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Não é muito difícil ficar por dentro das notícias da política brasileira. Desde as últimas eleições presidenciais, em 2014, nosso país passa por um momento político delicado e nos últimos 24 meses vivemos uma das piores crises econômicas da nossa história.

Com as últimas notícias vindo à tona, muitos empresários e gestores começam a questionar qual será o rumo econômico do país e se isso os afetará economicamente. Sabemos que é impossível prever o futuro, mas com base em nossa experiência no mercado, hoje viemos falar com você que vive de vendas e não sabe qual atitude deve ter nesse momento.

A crise existe, mas não há pânico

Sim, a crise política existe e está presente todos os dias nos jornais e em nossas conversas. Porém, não há necessidade para pânico.
As incertezas sempre vão rondar um ambiente comercial que não está bem estruturado ou planejado e as instabilidades em cenários políticos e econômicos costumam ressaltar isso.

Por isso, o principal recurso que gestores e vendedores têm neste momento é o planejamento.

Tenha foco e planeje suas ações

Planejamento é tudo dentro de vendas. É por isso que estudar seu histórico e se concentrar em ações futuras é tão importante. Quem não sabe o caminho que quer chegar, contenta-se com qualquer lugar que chega. Você não quer ser um desses, certo?

Reúna-se com sua equipe, façam uma análise do que deu certo nos últimos meses e o que deve ser alterado. Repasse as metas, foque no que realmente traz resultados financeiros para a empresa.

Planeje com um Funil de Vendas

Planejar é uma palavra que ainda dá arrepios em muita gente que acredita que isso é muito difícil. Mas você sabia que estruturando o seu Funil de Vendas com as etapas que realmente são trabalhadas em seu negócio e o alimentando com os dados e informações corretas, você consegue que esse planejamento seja feito de forma muito mais natural e fácil?

Você vai conseguir visualizar quantos negócios tem em cada etapa, onde deve concentrar mais esforços, se o foco deve ser em trazer mais contatos para o topo ou trabalhar a etapa de fechamento, por exemplo – e claro, conseguirá acompanhar suas taxas de conversão.

Além disso, você consegue estruturar um processo de vendas que pode ser replicado mês a mês e assim conseguirá ter mais controle sobre seus negócios e menos medo das incertezas políticas que podem atingir nosso país.

Quer mais conteúdos como esse? Acompanhe o blog do Funil de Vendas e deixe suas sugestões de temas nos comentários!

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.