relacionamento, portanto não basta ter uma página comercial focada em anúncios, é necessário ser relevante.

Agora que você já sabe o que o Marketing Digital pode fazer pela sua empresa, que tal começar a planejar todos os passos da sua presença na Internet?

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.