A organização e a capacidade de gerir o tempo são características importantes para um bom vendedor. Mesmo assim, a rotina e o excesso de tarefas podem dificultar a manutenção desse controle, o que pode até comprometer seus resultados. Descubra por que o agendamento de atividades pode salvar sua meta do mês!
Grande parte dos clientes que buscam sua empresa como a solução para algum problema, o fazem motivados por algum evento – lançamento de produto, substituição ou necessidade – e, com isso, esperam resolvê-lo o mais breve possível. Quando os clientes não têm sua necessidade atendida no prazo ou na forma que esperam, avaliam negativamente a experiência, e as chances de conversão ficam bastante reduzidas.
Muitas vezes, essa demora e a má qualidade no atendimento são resultados da falta de planejamento e organização. Felizmente, é possível contornar esta situação com o agendamento de atividades: além de deixá-lo mais tranquilo, surtirá grandes benefícios para o atingimento de suas metas.
1 Ocupado não é produtivo
Você atende vários clientes ao mesmo tempo, participa de reuniões, atende ligações, responde e-mails, mas sente que não sai do lugar? O motivo para isso é que você, provavelmente, não tem objetivo nem fluxo de trabalho bem definidos.
Você trabalha, fica exausto e nunca vê o fim da linha.
O agendamento de atividades faz com que você visualize as tarefas do dia, execute-as de acordo com a prioridade e, ao fim do dia, consiga ter a sensação real de dever cumprido.
2 Não perca o timing
Por desejar a solução imediata para seu problema, os clientes tendem a se adaptar se não conquistam o objeto de desejo, buscando outra ou até criando alternativas para suprir essa necessidade.
Por exemplo:
Os familiares de idosos costumam buscar por um serviço de cuidadores após a ocorrência de uma queda ou após o diagnóstico de uma doença (evento).
Se, ao buscar por informações, a família não tiver a atenção imediata da empresa de cuidadores, optará por outra do segmento ou, no intuito de restabelecer o cuidado ao idoso com urgência, alguém da família ficará encarregado pelo monitoramento.
O follow up é muito importante durante todo o processo de venda, pois mantém o cliente engajado e estimula a tomada de decisão. O agendamento de atividades, neste caso, confere ritmo à negociação e ao avanço na jornada de compra.
3 Um passo de cada vez
Você não envia uma proposta sem saber o que o cliente quer, nem recebe retorno do cliente se ainda não enviou a proposta, certo?
Algumas tarefas não podem iniciar sem que outra seja concluída primeiro. Com um CRM, você consegue agendar a próxima atividade assim que encerra a outra, preservando o histórico e a sequência do relacionamento com o cliente.
4 Evite a frustração
Quando temos uma demanda muito grande de projetos, ficamos assustados e tendemos a procrastinar, o que gera frustração e, por consequência, perda de produtividade.
A grande vantagem do agendamento de atividades é a possibilidade de fracionar as atividades por semana, dia, turno e até por hora. Assim, você vai cumprindo as pequenas metas e fica estimulado a desempenhar as próximas.
5 Não perca clientes
Muitas vendas são perdidas porque, com a agenda cheia, o vendedor esquece do cliente.
O CRM integra banco de dados e gestão de atividades, evitando que você esqueça de atender algum de seus prospects.
O atingimento de sua meta do mês vai além do fechamento de vendas: ele faz parte de um processo que inicia, muitas vezes, no mês anterior e demanda um conjunto de estratégia, disciplina e execução.
O agendamento de atividades, portanto, auxilia em todas as etapas desse processo pois garante a manutenção do relacionamento com o cliente e promove mais conversões.
Conheça o Funil de Vendas e descubra, na prática, como o agendamento de atividades pode salvar sua meta do mês!