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Matriz SWOT de forma simples de entender: saiba como levantar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de sua empresa e construir uma estratégia mais sólida.

Saiba como fazer a Matriz SWOT que te ajudará a alavancar seu negócio.

Uma matriz ou também conhecida como análise SWOT, tem o objetivo de analisar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças de uma empresa, levando em consideração o olhar de fatores internos e externos de uma organização. A sigla SWOT tem origem do inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats.

Antes de entrar no contexto da Matriz SWOT, gostaria de explanar algo que você deve considerar ao desenhar as estratégias de seu negócio.

O desafio do empreendedor brasileiro

É natural que todo novo negócio enfrente desafios ao longo de seu crescimento.

Uma pesquisa lançada em 2016 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que um terço das empresas brasileiras fecham em seu segundo ano de atuação.

Entre as causas mais comuns do fracasso estão os altos impostos, escassez de crédito para capital de giro e principalmente, a falta de vendas.

O estudo também revela que o setor mais afetado com esse cenário é o de serviços, responsável por 25% dos fechamentos.

Diante disso e não por acaso destacam-se aqui as duas principais formas de minar com seu negócio.

  1. Falta de vendas – uma empresa não sobrevive por um longo período sem lucro, até porque a razão de sua existência não é fazer caridade. Como o antigo ditado popular diz, “saco vazio, não para em pé”. Portanto, de nada adianta desenvolver o negócio mais inovador, bacana, com profissionais qualificados e sem vendas de forma constante. Uma hora, tudo vai desabar!
  2. Falta de gestão – é outro aspecto que faz as empresas quebrarem, mesmo as mais promissoras, que estão no auge e até mesmo voando à frente da concorrência. O recurso financeiro nem sempre é o problema, pois muitas vezes a receita é positiva, porém a falta de investimento em gestão de recursos – desde recursos humanos e infraestrutura – é que levam a ruína. Para não chegar nesse ponto, é imprescindível ter a frente da empresa uma direção comprometida e com uma visão abrangente do mundo dos negócios. Simples, assim!

Passando por um cenário econômico e um mercado tão competitivo, muitos aproveitam a onda do empreendedorismo. E convenhamos, o brasileiro é perito nisto.

Cada dia que passa está ficando mais difícil se destacar dos concorrentes. Criar valor para o cliente é tarefa de casa para ser feita todos os dias.

Temos um princípio aqui. No Funil de Vendas que é: Nunca estamos completamente satisfeitos com os resultados, sempre colocamos a barra mais alta.

Ou seja, o maior vilão da mortalidade das empresas está em achar que da maneira que você sempre fez e está fazendo seu negócio acontecer, não precisa de melhorias.

Pensando neste sentido, a Matriz SWOT ou Análise SWOT te ajudará a entender como é possível criar diferenciais competitivos e se preparar para caso o seu “barco” entre em turbulência.

O que é Matriz SWOT?

A análise ou matriz SWOT é uma ferramenta poderosa que te ajudará realizar uma análise aprofundada e detalhada da situação da empresa. Como principal finalidade ela te ajudará a tomar decisões rápidas e práticas.

Ela funciona como uma consulta médica. Imagine quando que você tenha uma dor e passa por uma consulta.

Nesta ocasião o doutor irá realizar uma série de perguntas para levantar um possível diagnóstico de sua saúde.

Análise SWOT

Faça o download deste modelo

A Matriz SWOT funcionará praticamente desta mesma forma. Ela levará em conta, fatores internos (as forças e as fraquezas) e externos (as oportunidades e as ameaças) que te favorecem ou te ameaçam, evitando assim, a saúde de seu negócio.

A origem SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta simples para validar e analisar a estratégica da empresa no ambiente em questão. Esta ferramenta é creditada a Albert Humphrey, onde liderou diversas pesquisas usando dados da revista Fortune na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970.

Preparando a aplicação Matriz SWOT

1. Determine o seu objeto de análise
Você pode aplicar esta matriz com o objetivo de mapear sua empresa como um todo, um projeto específico, uma nova unidade de negócio, um processo, uma operação existente ou futura, etc.

É importante contextualizar para todas as pessoas que irão participar da dinâmica.

2. Junte pessoas
A forma mais eficiente de conseguir um bom resultado é somar a visão do time. Portanto, selecione algumas pessoas para te ajudar a analisar o objetivo proposto.

Você pode considerar pessoas que estão em áreas distintas da empresa, isto te ajudará a criar um ambiente de multi conhecimento.

3. Remova a venda do pré-conceito
Este é um exercício que visa levantar pontos delicados de um negócio. Neste momento surgirão opiniões extremamente controversas que chocarão muitas vezes com as suas.

Esteja com a mente aberta para aceitar a visão das pessoas que estão te ajudando na dinâmica.


4. Coloque em prática o exercício
Para auxiliar a aplicação da análise SWOT faça o download de nossa matriz.
Recomendamos a impressão no formado A3 ou em A2. Este é um formato onde é possível juntar o de 5 a 7 pessoas em torno do exercício.

Faça o download aqui.

Entendendo a Matriz SWOT

Basicamente a análise ou matriz SWOT consiste em 4 pontos divididas em 2 macro ambientes.

Ambiente interno (Forças e Fraquezas) – Olhar e padronização dos Processos, Eliminação de retrabalhos, olhar da estrutura e pessoas, olhar sobre a comunicação, situações que enfraquecem o negócio.

Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) – Trata-se de questões fora da empresa (mercado) e que podem fugir de seu controle. Elas também condizem a uma visão futura de seu negócio.

Os 4 pilares da Matriz SWOT

  • Forças: Quais são as características de seu negócio que julga ter maiores forças em relação aos concorrentes? Exemplo: A localização de sua empresa permite uma rota logística com menor custo.
  • Fraquezas: Quais são os fatores que estão te impedindo de obter melhores resultados? Exemplo: Uma empresa de tecnologia que para entrar em uma concorrência, precisa ter profissionais certificados em uma determinada proficiência.
  • Oportunidades: Fatores que beneficiarão seu negócio em um futuro próximo. Exemplo: Sua empresa possui um estoque de produtos que comprou quando o dólar estava em baixa e como houve uma recente disparada, você possui um preço mais competitivo e com uma boa margem em relação aos concorrentes.
  • Ameaças: Fatores que podem causar danos irreversíveis para seu negócio ou que darão uma “baita dor de cabeça” se acontecer. Exemplo: A saída de um cliente que gera a maior parte de sua receita.

Agora que você leu sobre a análise SWOT, que tal praticar junto aos seus colegas de trabalho? Baixe agora mesmo o modelo SWOT em PDF.

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.