Nos últimos anos, nossa equipe juntamente com os consultores da Tálamo (www.talamo.com.br) tem se dedicado na busca das melhores práticas de vendas e percebemos como o Modelo de Negócios te ajuda a vender mais.
Um bom modelo de vendas (veja esta matéria) não se sustenta por si só, ele deve ter por trás o Modelos de Negócios que lhe darão as diretrizes estratégicas e que é ao mesmo tempo orgânico, podendo ser mudado de acordo com a particularidade do projeto, empresa, cliente ou mercado.
Entenda seus fundamentos
O Modelo de Negócio consiste na lógica de como CRIAR, ENTREGAR E CAPTURAR VALOR, servindo justamente para apoiar a atuação da organização. Não existe o desenho de um único Modelo de Negócio, por isto mesmo ele é dinâmico e adaptável a inúmeras aplicações.
O autor deste método chama-se Alex Osterwalder, que em uma defesa de tese juntou diversas visões de negócios, administração, produtos / serviços, marketing e não poderia faltar o Design Thinking, que aborda de forma colaborativa sua aplicação.
Criar Valor
Para criar Valor ao usuário / Cliente, é necessário envolve-lo em um processo para conhecer profundamente quais são suas dores, ganhos, qual sua rotina, etc, ou seja, é necessário praticar a empatia, se colocando no lugar dele e vivenciando suas experiências.
Desta forma, é possível saber mais precisamente como ganhar seu “coração”.
Entregar Valor
Após mapear a Proposta de Valor, devemos criar canais conectando o formato de entrega de seu produto/serviço e como ele irá se comunicar com o cliente.
Capturar Valor
Todo negócio precisa ser movido à resultado e um dos principais é o financeiro. Portanto é fundamental criar e validar a monetização do Modelo de Negócio, desta forma a empresa fecha o ciclo e gera lucro.