Sua equipe se comunica?
A efetividade da comunicação interna diz muito sobre sua empresa e reflete, diretamente, nos resultados atingidos. Confira algumas dicas que irão ajudar sua equipe a se comunicar melhor!
Desde a época da escola, temos ouvido sobre a história da comunicação e como ela foi – e ainda é – importante para a evolução humana. No estudo das figuras de linguagem, aprendemos sobre os Elementos da Comunicação, você se lembra?
Contexto: situação que relaciona emissor e receptor
Emissor: quem envia a mensagem
Mensagem:informação enviada
Receptor: quem recebe a mensagem
Canal: meio por onde é enviada/recebida a mensagem
Código: linguagem utilizada para transmitir
Com a ajuda da tecnologia, é evidente que o processo tem se transformado e hoje podemos contar com milhares de alternativas para o canal e codificação dessa mensagem.
Mas, será que essa mudança tornou a comunicação mais eficaz?
Um estudo organizado pelo Project Management Institute Brasil (PMI), em 2010, apontou que 76% das empresas considera a falha de comunicação como o principal motivo pelo fracasso de seus projetos.
Sinais de que a comunicação anda mal
Alguns problemas, internos ou externos, podem ser indícios de uma possível ruído no processo de comunicação da equipe:
- Prazos não cumpridos
- Metas não atingidas
- Informações distorcidas
- Fofocas e boatos
Gestor, você dá o exemplo?
Alguns gestores atribuem a falha na comunicação à falta de tempo, mas esquecem de duas coisas muito importantes:
- A equipe é seu principal ativo
A equipe representa sua empresa e deve estar alinhada com seus objetivos. Recrutar, treinar e motivar demandam tempo e dinheiro, mas são indispensáveis para a sustentabilidade do negócio.
- O retrabalho é seu pior inimigo
Quando você negligencia alguma parte importante do processo, ela precisará ser feita em outro momento. A economia de tempo para comunicação agora, origina uma sucessão de falhas e ficará bem maior no futuro, exigindo ainda mais do seu tempo.
As consequências disso são o desperdício de recursos, falta de produtividade, falta de reconhecimento do trabalho e, consequentemente, o clima negativo na empresa.
A equipe precisa sentir segurança para expressar qualquer descontentamento e acreditar que você vai considerar suas demandas.
Ainda que, no momento, não seja possível atender àquela solicitação, é importante ser transparente e justificar sua posição.
Facilitando o trabalho do colega
Numa equipe, geralmente há um fluxo de trabalho, em que cada pessoa fica responsável por uma etapa do processo e assim complementa ao trabalho do outro.
De que forma uma pessoa “passa o bastão” para outra?
Todos estão confortáveis com o processo?
Pode ser que alguém já tenha tido alguma ideia para melhorar a operação, para si ou para os colegas, mas, por vergonha, medo ou falta de oportunidade, nunca pôde dar sua contribuição.
Atenção!
Caso a sua empresa já possua uma cultura colaborativa, verifique de que forma isso é feito.
Observe que, com alguns métodos, as pessoas podem não ficar tão à vontade e, inclusive, internalizar as críticas de forma pessoal.
Comunicando mais e melhor
Para melhorar a maneira como sua equipe se comunica, elencamos algumas dicas que você pode adotar:
#1 Ouvir e falar
Todos devem ter oportunidade de falar – e ter pessoas dispostas a ouvi-los, genuinamente.
Pode ser através de encontros interativos, pesquisas de clima, dinâmicas de grupo, feedbacks construtivos ou meios digitais. Conheça sua equipe e viabilize um canal de comunicação conveniente para todos.
#2 Inovar
As gerações contemporâneas se comunicam de maneira diferente e seria tolice limitá-los. Esqueça as reuniões entediantes e torne o processo mais dinâmico: desenvolva o hábito de usar meios instantâneos de comunicação, como e-mail, whatsapp, chat e vídeo chamadas.
#3 Documentar
É importante que toda a troca de informações profissionais seja documentada, assim, todos têm acesso a qualquer momento e evita dificuldade de interpretação.
Abandone as planilhas confusas e adote ferramentas intuitivas de calendário virtual, gerenciamento de tarefas e CRM.
O que acontece quando a equipe se comunica?
A comunicação é algo inerente ao ser humano e quando isso acontece em uma equipe de vendas, todos ficam cientes da sua importância e se envolvem com o que acontece na empresa. Quando confiantes e bem informados, estabelecem vínculos, favorecendo o senso de pertencimento. Isso reflete em sua satisfação pessoal e no relacionamento com os clientes.
O resultado disso? Motivação da equipe e mais resultados para sua empresa!