Skip to main content

Saber como trabalhar os leads é uma das tarefas mais delicadas do marketing e vendas

Muitas vezes, o objetivo de uma campanha de marketing é gerar leads, mas, após a conquista, eles devem significar mais do que uma simples lista de e-mails, então como os vendedores podem trabalhar os leads?

Para começar a falar desse assunto, precisamos primeiro falar como você pode gerar leads em primeiro lugar.

Geração de leads: O primeiro passo é determinante para o sucesso

Gerar e trabalhar os leads é conseguir atrair pessoas para seu site e conteúdo, conseguindo tráfego de pessoas interessadas no que você tem para oferecer.

Essa tarefa pode ser feita principalmente com a geração de conteúdo relevante para seu público, para gerar o interesse em sua solução.

Hoje a principal forma para atrair esse tráfego é contar com um bom posicionamento no Google.

Nesse contexto, precisamos falar da TPI (Tecnologia de Posicionamento Inteligente). No Brasil, quem oferece esse serviço é a Blob Web. Vale a pena dar uma pausa aqui no texto e conhecer a solução que estamos falando!

Depois do tráfego gerado, é importante que você tenha boas ofertas (Call-to-action) dentro do seu site/blog para converter esses visitantes em leads.

Após gerar como trabalhar os leads?

Para diversos segmentos, os leads são considerados excelentes oportunidades de negócios: eles mantêm a operação ativa, trazem insights para novas estratégias e representam um bom retorno para o investimento.

Trabalhar os leads

No entanto, sozinhos, os leads gerados não são nada e dependem de mais algumas etapas para chegar ao fechamento da venda.

Para que fiquem mais propensos à conversão, é necessário que os leads sejam qualificados e nutridos ao longo da jornada de compra.

Ou seja, apesar de serem inseridos no Funil de Vendas, a geração de leads é apenas o começo do processo de vendas.

O motivo para essa afirmação é que, após a Atração do Visitante, Conversão em Lead e Relacionamento, você conquistou o Lead Qualificado pelo Marketing (MQL).

Entretanto, antes de fechar o negócio, este ainda deverá passar por outras etapas sob responsabilidade da equipe de Vendas. Conheça quais são!

MQL (Marketing Qualified Lead)

Em tese, o Lead Qualificado pelo Marketing é o que possui o comportamento de compra mais próximo do cliente ideal ou, no mínimo, com mais chances de converter.

Embora possa variar de acordo com o segmento da empresa, a taxa média de conversão de um Lead para MQL é de 20%.

Os critérios utilizados para definir um MQL, são baseados em Perfil e Comportamento:

É como se, a cada característica relevante para a conversão, o lead fizesse 1 ponto; e, a cada ação condizente que ele executa durante o processo de compra, ele fizesse 1 ponto.

Portanto, o Lead vai sendo classificado como mais ou menos suscetível à conversão, num processo automatizado denominado Lead Scoring.

Se ele atingir uma quantidade oportuna de pontos, pode ser considerado um MQL.

Por exemplo:

A Persona da marca é a Tatiana, uma mulher de 35 anos, que vive na região Sudeste e ocupa o cargo de Gerente em uma Média Empresa do segmento da Moda. Antes de realizar a compra, ela costuma abrir 3 e-mails, faz o download de 1 material e se interessa por 1 vídeo tutorial.

A cada item do Perfil ou Comportamento similar à Persona apresentado pelo Lead, este faz +1 ponto para ser considerado um MQL.

Por isso, é muito importante que haja um fluxo de comunicação bidirecional entre as equipes de Marketing e Vendas, o que pode ser feito por meio de uma plataforma CRM.

Isto garante que elas estejam alinhadas em relação ao Perfil e Comportamento esperado do Lead que será encaminhado para a próxima etapa.

Validação nas vendas

O Lead Aceito pelas Vendas é o MQL que teve suas informações validadas pela equipe de vendas.

Esta etapa é um filtro simples realizado pela operação de vendas e serve para otimizar o processo, no intuito de reduzir o investimento de tempo e dinheiro com Leads enviados de forma equivocada pelo Marketing.

A taxa de conversão estimada de MQL para SQL fica entre 25% a 40%.

Oportunidade ou Lead qualificado pelas Vendas (SQL)

A Oportunidade ou Lead Qualificado pelas Vendas é o lead do marketing com alto potencial de compra. Por exemplo: quando fez um Pedido de Orçamento, Solicitou uma Demonstração ou Teste do produto.

O objetivo de qualificar um SQL é aumentar a produtividade da equipe de vendas, por isso deve ser atendido no menor tempo possível, sob risco de “esfriar”.

Para ser considerado um SQL, a equipe de vendas analisa vários fatores do Lead, como:

  • Condições de compra
  • Estágio na Jornada de Compra
  • Interesse alinhado à oferta
  • Capacidade de tomada de decisão

Cliente

Após a execução de todas as etapas, a equipe de Vendas e o SQL estão preparados para fechar o negócio.

Finalmente, o Lead passa para a ser trabalhado pela equipe de Pós-Venda, com campanhas de encantamento, fidelização, recompra, aumento do ticket médio etc.

Trabalhar os leads gerados

De nada adianta gerar 10.000 leads por mês e não conseguir converter 10 vendas no mesmo período.

O sucesso entre leads gerados e convertidos em vendas depende muito do processo de vendas estabelecido em sua equipe e do relacionamento que é criado com esses potenciais clientes.

Por isso, o time de vendas deve trabalhar com um processo bem definido, sabendo exatamente por qual caminho devem levar o lead desde o primeiro momento em que entram no Funil de Vendas da equipe.

Percorrer todas as etapas é importante, mas a qualidade é primordial.

Trabalhar os leads no funil de vendasVendedores devem alimentar o Marketing com informações constantes sobre o processo, para que tenham insights de produção de conteúdo, elaborem estratégias ainda melhores para qualificação e, consequentemente, sejam efetivos no aumento da conversão.

Esta live te ajudará a entender fatores cruciais para ter êxito em sua meta.

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis
Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.