Todo vendedor sabe o quão sofrido pode ser a espera entre o primeiro contato, toda negociação e a resposta do cliente. Se você sabe o que é isso – e acredito que saiba! – hoje trouxemos 3 formas como você pode acelerar as vendas. Confira!
Conheça o seu processo de vendas
Ter um processo de vendas bem definido é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Conhecer o seu processo faz com que você saiba as etapas que seu cliente percorre desde o momento que chega até dizer o tão esperado “sim”.
Para um vendedor e um gestor que não conhecem o processo, fica muito mais difícil prever o que está para acontecer e conseguir acelerar a venda.
Inclusive, nesses casos, o vendedor costuma ficar sentado esperando uma resposta do cliente que muitas vezes já pode até ter fechado com a concorrência.
Então o primeiro passo é, caso ainda não tenha um processo definido, fazer isso o quanto antes!
Faça um bom trabalho no marketing
Se a venda começa errada, dificilmente terá um fim positivo. Por isso, começar o marketing com um trabalho de geração e qualificação de leads bem feitos é tão importante.
Com o cliente chegando ao comercial já conhecendo o produto e com boa parte de suas dúvidas respondidas, a tendência é de que a compra aconteça mais rápido, inclusive poupando bastante tempo da área comercial.
Por isso, invista em um bom time de marketing!
Conte com um Software CRM
Conhecer o seu cliente e ter todo histórico desde o primeiro momento que ele chega é simplesmente imprescindível para que a venda aconteça no menor tempo possível.
Isso porque você consegue entender os sinais que seu cliente dá a cada conversa, entender o perfil dele e principalmente saber o que ele realmente busca.
Assim, você faz um atendimento focado e sem se perder oferecendo várias coisas que não fazem sentido.
Por isso, toda equipe precisa trabalhar com um CRM e ter ele como uma prática cultural da empresa e não algo opcional.
Dica bônus: Tenha seu Funil de Vendas sempre atualizado
Para entender melhor como está sua área comercial e conseguir acelerar alguns negócios em andamento – sempre respeitando o tempo do cliente, claro – é preciso trabalhar com o seu Funil de Vendas sempre atualizado.
Entrou um prospect novo? Ele precisa estar no topo do funil! Está andando na negociação? Não deixe de atualizar essas informações.
Dessa forma você sabe exatamente o que está acontecendo e consegue ter um controle sobre todas as etapas e vendas.
Quer mais dicas como essa? Continue acompanhando nosso blog e não esqueça de se inscrever para nossa newsletter semanal!