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A organização e a capacidade de gerir o tempo são características importantes para um bom vendedor. Mesmo assim, a rotina e o excesso de tarefas podem dificultar a manutenção desse controle, o que pode até comprometer seus resultados. Descubra por que o agendamento de atividades pode salvar sua meta do mês!

Grande parte dos clientes que buscam sua empresa como a solução para algum problema, o fazem motivados por algum evento – lançamento de produto, substituição ou necessidade – e, com isso, esperam resolvê-lo o mais breve possível. Quando os clientes não têm sua necessidade atendida no prazo ou na forma que esperam, avaliam negativamente a experiência, e as chances de conversão ficam bastante reduzidas.

Muitas vezes, essa demora e a má qualidade no atendimento são resultados da falta de planejamento e organização. Felizmente, é possível contornar esta situação com o agendamento de atividades: além de deixá-lo mais tranquilo, surtirá grandes benefícios para o atingimento de suas metas.

1 Ocupado não é produtivo

Você atende vários clientes ao mesmo tempo, participa de reuniões, atende ligações, responde e-mails, mas sente que não sai do lugar? O motivo para isso é que você, provavelmente, não tem objetivo nem fluxo de trabalho bem definidos.

Você trabalha, fica exausto e nunca vê o fim da linha.

O agendamento de atividades faz com que você visualize as tarefas do dia, execute-as de acordo com a prioridade e, ao fim do dia, consiga ter a sensação real de dever cumprido.

2 Não perca o timing

Por desejar a solução imediata para seu problema, os clientes tendem a se adaptar se não conquistam o objeto de desejo, buscando outra ou até criando alternativas para suprir essa necessidade.

Por exemplo:

Os familiares de idosos costumam buscar por um serviço de cuidadores após a ocorrência de uma queda ou após o diagnóstico de uma doença (evento).

Se, ao buscar por informações, a família não tiver a atenção imediata da empresa de cuidadores, optará por outra do segmento ou, no intuito de restabelecer o cuidado ao idoso com urgência, alguém da família ficará encarregado pelo monitoramento.

O follow up é muito importante durante todo o processo de venda, pois mantém o cliente engajado e estimula a tomada de decisão. O agendamento de atividades, neste caso, confere ritmo à negociação e ao avanço na jornada de compra.

3 Um passo de cada vez

Você não envia uma proposta sem saber o que o cliente quer, nem recebe retorno do cliente se ainda não enviou a proposta, certo?

Algumas tarefas não podem iniciar sem que outra seja concluída primeiro. Com um CRM, você consegue agendar a próxima atividade assim que encerra a outra, preservando o histórico e a sequência do relacionamento com o cliente.

4 Evite a frustração

Quando temos uma demanda muito grande de projetos, ficamos assustados e tendemos a procrastinar, o que gera frustração e, por consequência, perda de produtividade.

A grande vantagem do agendamento de atividades é a possibilidade de fracionar as atividades por semana, dia, turno e até por hora. Assim, você vai cumprindo as pequenas metas e fica estimulado a desempenhar as próximas.

5 Não perca clientes

Muitas vendas são perdidas porque, com a agenda cheia, o vendedor esquece do cliente.

O CRM integra banco de dados e gestão de atividades, evitando que você esqueça de atender algum de seus prospects.

O atingimento de sua meta do mês vai além do fechamento de vendas: ele faz parte de um processo que inicia, muitas vezes, no mês anterior e demanda um conjunto de estratégia, disciplina e execução.

O agendamento de atividades, portanto, auxilia em todas as etapas desse processo pois garante a manutenção do relacionamento com o cliente e promove mais conversões.

Conheça o Funil de Vendas e descubra, na prática, como o agendamento de atividades pode salvar sua meta do mês!

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.