Por mais que o velho ditado diga: “não se compra um livro pela capa”, não há dúvidas que a comunicação visual nas empresas exerce forte influência sobre o consumo e as vendas, afinal, como diz outra frase popular: “A propaganda é a alma do negócio”.
Mas como cores e imagens, tipos de letras e logotipos influenciam tanto o comportamento de clientes, mesmo no B2B?
Para que você entenda como usar a comunicação visual em seu negócio, preparamos uma lista com uma série de dicas que podem ser muito úteis na hora de criar um logotipo ou saber como criar a identidade visual de sua marca.
5 dicas de como usar a comunicação visual para melhorar vendas
Você já deve saber que os logotipos são os elementos mais importantes da comunicação visual. Mas você sabe exatamente o que são logotipos e como eles ajudam sua empresa na área comercial?
Um logo é uma representação visual de seu negócio, um símbolo (que pode incluir também o nome do seu negócio, mas nem sempre) que ao ser visualizado deve remeter, imediatamente, na mente do público, a toda a qualidade e aos benefícios que seu negócio entrega para eles.
Assim, quem vê a maçã da Apple (mesmo sem o nome escrito embaixo), já sabe que se trata de um excelente fornecedor de equipamentos digitais.
O mesmo efeito de identificação instantânea ocorre com marcas como Nike, McDonald’s, BMW e muitas outras, independentemente de terem ou não letras em seu logo. Este fator não é fundamental, mas deve ser levado em conta.
Mas como, estão, tornar seu logo e sua comunicação visual facilmente identificáveis pelo público?
Esta é a nossa primeira dica.
Como usar cores, letras e formas para posicionar sua marca
Para isso, esses elementos devem retratar de forma correta o posicionamento de seu negócio.
Por exemplo: as cores vermelho e dourado do McDonald’s traduzem um ambiente dinâmico, para se comer rápido. O vermelho, dizem alguns desperta a fome.
No caso da BMW, o preto e o azul do logo transmitem elegância e tradição. Usar a psicologia das cores em seu logo e em sua comunicação é fundamental.
As letras mais retas e estreitas, sem detalhes, como no novo logotipo do Google, por exemplo, transmitem tecnologia e praticidade; enquanto letras trabalhadas podem significar ao especial, um momento de se sentir bem consigo mesmo, como é o caso da Coca-Cola.
As formas pontiagudas e angulares estão mais ligadas a esportes e aventura, e as arredondadas, a tradição e perfeição, mas isso não é uma regra, pois a mistura desses dois tipos de formas também pode trazer um efeito excelente, como acontece no logotipo da Nike.
A escolha das formas é um dos pontos que mais necessita do auxílio de um designer profissional na hora de se definir a comunicação visual de uma empresa.
O logo tem que ser único na comunicação visual
Feito para diferenciar seu negócio, a principal peça da identidade visual não pode ser semelhante a outros logos, mesmo que de segmentos de negócios diferentes do seu, pois isso confunde o cliente.
O logo e a identidade visual devem ser duradouros e marcantes
Uma empresa que faz isso muito bem no Brasil, é o Banco Itaú, pois a simples aparição de uma imagem com muitos detalhes naquele tom de cor de laranja de seu logo, já é suficiente para as pessoas identificarem a marca.
Mas, se a empresa mudasse rotineiramente seu logo e suas cores, isto é, se não tivesse um a comunicação visual consistente, nunca conseguiria isso.
Seu público deve se identificar com sua identidade e comunicação visual
Marcas que procuram um público jovem usam cores mais gritantes, como as amarelos e vermelhos da maioria das cervejas, propagandas engraçadas e muita música, fazendo este público se identificar com elas.
Já, marcas de luxo, fazem diferente, usam letras e cores sóbrias, abusam do dourado e do prateado, por exemplo.
Assim, um estudo de seu público, para entender quais são seus valores e atitudes, é muito importante para definir uma comunicação visual que seja “a cara de seus clientes”.
O logo e a comunicação visual devem ser facilmente reconhecidos e lembrados
Logos e outros elementos de sua comunicação não podem ser complexos e cheios de detalhes, pois isso pode fazer as pessoas não os entenderem ou, pior que isso, não os reconhecerem nem se lembrarem do que se trata, quando os visualizarem.
E não há nada pior que isso para a comunicação visual de uma empresa. Afinal, de que adianta investir em comunicação e propaganda, criação de embalagens para produtos ou no design de fachadas comerciais, se o público não reconhece quem está falando?
Portanto, para que a comunicação visual ajude sua empresa a vender mais, é preciso tomar estes e outros cuidados. É por isso que o ideal é contar com ajuda de um bom designer profissional.
Este post foi escrito pela equipe da We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina e um dos primeiros do Brasil.