A popularização do inbound marketing fez com que se criasse diferenciações entre ele e o marketing tradicional. O conceito funil de vendas em Y vem para unir essas duas facetas do marketing.
O termo, marca, software e metodologia Funil de Vendas foi cunhado no Brasil por nós da www.funildevendas.com.br em 2012 e de lá para cá o mercado vem se apoiando na metodologia, para criar vertentes do Marketing e Vendas.
Sabe-se que ele é um processo que possibilita a construção do processo de vendas, pois é a partir do funil Y que é possível gerar oportunidades que vão da prospecção ao cliente até o fechamento do negócio. Tornando-se, então, uma ferramenta do Outbound utilizada para encaminhar os leads para o Inbound.
A principal modificação é que nesse modelo tanto os funis de vendas virtuais quanto de vendas presenciais se fundem. Assim, é possível acompanhar a jornada de todos os leads em um só lugar.
Portanto, prossiga a leitura para conhecer os benefícios dessa ferramenta, como usá-la e como identificar leads nas suas estratégias de marketing digital.
O que é o Funil de Vendas
Para iniciarmos nosso conteúdo sobre o Funil de Vendas em Y, é essencial deixarmos claro o que de fato é um funil de vendas, e como ele funciona.
O Funil de Vendas uma metodologia utilizada para definir as etapas dos processos de vendas, sendo utilizado desde a prospecção do cliente até o fechamento do contrato. É por meio do processo Outbound, como o funil Y, que leads são cativados de maneira direta, seja por meio de whatsapp, telefone ou panfletagem porta a porta. A compra do produto oferecido ocorre de forma mais rápida, diferentemente do inbound, que se dá por fluxos de nutrição, podendo demorar até seis meses para gerar o resultado desejado.
Essa abordagem clara e objetiva é uma maneira muito benéfica de atrair os clientes para outros tipos de funis, estes que os direcionam para, por exemplo, as redes sociais aumentando, assim, a fidelidade e a captação da persona. Ou seja, o funil em Y constrói a base para o possível momento ideal para a venda.
Os benefícios do funil em Y
Considerando que as estratégias de inbound e outbound são geralmente pensadas e realizadas pela mesma equipe, ter um método para integrar as duas metodologias é muito vantajoso.
Essa integração pode proporcionar uma série de benefícios para sua empresa, confira.
Estratégias convergentes
Se uma campanha de Instagram Ads está rendendo bons frutos, transferir parte das informações para o ambiente externo também tende a ser bem-sucedido.
A convergência entre estratégias possibilita que as informações de todos os clientes sejam catalogadas em uma única ferramenta de gestão.
Essa maior centralização privilegia a agilidade dos atendimentos e dá uma visão ampla de todas as ações aplicadas pela empresa.
Aproveitamento de leads outbound
Uma vez que todos os leads estão integrados por um sistema interno, a equipe pode analisar cada caso e identificar oportunidades de negócio.
Caso uma ação de marketing externo não tenha surtido o efeito esperado, a empresa pode aproveitar os leads do outbound para direcionar fluxos de informação inbound, como anunciar no Google Ads.
Essa estratégia é interessante porque o contexto garante que os visitantes em questão já têm os perfis almejados pela empresa, o que economiza tempo de pesquisa.
Otimização de leads inbound
O contrário também pode ocorrer: leads obtidos por meio de ações inbound podem migrar para o outbound.
Para fazer isso, basta ter as informações do leads armazenadas em segurança, como:
- Nome;
- Idade;
- Localização;
- Tipos de interações.
Com esses dados em mãos, a equipe tem a possibilidade de abordar leads com mais direcionamento e assertividade.
Como usar o funil em Y
Conforme abordado nos tópicos acima, a integração proporcionada pelo modelo de funil em Y traz uma série de benefícios para o seu negócio.
Porém, manter essa estratégia funcionando depende de fatores de organização interna. Saiba mais sobre eles a seguir.
Acompanhamento de métricas
Essa combinação entre funis torna ainda mais essencial o monitoramento constante das métricas.
Dados como Lifetime Value (LTV) e Custo de Aquisição de Cliente (CAC) precisam ser acompanhados com frequência de modo a identificar eventuais problemas na estratégia ou conferir se as metas estabelecidas estão sendo atendidas.
Esse monitoramento é a garantia de que a empresa está tendo retorno sobre a quantia que foi investida.
Não foque somente na quantidade de leads, pois isso não dá todo o panorama necessário da operação.
Otimização da equipe de vendas
Aplicar o funil de vendas em Y significa modificar as estratégias de atendimento.
Deixe sua equipe de vendas ciente de quais são as novas competências esperadas deles, como auxiliar cada um a identificar qual é a hora certa de transferir um lead de um funil a outro.
A capacitação acerca das ferramentas de marketing, como funciona o Facebook Ads, também é primordial para atingir resultados expressivos.
Como identificar leads
Saber qual é a hora certa para migrar um lead de um funil para o outro é, talvez, a competência mais importante quando se fala em funil de vendas em Y.
Essa identificação envolve três aspectos: perfil, interesse e maturidade.
Em primeiro lugar, analise o perfil do lead em questão. Identifique se ele possui o tipo de características que a empresa está procurando.
É indicado usar uma ferramenta de Lead Scoring (pontuação de lead) para otimizar essa análise.
Depois, estude quais foram os materiais que mais interessaram o lead. Pesquise se ele baixou e-books e assistiu a vídeos.
O nível de maturidade do lead depende do quão nutrido ele foi ao longo do funil de vendas.
Com esses três aspectos bem delineados, é possível saber se vale a pena migrar determinado lead de funil ou não.
Saiba nesta ferramenta gratuita quantos leads devem ser gerados para o time de vendas bater a meta.
Como você pode ver, o modelo de funil de vendas em Y veio para aprimorar as práticas de marketing.
A adoção dele garante que a empresa otimize suas práticas de aquisição de clientes e aproveite as oportunidades de negócio com mais qualidade.