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A meta de vendas é algo que faz parte da vida de todo gestor e vendedor. Definir uma meta corretamente é crucial para a previsibilidade e seu alcance.

Saiba como construir a meta de vendas

É comum as empresas errarem na construção da meta de vendas e principalmente em seu desdobramento para os vendedores. Os erros mais comuns na construção da meta são:

1. “Chutar” um número sem ter um histórico que lhe oriente
2. Não possuir uma análise da natureza dos custos para identificar primeiramente a Meta de Sobrevivência ou Ponto de Equilíbrio. Este é um dos fatores críticos deste processo
3. Desmotivar a equipe de vendas com um valor “Astronômico” ou uma meta que não seja desafiadora

Encontramos uma forma simplificada para a construção e o desdobramento da Meta. Este conteúdo facilitará a equipe comercial a alcançar melhores resultados.

meta de vendas - Funil de Vendas

Etapas para a construção da Meta:

1. Natureza do Custo

É fundamentar conhecer qual a Meta de Sobrevivência ou Ponto de Equilíbrio da organização, ou seja, devo conhecer quais são as principais naturezas do custo da empresa se a mesma não vender nada. As naturezas de custos comuns são:
• Impostos (Funcionário e licenças)
• Insumos improdutivos
• Mão de Obra
• Contas de consumo

2. Custo da Venda

Levante qual o custo médio da venda e transforme em percentual:
• Impostos
• Valor médio de visita (caso houver)
• Frete (caso houver)
• Custos extras (almoço, estacionamento, etc – caso houver)
• Etc

3. Definir Meta de Vendas Global (Meta de melhoria) e o período da mesma

A Meta Global é o valor esperado que a equipe de vendas “bata”. Após o conhecimento do Número Controle (Custo mensal) da organização defina a margem de ganho (%), compatibilizando com o valor que o mercado paga pelo produto / serviço ofertado.

Dica: Analise qual o valor praticado pelos concorrentes e o quanto o mercado se dispõe a pagar pelo “algo a mais”

Exemplo:
Custo da organização: R$15.000,00
Margem de ganho: 30%
Percentual do custo da venda: 12%
Soma dos percentuais: 42%
Retirada dos sócios (este valor deve ser embutido no custo da organização): R$10.000,00

Valor da Meta: R$15.000,00 + R$10.000,00 + 42% = R$35.500,00/mês

4. Desdobramento da meta

É possível dois caminhos para o desdobramento da meta à equipe comercial:

Desdobramento Igualitário
– A organização possui 2 vendedores, ambos receberão o valor de: R$17.750,00/ mês

Desdobramento por Perfil
– Considere o tempo de empresa, conhecimento dos produtos, serviços e negócio, carteira de cliente, perfil empreendedor: Vendedor 1: R$25.000,0, Vendedor 2: R$10.000,00.

5. Estratégia para alimentar o Funil de Vendas

Tenha em mãos estratégias para alimentar o Funil de Vendas e dar sequencia nas etapas, você pode adotar as estratégias comuns:
• Carteira de cliente: Vender mais para os clientes existentes
• Prospecção de novos clientes – Antes de buscar um novo cliente, trabalhe com os que você já tem em mãos.
• Publicidade: Web, SEO, Revistas, Feiras e Eventos, Etc

6. Acompanhe os resultados

Após a implantação e desdobramento das metas, acompanhe-a periodicamente através das Taxas de Conversão.
Dica: Caso em uma das fases do Funil de Vendas a taxa de conversão esteja muito baixa, ou seja, esteja perdendo muitas oportunidades naquela fase, veja quais são os motivos e busque junto ao vendedor uma estratégia para contornar esta situação.

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.