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Use a inovação para acelerar as vendas

É muito comum gestores de empresas e comerciais acreditarem que para acelerar as vendas basta contratar mais vendedores e/ou aumentar o número de oportunidades que chegam até a equipe. Isso pode até funcionar no curto prazo, porém, não é uma atitude sustentável e nem escalável.

Contudo, o que muitos não enxergam é que é possível otimizar a sua força de vendas, ou seja, obter mais resultados com a mesma quantidade de recursos (vendedores e tempo dedicado). Isso não é mágica, isso é inovação em vendas, algo que nós do Funil de Vendas™ entendemos bem.

Então, para conseguir inovação para acelerar as vendas, não é necessário inventar a roda, nós definimos inovação como:

Pegar o que já existe, melhorar, fazer com que as pessoas percebam valor e paguem por isso.

Assim, mais do que um produto/serviço bom e bonito, ele também precisa gerar resultado financeiro para a empresa, já que ninguém sobrevive apenas com uma boa ideia.

Após analisar mais de 3500 empresas, levantamos as principais dores em vendas:

1. Falta de processo

2. Falta dos indicadores

3. Produtividade

4. Previsibilidade

Assim, são nessas dores que trazemos inovação para acelerar as vendas. Estudamos processos e soluções utilizadas em diversas situações, como design thinking e o business model canvas, e criamos metodologias especializadas para os times de vendas.

Design de Vendas™

Essa metodologia de inteligência em vendas foi baseada em preceitos do design thinking. Por sua vez, este é uma abordagem que coloca o cliente no centro dos processos da empresa e busca identificar dores e ganhos dele para, então, a empresa entender claramente quais aspectos de seu produto ou serviço solucionam essas dores ou servem como criadores de ganhos.

design-de-vendasUm dos pontos mais interessantes desse processo é reunir toda a equipe de vendas (da ponta até o diretor) e outros colaboradores que também estão relacionados a este momento.

Isso faz com que todos trabalhem para alcançar o mesmo objetivo e tenham conhecimento do novo processo a ser seguido, formando uma equipe mais harmônica e com uma comunicação mais fluída.

[Saiba mais sobre o Treinamento Funil de Vendas Infalível]

Durante o processo de Ideação de uma das dinâmicas de inovação, o grupo irá desenhar o Modelo Estratégico de Vendas, que tem por objetivo identificar novas oportunidades para o negócio e mapear estratégias de vendas que não estão sendo utilizadas ainda.

É um ótimo jeito de alinhar todo mundo com o que está sendo feito hoje na empresa e trazer novas ideias para serem aplicadas no dia a dia.5

mev-Funil-de-Vendas

Portanto, cada um deverá traçar uma estratégia e um plano de ação prático para o atingimento dos resultados, ou seja, da meta. Todos os participantes são envolvidos nesse processo, dessa maneira, todos podem dar ideias e devem traçar os seus planos.

Não há dependência única do gestor, a equipe sai pronta para começar a acelerar as vendas do negócio e trazer resultados já no curto prazo.

Canvas Funil de Vendas

O Canvas Funil de Vendas foi criado, testado e aplicado por nós e por muitos clientes.

O principal objetivo é toda a equipe ter claro quais os passos da jornada comercial e quais os números que deverão ser alcançados para se atingir a meta do mês.

Por exemplo, hoje, você sabe quantos e-mails ou telefonemas um vendedor precisa fazer para se ter uma venda concreta?

Você sabe dizer qual a taxa de conversão dos seus vendedores e onde está o gargalo?

Canvas Funil de VendasSendo assim, com o Canvas Funil de Vendas vamos trazer os números a tona para que todos da equipe tenham ciência da atual performance e trabalhem para melhorar os seus resultados.

Os principais benefícios da inovação em vendas

1. Inovação
2. Velocidade na Informação
3. Fidelidade na Informação
4. Resultado colaborativo
5. Integração e engajamento das pessoas
6. Diversos pontos de vista para o problema
7. Motivação da equipe na busca de bons resultados
8. Formato mais criativo de resolver problemas

Conclusão

Portanto, para o vendedor atingir a meta dele, ele precisa trabalhar todo o Funil de Vendas™, desde a ligação telefônica ou a mensagem no Linkedin.

Ele precisa conhecer muito bem essa jornada, traçar um plano para percorrer todos as etapas e saber dividi-lo dia a dia para ter o melhor resultado.

Você, enquanto gestor, precisará cobrar para que ele saiba quantos contatos telefônicos são necessários para atingir a meta do mês e qual é o plano desenhado por ele atingir esse resultado.


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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.