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Até bem pouco tempo, todas as empresas, digitais ou não, utilizavam o Outbound Marketing como forma de comunicação. Com o passar dos anos, as mudanças progressivas no comportamento de consumo passaram a exigir a construção de um relacionamento consistente entre a empresa e o cliente, e então surgiu o conceito do Inbound Marketing.

No entanto, ainda é muito comum vermos empresas habituadas ao modelo tradicional – e obtendo retorno com ele – brigando com o mercado na tentativa de manter sua estratégia.

Quer descobrir um segredo?

Não é necessário abrir mão do Outbound para se manter atualizado!

Inbound e Outbound Marketing possuem abordagens diferentes, mas ambos têm o mesmo objetivo: a conversão.

Conheça as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing e entenda como utilizá-los na sua estratégia de comunicação!

Um estudo realizado pela Hubspot em 2017 apontou que as empresas empregam 90% dos recursos de marketing em estratégias de Outbound e apenas 10% em Inbound. Embora ambas sejam eficazes em suas propostas, é importante priorizar o direcionamento dos esforços para o que traz mais retorno para a empresa.

O problema é que, em alguns casos, há confusão nos conceitos e as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing ficam resumidas a online e offline, o que é um grande equívoco. As duas estratégias podem ser aplicadas dentro e fora da internet, usando apenas propostas diferentes. Saiba mais sobre as diferenças elas!

1 Comunicação

 

Inbound Marketing

É uma estratégia relativamente nova e sua abordagem está alinhada aos valores das novas gerações. A comunicação é realizada de forma bilateral, que promove a interação e o engajamento entre público e empresa.

O Inbound valoriza a personalização, no intuito de se aproximar o cliente e estabelecer um relacionamento à base de confiança. O modelo utiliza comunicação persuasiva e permissiva, ou seja, só comunica se o interlocutor permitir.

Outbound Marketing

É o modelo utilizado desde sempre, pelas empresas e agências de comunicação, com foco na abordagem direta. Sua comunicação é unilateral, pois não recebe resposta, não há reciprocidade.

No Outbound, a comunicação é padronizada para todos que a recebem. Esta estratégia conquista a atenção dos potenciais clientes por meio da interrupção, ou seja, eles são incitados a interromper suas atividades para consumir a mensagem.

2 Público

 

Inbound Marketing

O público é bem específico, com definição de persona, atraído por meio da relevância e da personalização. Atinge poucas pessoas de cada vez e prioriza aqueles mais inclinados à conversão.

O estudo de público deve ser profundo, para segmentar a comunicação de forma a atingir o cliente mais propenso, em seu momento mais propício.

Outbound Marketing

O público é abrangente, massificado, atraído pela interrupção.

Há estudo simples de público, considerando características de gênero, faixa etária, demográficos e interesses, porém com menor especificidade, atingindo muitas pessoas de uma só vez.

3 Meio utilizado

 

Inbound Marketing

O recurso utilizado pelo Inbound é o conteúdo relevante, que atrai o potencial cliente desde o reconhecimento da necessidade e o mantém informado até que esteja totalmente educado para efetivar a compra. Aqui, o foco é a informação e o relacionamento.

Diferenças entre Inbound e Outbound Marketing

Este conteúdo pode ser disponibilizado por meio de textos, imagens, áudios e vídeos, em diversos canais como blogs, sites, e-mail e redes sociais – somente quando o cliente permite esta interação, curtindo a página ou disponibilizando um meio de contato. Fora do digital, o Inbound Marketing pode ser percebido em palestras e eventos de caráter informativo, que estimulem a interatividade sem foco no produto.

Outbound Marketing

Quando o potencial cliente é interceptado por essa estratégia de comunicação, está ciente de que se trata de propaganda – sem rodeios, explanando todas as informações sobre a oferta ou sobre a empresa.

