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Apesar da enorme popularidade do Marketing de Conteúdo, ainda há quem duvide da sua capacidade de gerar vendas, ou mesmo contribuir de alguma maneira para isso.

Pensando um pouco no modo “tradicional” de vender, essa ideia pode mesmo parecer estranha. Afinal, a abordagem antiga envolvia falar diretamente com os prospectivos compradores, e oferecer o produto a eles.

Com o processo de Transformação Digital surgindo, as empresas começaram a adotar a tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. Com isso as empresas passaram a explorar mais o marketing online.

Mesmo com o nascimento do marketing digital, a solução mais usada por muito tempo era apostar nos links patrocinados e banners de anúncios, que também são bastante diretos na tentativa de atrair clientes.

Sendo assim, como um conteúdo gratuito e muitas vezes relacionado apenas indiretamente com um produto pode ajudar a vender mais?

Veja agora por que o Marketing de Conteúdo faz tanto sucesso e vários benefícios que ele traz para ajudar o seu time comercial a vender mais e melhor!

Por que o marketing de conteúdo faz tanto sucesso?

Falamos um pouco sobre como o Marketing de Conteúdo pode parecer pouco objetivo e eficaz para quem está acostumado com os modelos mais tradicionais de divulgação e vendas.

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O problema é justamente este: os tempos mudaram, e o comportamento dos clientes também!

A concorrência é muito mais forte em qualquer setor de mercado, e o poder é todo do consumidor, seja por conta do acesso à informação ou da ascensão das redes sociais como ferramenta de expressão coletiva.

O fato é que não dá mais para usar apenas anúncios ou simplesmente empurrar um produto no público e esperar ter bons resultados.

Diante disso, foi necessário criar formas de atrair e reter clientes, e o Marketing de Conteúdo surgiu como uma das principais. Já são mais de 70% das empresas no Brasil que o utilizam!

Mas, por que essa estratégia faz tanto sucesso? Por esses 5 motivos que vamos te mostrar a seguir:

ROI positivo

O ROI (sigla em inglês para “Retorno Sobre Investimento”) do Marketing de Conteúdo é um dos mais altos entre qualquer estratégia digital utilizada hoje por empresas do mundo todo.

Ele chega a ser 62% mais barato e 3x mais efetivo que as formas tradicionais de marketing, algo que tem feito com que o orçamento de marketing destinado à produção e distribuição de conteúdo aumente ano após ano nas empresas.

Basicamente, o retorno para quem investe no Marketing de Conteúdo é ganhar mais e gastar menos.

Estratégia de longo prazo

Um dos pontos mais importantes a destacar sobre o Marketing de Conteúdo é o tempo de duração dos resultados produzidos.

Números tão impressionantes como os que vimos no tópico acima poderiam rapidamente se mostrar ilusórios se durassem apenas um mês, por exemplo.

Felizmente, esse não é o caso, e o Marketing de Conteúdo é uma solução duradoura. O conteúdo é produzido para ser tão útil no dia da publicação quanto 1 ano depois.

A única tarefa necessária é atualizar os dados, rever a linguagem e reaproveitar o material já publicado para obter resultados similares novamente.

É o que os clientes querem (e precisam)

O motivo principal de o Marketing de Conteúdo dar um retorno tão positivo e duradouro é que ele oferece algo que os clientes querem e precisam: informações confiáveis.

Hoje em dia, quando alguém percebe um problema, busca informações nos mecanismos de busca, nas redes sociais e entre conhecidos.

As empresas que criam conteúdo para responder essas dúvidas e, aos poucos, conduzir esses interessados a se tornar clientes, são as que saem em vantagem no mercado.

É fácil de mensurar

É importante mensurar o andamento de todo e qualquer investimento feito dentro de uma empresa, especialmente quando se trata de um esforço para melhorar os setores de marketing e vendas.

A boa notícia é que o Marketing de Conteúdo contém métricas claras que ajudam a entender como anda o desempenho da estratégia, fazer ajustes e se adaptar à realidade do que o público prefere.

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Essa facilidade de ajustar o planejamento em andamento e evitar o prejuízo é um grande atrativo para empreendedores cada vez mais atentos à importância de acompanhar de perto o que funciona melhor.

Tem ferramentas e conteúdo de qualidade para ajudar

Não conhece muito sobre Marketing Digital e nunca implementou uma estratégia do tipo antes? Não tem problema!

Existe muito conteúdo de qualidade na internet, disponível tanto por meio de blogs como este, quanto por meio de cursos práticos que ensinam aspectos importantes do Marketing Digital.

Além disso, existem muitas ferramentas, gratuitas e pagas, para te ajudar a montar uma estratégia de conteúdo do zero, bem documentada e que traga resultados reais.

