Um dos grandes desafios dos influenciadores digitais e das marcas é o de conseguir transformar seguidores em clientes.
É um desafio grande porque ter um cliente é muito mais do que likes, engajamento e métricas, é ter a confiança e satisfação no produto ou serviço.
Mas em meio a um turbilhão de conteúdos e atualizações, como se destacar para conseguir tudo isso: o follow e o lead, isto é, seu cliente em potencial? Abaixo separamos algumas dicas que podem ajudar nesse momento:
Impacto da presença nas redes sociais para a empresa
Embora não seja tão recente, podemos visualizar na pesquisa Social Media Trends 2018 vários benefícios do impacto das redes sociais para as marcas.
Desse relatório, observou-se que a produção de conteúdo e presença ativa das marcas representa 78,1% da divulgação da marca, 44,9% do tráfego no site ou blog, 62,5% do engajamento e, o melhor, 51% do crescimento das vendas e do número de clientes.
Ou seja, atualmente, estar presente nas mais variadas mídias serve de termômetro para entender como o público recebe uma marca, com todos os pontos de vista negativos ou positivos.
Contudo, muitas empresas ainda não despertaram para essa importância da presença ativa.
Entre os motivos, a pesquisa mostrou que entre os 5,6% das marcas que ainda não estão presentes nas redes não estão por falta de conhecimento, por falta de equipe e por tempo limitado para gestão de redes sociais.
Para quem não está ainda entregue ao online, uma dificuldade no início é conseguir seguidores, o que torna difícil o alcance do conteúdo, por isso, existem muitas marcas que se beneficiam de comprar seguidores reais, uma estratégia que está cada vez mais sendo usada para um engajamento verdadeiro.
Importância do Inbound Marketing para transformar seguidores em clientes
O Inbound Marketing representa um conjunto de estratégias de marketing que buscam atrair e converter clientes através de conteúdo relevante.
Nessa estratégia, não é a empresa que corre atrás dos clientes, mas sim explora formas de que os clientes cheguem até o produto ou serviço através da busca em blogs ou redes sociais, por exemplo.
Essa estratégia torna o engajamento e a conquista de leads muito mais orgânicos e, ao contrário de outros modelos de estratégias de marketing, é visto como um investimento a longo prazo.
Por isso, é válido investir em ações de marketing para alavancar as vendas que complementam as de inbound marketing e geram retornos mais rápidos e equilibrados para o sucesso do negócio.
O impacto é grande e pode trazer retornos altos em lucro, aumento de clientes e alcance da marca:
#1 Público relevante
Um dos impactos de se investir no inbound marketing é a conquista de um público relevante, ou, em outras palavras, um lead qualificado.
Isso se torna possível pois a marca não se apresenta apenas como um produto ou serviço, mas vai além, traz um conteúdo rico que ajuda o seu público durante tomada de decisões, tirando dúvidas, dando dicas e guiando até o caminho de compra mais adequado para cada perfil.
#2 Custos baixos
Um dos benefícios do inbound marketing é que ele possui um custo de investimento baixo quando comparado, por exemplo, com mídia paga.
Por isso, muitas marcas já despertaram para a importância do investimento em estratégias como marketing de conteúdo e SEO, para lutar pelo público na busca orgânica.
#3 Possibilidade de mensuração
Outro impacto positivo do inbound marketing, quando falamos de conquista de seguidores e clientes, é que com ele é possível mensurar resultados através da ferramenta OKR.
Para quem nunca ouviu falar, OKR é uma ferramenta que ajuda a definir objetivos e medir progressos em projetos e vem da sigla Objectives and Key Results. Existem vários exemplos de OKRs que podem beneficiar sua empresa.
Ações para transformar seguidores em clientes
Entre as ações para converter follows em clientes, podemos destacar como pontos fundamentais conteúdo, frequência, audiência e autoridade:
#1 Conteúdo
Foque em conteúdo de qualidade no blog, com conteúdo rico, relevante e otimizado. Uma vantagem é poder desmembrar conteúdos nas redes sociais também.
O Marketing de Conteúdo está em alta e é uma tendência que permanecerá. Por isso, conhecer e aplicar em suas estratégias esses conceitos.
#2 Frequência
Além da qualidade, é necessário estudar a frequência na postagem desses conteúdos para manter um ritmo que permita ter um crescimento sólido, fornecendo sempre aos seguidores conteúdos de seu interesse.
Vale ressaltar que o excesso não é sinônimo de qualidade, então a frequência tem que ser constante para se fazer lembrar.
#3 Audiência
Se a sua audiência for qualificada, ela vai continuar se interessando pela sua empresa e buscar cada vez mais consumir os conteúdos. Por isso, além de buscar novos seguidores, é importante se preocupar com aquele público que já é fidelizado.
#4 Autoridade
A autoridade não é exatamente uma ação, mas sim uma consequência das ações acima. A constância, qualidade e estudo estratégico vão fazer sua marca aumentar a visibilidade e autoridade nas redes sociais.
Conclusão
Para conseguir converter seguidores em clientes, um dos caminhos é apostar no Inbound Marketing.
Esse conjunto de estratégias podem ajudar a aumentar a relevância da marca nas redes sociais. Para isso, é necessário várias etapas como atração do público ideal com conteúdos relevantes e constância.
Apesar de termos falado muito do processo de conquista nas redes sociais, é importante dizer que a compra não acaba ali. Todo o processo deve ser de qualidade, como otimização do processo de venda e pós-venda.