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Por mais que o velho ditado diga: “não se compra um livro pela capa”, não há dúvidas que a comunicação visual nas empresas exerce forte influência sobre o consumo e as vendas, afinal, como diz outra frase popular: “A propaganda é a alma do negócio”.

Mas como cores e imagens, tipos de letras e logotipos influenciam tanto o comportamento de clientes, mesmo no B2B?

Para que você entenda como usar a comunicação visual em seu negócio, preparamos uma lista com uma série de dicas que podem ser muito úteis na hora de criar um logotipo ou saber como criar a identidade visual de sua marca.

5 dicas de como usar a comunicação visual para melhorar vendas

Você já deve saber que os logotipos são os elementos mais importantes da comunicação visual. Mas você sabe exatamente o que são logotipos e como eles ajudam sua empresa na área comercial?

Um logo é uma representação visual de seu negócio, um símbolo (que pode incluir também o nome do seu negócio, mas nem sempre) que ao ser visualizado deve remeter, imediatamente, na mente do público, a toda a qualidade e aos benefícios que seu negócio entrega para eles.

Assim, quem vê a maçã da Apple (mesmo sem o nome escrito embaixo), já sabe que se trata de um excelente fornecedor de equipamentos digitais.

O mesmo efeito de identificação instantânea ocorre com marcas como Nike, McDonald’s, BMW e muitas outras, independentemente de terem ou não letras em seu logo. Este fator não é fundamental, mas deve ser levado em conta.

Mas como, estão, tornar seu logo e sua comunicação visual facilmente identificáveis pelo público?

Esta é a nossa primeira dica.

Como usar cores, letras e formas para posicionar sua marca

Para isso, esses elementos devem retratar de forma correta o posicionamento de seu negócio.

Por exemplo: as cores vermelho e dourado do McDonald’s traduzem um ambiente dinâmico, para se comer rápido. O vermelho, dizem alguns desperta a fome.

No caso da BMW, o preto e o azul do logo transmitem elegância e tradição. Usar a psicologia das cores em seu logo e em sua comunicação é fundamental.

As letras mais retas e estreitas, sem detalhes, como no novo logotipo do Google, por exemplo, transmitem tecnologia e praticidade; enquanto letras trabalhadas podem significar ao especial, um momento de se sentir bem consigo mesmo, como é o caso da Coca-Cola.

As formas pontiagudas e angulares estão mais ligadas a esportes e aventura, e as arredondadas, a tradição e perfeição, mas isso não é uma regra, pois a mistura desses dois tipos de formas também pode trazer um efeito excelente, como acontece no logotipo da Nike.

A escolha das formas é um dos pontos que mais necessita do auxílio de um designer profissional na hora de se definir a comunicação visual de uma empresa.

O logo tem que ser único na comunicação visual

Feito para diferenciar seu negócio, a principal peça da identidade visual não pode ser semelhante a outros logos, mesmo que de segmentos de negócios diferentes do seu, pois isso confunde o cliente.

O logo e a identidade visual devem ser duradouros e marcantes

Uma empresa que faz isso muito bem no Brasil, é o Banco Itaú, pois a simples aparição de uma imagem com muitos detalhes naquele tom de cor de laranja de seu logo, já é suficiente para as pessoas identificarem a marca.

Mas, se a empresa mudasse rotineiramente seu logo e suas cores, isto é, se não tivesse um a comunicação visual consistente, nunca conseguiria isso.

Seu público deve se identificar com sua identidade e comunicação visual

Marcas que procuram um público jovem usam cores mais gritantes, como as amarelos e vermelhos da maioria das cervejas, propagandas engraçadas e muita música, fazendo este público se identificar com elas.

Já, marcas de luxo, fazem diferente, usam letras e cores sóbrias, abusam do dourado e do prateado, por exemplo.

Assim, um estudo de seu público, para entender quais são seus valores e atitudes, é muito importante para definir uma comunicação visual que seja “a cara de seus clientes”.

O logo e a comunicação visual devem ser facilmente reconhecidos e lembrados

Logos e outros elementos de sua comunicação não podem ser complexos e cheios de detalhes, pois isso pode fazer as pessoas não os entenderem ou, pior que isso, não os reconhecerem nem se lembrarem do que se trata, quando os visualizarem.

E não há nada pior que isso para a comunicação visual de uma empresa. Afinal, de que adianta investir em comunicação e propaganda, criação de embalagens para produtos ou no design de fachadas comerciais, se o público não reconhece quem está falando?

Portanto, para que a comunicação visual ajude sua empresa a vender mais, é preciso tomar estes e outros cuidados. É por isso que o ideal é contar com ajuda de um bom designer profissional.

Este post foi escrito pela equipe da We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina e um dos primeiros do Brasil.

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.