Podem ser campanhas publicitárias com a veiculação de peças gráficas, como folders, encartes e outdoors, spots de rádio, comerciais de televisão e até por meio de telemarketing ativo. Na internet, o envio de e-mail marketing tipo mala direta, pop-ups nos sites e anúncios em redes sociais são alguns dos exemplos de Outbound Marketing.

4 Captação de leads

 

Inbound Marketing

Com a disponibilização de conteúdos relevantes, o público interessado disponibiliza, voluntariamente, algum meio de contato para que a empresa estabeleça um relacionamento.

Geralmente é realizado por meio de landing pages, que solicitam o preenchimento de um formulário com informações básicas, como nome, e-mail, telefone e estado.

A cada nova interação e à medida que conquista a confiança do seu público, a empresa tende a solicitar informações mais detalhadas, como escolaridade, profissão, renda e interesses, no intuito de lapidar as características da persona.

Outbound Marketing

As informações dos leads de Outbound são captadas de forma direta, como no preenchimento de um cadastro, ou oculta, por meio de bancos de dados, mailings de terceiros ou cookies que rastreiam os acessos à páginas e e-mails.

5 Custo

 

Inbound Marketing

O custo de captação de leads com o Inbound Marketing é 47% menor do que os obtidos com as estratégias tradicionais. Isso é porque a produção de conteúdo relevante, com o uso de técnicas de SEO para ranqueamento nos motores de busca, reduz a necessidade de investimento em mídia paga.

Obviamente, há custos no Inbound Marketing – contratação de redatores, programadores, ferramentas de automação de marketing e gerenciamento de conteúdo, além de hospedagem e domínio de blogs e sites – mas, ainda assim, são menores do que com as técnicas tradicionais.

Outbound Marketing

As inserções de mídia tradicional tem alto custo, geralmente proporcionais à quantidade de pessoas atingidas.

Quanto mais específica a inserção em jornais, revistas e rádios – escolha de página, horário e dia da semana – maior é o investimento.

6 Mensuração

 

Inbound Marketing

Devido à maior parte da comunicação ocorrer em meio digital, o acesso à mensuração é muito simples.

Há diversas ferramentas e plataformas que monitoram os passos dos leads a cada nova conversão. É possível fazer o acompanhamento ainda durante a veiculação da campanha, o que permite ajustar qualquer detalhe para facilitar o atingimento do objetivo.

Outbound Marketing

Por compreender muitas estratégias físicas, a mensuração dos resultados é bastante complexa: é muito difícil saber quantos clientes realizaram uma compra depois de assistirem a um comercial de televisão, por exemplo.

Quando realizados em ambiente digital, em forma de e-mail marketing ou anúncio no Facebook, a mensuração é realizada de forma simples, assim como no Inbound.

7 Resultados

 

Inbound Marketing

O potencial de conversão de leads é muito alto, pois o marketing de conteúdo atrai e nutre os clientes durante toda sua Jornada de Compra.

A construção de um relacionamento consistente também aumenta as chances de fidelização, pois o cliente passa a confiar na empresa e a considera uma autoridade em seu segmento.

Em contrapartida, são estratégias aplicadas em um prazo maior, e, por este motivo, o retorno do investimento pode demorar a aparecer.

Outbound Marketing

Aqui, os resultados costumam ser imediatos – sejam positivos, sejam negativos. Quando o consumidor está preparado, ocorre a compra por impulso, ao passo que um consumidor sem interesse imediato dificilmente será impactado novamente pelas estratégias de Outbound.

Com a comunicação em massa, as chances de viralizar são enormes, promovendo o reconhecimento de marca. A aquisição de clientes também é mais rápida, embora menos duradoura e fiel.

São muitas as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing, não é?

No fim das contas, é impossível dizer se um método é melhor do que outro, visto que atuam em frentes bem distintas.

O mais legal nesse contexto é que muitos pontos dessas estratégias se complementam, o que pode ser bastante interessante para a rentabilidade da sua empresa.

Agora conta pra gente: você utiliza mais Inbound ou Outbound Marketing em sua empresa?

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.