Não é muito difícil ficar por dentro das notícias da política brasileira. Desde as últimas eleições presidenciais, em 2014, nosso país passa por um momento político delicado e nos últimos 24 meses vivemos uma das piores crises econômicas da nossa história.
Com as últimas notícias vindo à tona, muitos empresários e gestores começam a questionar qual será o rumo econômico do país e se isso os afetará economicamente. Sabemos que é impossível prever o futuro, mas com base em nossa experiência no mercado, hoje viemos falar com você que vive de vendas e não sabe qual atitude deve ter nesse momento.
A crise existe, mas não há pânico
Sim, a crise política existe e está presente todos os dias nos jornais e em nossas conversas. Porém, não há necessidade para pânico.
As incertezas sempre vão rondar um ambiente comercial que não está bem estruturado ou planejado e as instabilidades em cenários políticos e econômicos costumam ressaltar isso.
Por isso, o principal recurso que gestores e vendedores têm neste momento é o planejamento.
Tenha foco e planeje suas ações
Planejamento é tudo dentro de vendas. É por isso que estudar seu histórico e se concentrar em ações futuras é tão importante. Quem não sabe o caminho que quer chegar, contenta-se com qualquer lugar que chega. Você não quer ser um desses, certo?
Reúna-se com sua equipe, façam uma análise do que deu certo nos últimos meses e o que deve ser alterado. Repasse as metas, foque no que realmente traz resultados financeiros para a empresa.
Planeje com um Funil de Vendas
Planejar é uma palavra que ainda dá arrepios em muita gente que acredita que isso é muito difícil. Mas você sabia que estruturando o seu Funil de Vendas com as etapas que realmente são trabalhadas em seu negócio e o alimentando com os dados e informações corretas, você consegue que esse planejamento seja feito de forma muito mais natural e fácil?
Você vai conseguir visualizar quantos negócios tem em cada etapa, onde deve concentrar mais esforços, se o foco deve ser em trazer mais contatos para o topo ou trabalhar a etapa de fechamento, por exemplo – e claro, conseguirá acompanhar suas taxas de conversão.
Além disso, você consegue estruturar um processo de vendas que pode ser replicado mês a mês e assim conseguirá ter mais controle sobre seus negócios e menos medo das incertezas políticas que podem atingir nosso país.
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