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Sua equipe se comunica?

A efetividade da comunicação interna diz muito sobre sua empresa e reflete, diretamente, nos resultados atingidos. Confira algumas dicas que irão ajudar sua equipe a se comunicar melhor!

Desde a época da escola, temos ouvido sobre a história da comunicação e como ela foi – e ainda é – importante para a evolução humana. No estudo das figuras de linguagem, aprendemos sobre os Elementos da Comunicação, você se lembra?

Contexto: situação que relaciona emissor e receptor

Emissor: quem envia a mensagem

Mensagem:informação enviada

Receptor: quem recebe a mensagem

Canal: meio por onde é enviada/recebida a mensagem

Código: linguagem utilizada para transmitir

Com a ajuda da tecnologia, é evidente que o processo tem se transformado e hoje podemos contar com milhares de alternativas para o canal e codificação dessa mensagem.

Mas, será que essa mudança tornou a comunicação mais eficaz?

Um estudo organizado pelo Project Management Institute Brasil (PMI), em 2010, apontou que 76% das empresas considera a falha de comunicação como o principal motivo pelo fracasso de seus projetos.

Sinais de que a comunicação anda mal

Alguns problemas, internos ou externos, podem ser indícios de uma possível ruído no processo de comunicação da equipe: 

  • Prazos não cumpridos
  • Metas não atingidas
  • Informações distorcidas
  • Fofocas e boatos

Gestor, você dá o exemplo?

Alguns gestores atribuem a falha na comunicação à falta de tempo, mas esquecem de duas coisas muito importantes:

  • A equipe é seu principal ativo

A equipe representa sua empresa e deve estar alinhada com seus objetivos. Recrutar, treinar e motivar demandam tempo e dinheiro, mas são indispensáveis para a sustentabilidade do negócio.

  • O retrabalho é seu pior inimigo

Quando você negligencia alguma parte importante do processo, ela precisará ser feita em outro momento. A economia de tempo para comunicação agora, origina uma sucessão de falhas e ficará bem maior no futuro, exigindo ainda mais do seu tempo.

As consequências disso são o desperdício de recursos, falta de produtividade, falta de reconhecimento do trabalho e, consequentemente, o clima negativo na empresa.

A equipe precisa sentir segurança para expressar qualquer descontentamento e acreditar que você vai considerar suas demandas.

Ainda que, no momento, não seja possível atender àquela solicitação, é importante ser transparente e justificar sua posição.

Facilitando o trabalho do colega

Numa equipe, geralmente há um fluxo de trabalho, em que cada pessoa fica responsável por uma etapa do processo e assim complementa ao trabalho do outro.

 

De que forma uma pessoa “passa o bastão” para outra?

Todos estão confortáveis com o processo?

Pode ser que alguém já tenha tido alguma ideia para melhorar a operação, para si ou para os colegas, mas, por vergonha, medo ou falta de oportunidade, nunca pôde dar sua contribuição.

Atenção!

Caso a sua empresa já possua uma cultura colaborativa, verifique de que forma isso é feito.

Observe que, com alguns métodos, as pessoas podem não ficar tão à vontade e, inclusive, internalizar as críticas de forma pessoal.

Comunicando mais e melhor

Para melhorar a maneira como sua equipe se comunica, elencamos algumas dicas que você pode adotar:

#1 Ouvir e falar

Todos devem ter oportunidade de falar – e ter pessoas dispostas a ouvi-los, genuinamente.

Pode ser através de encontros interativos, pesquisas de clima, dinâmicas de grupo, feedbacks construtivos ou meios digitais. Conheça sua equipe e viabilize um canal de comunicação conveniente para todos.

#2 Inovar

As gerações contemporâneas se comunicam de maneira diferente e seria tolice limitá-los. Esqueça as reuniões entediantes e torne o processo mais dinâmico: desenvolva o hábito de usar meios instantâneos de comunicação, como e-mail, whatsapp, chat e vídeo chamadas.

#3 Documentar

É importante que toda a troca de informações profissionais seja documentada, assim, todos têm acesso a qualquer momento e evita dificuldade de interpretação.

Abandone as planilhas confusas e adote ferramentas intuitivas de calendário virtual, gerenciamento de tarefas e CRM.

O que acontece quando a equipe se comunica?

A comunicação é algo inerente ao ser humano e quando isso acontece em uma equipe de vendas, todos ficam cientes da sua importância e se envolvem com o que acontece na empresa. Quando confiantes e bem informados, estabelecem vínculos, favorecendo o senso de pertencimento. Isso reflete em sua satisfação pessoal e no relacionamento com os clientes.

O resultado disso? Motivação da equipe e mais resultados para sua empresa!

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.