O fácil acesso a conteúdo e ferramentas certamente é mais um dos critérios que levam tantas empresas a dedicar tempo e recursos para produzir conteúdo como forma de captar clientes.

6 benefícios do marketing de conteúdo que ajudam o time comercial a vender mais

Tudo bem que o Marketing de Conteúdo seja popular, e que os números indiquem resultados expressivos entre as empresas que o usam.

Mas, o que te trouxe até este post ainda precisa ser respondido. De forma prática, como é que os benefícios dessa forma de marketing podem ser traduzidos em mais (e melhores) vendas?

Veja nada menos que 6 formas disso acontecer, para se convencer de vez de quanto vale a pena apostar nessa abordagem de negócios:

1. Aumentar o Brand Awareness

Já reparou como algumas empresas se tornaram sinônimos dos produtos que representam? Muitos consumidores não pensam em tomar iogurte, mas Danone!

É claro que esse é um exemplo de Brand Awareness fortíssimo, e é quase impossível alcançar um nível desse, mas o conteúdo pode fortalecer muito a sua marca no mercado.

E como isso ajuda nas vendas? As marcas mais conhecidas e respeitadas ganham sempre a preferência dos clientes, seja de modo consciente ou não.

2. Educar o mercado

Se lembra como dissemos que as marcas que tiram as dúvidas dos clientes são as que saem na frente? É porque elas ajudam a educar o mercado, e acabam se posicionando como autoridades frente a outras empresas.

Quando confrontados com duas opções, os clientes vão sempre se sentir mais inclinados a comprar da empresa que é referência, que educa o mercado.

3. Criar uma conexão estreita com a persona

O Marketing digital também cria a oportunidade de criar uma relação próxima da persona, de modo que ela passe a confiar na marca e acabe se tornando cliente depois.

Um dos motivos disso é que a persona vai se acostumar a consumir conteúdo da empresa antes mesmo de pensar em qualquer compra.

Assim, ele terá plena confiança de que não será enganado, e que a solução oferecida é realmente o que ele precisa.

4. Gerar leads qualificadas com consistência

Gerar leads qualificadas é um dos desafios que uma empresa enfrenta para crescer, e fazer isso com consistência é mais complicado ainda.

É preciso ter um processo consistente e sólido, e o Marketing de Conteúdo oferece exatamente isso: por gerar valor para o público exato que você deseja atrair, se torna mais fácil gerar leads qualificadas constantemente.

A partir disso, é hora de trabalhar para nutrir o interesse delas e, como resultado, criar uma verdadeira máquina de vendas, conseguindo a tão sonhada receita previsível.

5. Melhorar o pós-venda

Nesse ponto do artigo, você já deve estar convencido de que o Marketing de Conteúdo serve sim para ajudar o seu time comercial a vender mais.

Mas você achou mesmo que ele deixaria de ser útil depois que a venda é fechada? Nada disso! O conteúdo pode (e deve!) ser usado também para melhorar o pós-venda.

Isso deixa os clientes mais satisfeitos e os ajuda a ter mais sucesso com o seu produto, torna menor a incidência de problemas que exijam a atuação do time de suporte e facilita os casos em que essa intervenção ainda seja necessária.

O que isso tudo significa? Clientes satisfeitos compram novamente  —  geralmente com um ticket médio maior  —  e indicam a marca para outros, que por sua vez também se tornarão clientes com maior facilidade.

6. Facilitar parcerias com outras empresas

Você já ouviu falar em co-marketing? Essa é mais uma estratégia poderosa, e que vale muito a pena investir para fortalecer a marca, ganhar acesso a uma audiência mais ampla e, naturalmente, aumentar as vendas.

E como funciona o co-marketing? Por meio da criação de alguma peça de conteúdo ou ferramenta de qualidade, produzida em parceria por duas empresas.

Então, usar ativamente o Marketing de Conteúdo vai dar o conhecimento e experiência necessários para que a sua empresa possa realizar parcerias desse tipo e vender ainda mais.

Percebeu como o Marketing de Conteúdo pode sim ajudar a sua empresa a vender mais, melhor e por mais tempo?

Mais do que uma alternativa passageira, essa forma de inbound marketing vai elevar o seu negócio ao status de autoridade no mercado.

Sem dúvida, o Marketing de Conteúdo é hoje uma das estratégias mais poderosas que uma empresa pode aplicar para aumentar as vendas. Além disso, ele dá a oportunidade de reter os clientes com maior facilidade, promovendo relações duradouras e lucrativas.

E aí, vai esperar mais para investir?

Por falar em vender mais e melhor, confira o nosso guia sobre e-commerce e gere os melhores resultados com o seu!

Esse conteúdo foi produzido pela equipe da Rock Content.

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.