Use a inovação para acelerar as vendas
É muito comum gestores de empresas e comerciais acreditarem que para acelerar as vendas basta contratar mais vendedores e/ou aumentar o número de oportunidades que chegam até a equipe. Isso pode até funcionar no curto prazo, porém, não é uma atitude sustentável e nem escalável.
Contudo, o que muitos não enxergam é que é possível otimizar a sua força de vendas, ou seja, obter mais resultados com a mesma quantidade de recursos (vendedores e tempo dedicado). Isso não é mágica, isso é inovação em vendas, algo que nós do Funil de Vendas™ entendemos bem.
Então, para conseguir inovação para acelerar as vendas, não é necessário inventar a roda, nós definimos inovação como:
Pegar o que já existe, melhorar, fazer com que as pessoas percebam valor e paguem por isso.
Assim, mais do que um produto/serviço bom e bonito, ele também precisa gerar resultado financeiro para a empresa, já que ninguém sobrevive apenas com uma boa ideia.
Após analisar mais de 3500 empresas, levantamos as principais dores em vendas:
1. Falta de processo
2. Falta dos indicadores
3. Produtividade
4. Previsibilidade
Assim, são nessas dores que trazemos inovação para acelerar as vendas. Estudamos processos e soluções utilizadas em diversas situações, como design thinking e o business model canvas, e criamos metodologias especializadas para os times de vendas.
Design de Vendas™
Essa metodologia de inteligência em vendas foi baseada em preceitos do design thinking. Por sua vez, este é uma abordagem que coloca o cliente no centro dos processos da empresa e busca identificar dores e ganhos dele para, então, a empresa entender claramente quais aspectos de seu produto ou serviço solucionam essas dores ou servem como criadores de ganhos.
Um dos pontos mais interessantes desse processo é reunir toda a equipe de vendas (da ponta até o diretor) e outros colaboradores que também estão relacionados a este momento.
Isso faz com que todos trabalhem para alcançar o mesmo objetivo e tenham conhecimento do novo processo a ser seguido, formando uma equipe mais harmônica e com uma comunicação mais fluída.
[Saiba mais sobre o Treinamento Funil de Vendas Infalível]
Durante o processo de Ideação de uma das dinâmicas de inovação, o grupo irá desenhar o Modelo Estratégico de Vendas, que tem por objetivo identificar novas oportunidades para o negócio e mapear estratégias de vendas que não estão sendo utilizadas ainda.
É um ótimo jeito de alinhar todo mundo com o que está sendo feito hoje na empresa e trazer novas ideias para serem aplicadas no dia a dia.5
Portanto, cada um deverá traçar uma estratégia e um plano de ação prático para o atingimento dos resultados, ou seja, da meta. Todos os participantes são envolvidos nesse processo, dessa maneira, todos podem dar ideias e devem traçar os seus planos.
Não há dependência única do gestor, a equipe sai pronta para começar a acelerar as vendas do negócio e trazer resultados já no curto prazo.
Canvas Funil de Vendas
O Canvas Funil de Vendas foi criado, testado e aplicado por nós e por muitos clientes.
O principal objetivo é toda a equipe ter claro quais os passos da jornada comercial e quais os números que deverão ser alcançados para se atingir a meta do mês.
Por exemplo, hoje, você sabe quantos e-mails ou telefonemas um vendedor precisa fazer para se ter uma venda concreta?
Você sabe dizer qual a taxa de conversão dos seus vendedores e onde está o gargalo?
Sendo assim, com o Canvas Funil de Vendas vamos trazer os números a tona para que todos da equipe tenham ciência da atual performance e trabalhem para melhorar os seus resultados.
Os principais benefícios da inovação em vendas
1. Inovação
2. Velocidade na Informação
3. Fidelidade na Informação
4. Resultado colaborativo
5. Integração e engajamento das pessoas
6. Diversos pontos de vista para o problema
7. Motivação da equipe na busca de bons resultados
8. Formato mais criativo de resolver problemas
Conclusão
Portanto, para o vendedor atingir a meta dele, ele precisa trabalhar todo o Funil de Vendas™, desde a ligação telefônica ou a mensagem no Linkedin.
Ele precisa conhecer muito bem essa jornada, traçar um plano para percorrer todos as etapas e saber dividi-lo dia a dia para ter o melhor resultado.
Você, enquanto gestor, precisará cobrar para que ele saiba quantos contatos telefônicos são necessários para atingir a meta do mês e qual é o plano desenhado por ele atingir esse resultado.