Se tivéssemos direito a um único número em vendas, com certeza este seria a TAXA DE CONVERSÃO. Ela mostra exatamente como foi minha performance de alimentação do funil Vs fechamentos, em resumo, quanto esforço fizemos para alcançar o resultado final e cumprir nossa meta.
O Funil de Vendas™ adota a “máxima da administração”, o que é medido é gerenciado, portanto, quando tenho números e consigo interpretá-los, temos em nossas mãos o PODER DE AÇÃO.
Então porque usar o Funil de Vendas como metodologia?
O Funil de Vendas™ é uma ferramenta (metodologia) essencial para toda empresa que deseja crescer em vendas, pois ele impulsiona a produtividade em prospecções, acompanhamento do processo comercial e fechamento de negócios.
Por meio desta ferramenta o gestor comercial pode avaliar individualmente os vendedores ou por grupo comercial, seus resultados e produtividade. O vendedor pode agir de forma mais inteligente em suas prospecções e agilizar o tempo do negócio.
Acompanhar a taxa de conversão, o principal indicador das vendas pode salvar seu departamento comercial, mas então como ter previsibilidade deste número?
O Simulador de Meta ajuda você entender quais serão suas taxas de conversões internas do Funil de Vendas, quantas oportunidades são necessárias prospectar para bater a meta e qual o melhor caminho para planejar as ações de vendas.
Tão importante em saber quantas oportunidades eu ganhei, é entender quantas eu poderia ganhar e em que fase do processo elas estão. Desta forma os gestores e vendedores saberão porque e onde perderam oportunidades.
Qual é o próximo passo?
Sempre que se discute uma oportunidade em vendas o que passa pela nossa cabeça é exatamente qual o próximo passo, ou o que está faltando para fecharmos o negócio.
Uma das principais funções do Funil de Vendas é exatamente conduzir as oportunidades para a próxima fase, elevando o potencial do vendedor, pois ele irá focar melhor suas ações e ganhará mais negócios.